Ir para o conteúdo Pular para o menú principal
ANÚNCIO
Você sabia que é possível salvar matérias para ler mais tarde? Use o botão icone ler mais tarde Ler mais tarde
icone menu

Que impactos um vazamento de petróleo, como o do golfo do México, pode causar à fauna e à flora de uma região?

Meio ambiente

por:
RT
Rita Trevisan
NE
NOVA ESCOLA
BN
Bruna Nicolielo
Clique para ampliar

Quando ocorre um vazamento de petróleo ou de outro material tóxico, todos os seres que fazem parte do ecossistema afetado sofrem de alguma forma. A intensidade desses efeitos varia, como mostra o infográfico ao lado. 

1. MORTE IMEDIATA  Peixes, aves, zooplâncton e fitoplâncton não resistem às toxinas presentes na água e no solo e morrem.

2. FUGA  Animais que têm a migração como uma de suas características, como as aves, podem sair da região para evitar a poluição.

3. RESISTÊNCIA  Pequenos invertebrados como as ostras podem sobreviver ao acidente. Eles filtram a água do mar e armazenam toxinas.

4. CONTAMINAÇÃO  Os invertebrados, que estão na base da cadeia alimentar, são ingeridos pelos demais, que assim também se contaminam.

5. RECUPERAÇÃO  O ambiente se regenera de forma gradual, à medida que o petróleo se dispersa com a movimentação da água.


Consultoria de Sergio de Oliveira Lourenço, presidente da Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM) e chefe do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pergunta enviada por Sara Barbosa Bertaglia, São Paulo, SP

ANÚNCIO