Nadine Gordimer

Use a obra da escritora sul-africana para ajudar as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a compreenderem o que foi o apartheid

POR:
Camila Camilo
Nadine Gordimer. Foto: Basso Cannarsa / Divulgação

Sobre a autora

Nasceu na África do Sul em 1923 e foi premiada com o Nobel de Literatura em 1991.

Sobre a obra

O tema mais recorrente em suas crônicas são as más condições sociais durante o Apartheid, um regime sul-africano de segregação racial que durou quase cinquenta anos. O apoio ao líder africano Nelson Mandela e sua filiação ao Congresso Nacional Africano, movimento político que lutava contra o regime, levou à censura e banimento de vários livros de Nadine.

A autora sempre apresentou seu trabalho como forma de resistência a todo controle estatal da produção literária e cultural. A adesão às causas feministas, em favor da prevenção da AIDS e o apoio aos portadores de HIV marcam sua atuação.

Como trabalhar e por onde começar a leitura

Se você dá aulas para os anos finais do Fundamental 2 ou para o Ensino Médio, pode relacionar os títulos de Gordime com as aulas de História sobre o apartheid  e também para debater segregação racial com a turma. O romance "A arma da casa" apresenta o drama de uma família que busca a sua reconstrução após décadas de regime de separação racial.


Conheça a obra de outros escritores da literatura africana

 

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias