Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Ondjaki

Mostre às crianças a diversidade da Língua Portuguesa com uma pesquisa sobre as palavras e expressões que aparecem na obra de Ondjaki

POR:
Camila Camilo
Ondjaki. Foto: Divulgação

Sobre o autor

Ondjaki nasceu em 1977, em Angola. Seus livros foram traduzidos para vários idiomas. Em 2010 venceu o Prêmio Jabuti na categoria juvenil com o romance "Avó Dezanove e o Segredo do Soviético".

Sobre a obra

Ondjaki procura uma identidade mais subjetiva que nacional - como buscam autores que viveram as guerras de colonização, como Pepetela - e apresenta as dúvidas das gerações mais novas de Angola. Seus livros são mais intimistas e apresentam uma escrita marcada, sobretudo, pela oralidade.

Como trabalhar e por onde começar a leitura

O livro "Os da minha rua" é indicado como exemplo da narrativa de Ondjaki: a nostalgia pela infância aos poucos é assimilada pela passagem do tempo em que os sentimentos e anseios da infância amadurecem e oferecem novas perspectivas de compreensão da vida. A obra é dividida em 22 capítulos que podem ser lidos como contos autônomos. Ao final, o autor disponibiliza um glossário para os termos tipicamente angolanos.

No Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, a sugestão é comparar a diversidade da Língua Portuguesa com uma pesquisa sobre as palavras e expressões que aparecem na obra e localizar "equivalentes" no nosso vocabulário.


Conheça a obra de outros escritores da literatura africana

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias