Compartilhe:

Jornalismo

Clique para ampliar

Quando ocorre um vazamento de petróleo ou de outro material tóxico, todos os seres que fazem parte do ecossistema afetado sofrem de alguma forma. A intensidade desses efeitos varia, como mostra o infográfico ao lado. 

1. MORTE IMEDIATA  Peixes, aves, zooplâncton e fitoplâncton não resistem às toxinas presentes na água e no solo e morrem.

2. FUGA  Animais que têm a migração como uma de suas características, como as aves, podem sair da região para evitar a poluição.

3. RESISTÊNCIA  Pequenos invertebrados como as ostras podem sobreviver ao acidente. Eles filtram a água do mar e armazenam toxinas.

4. CONTAMINAÇÃO  Os invertebrados, que estão na base da cadeia alimentar, são ingeridos pelos demais, que assim também se contaminam.

5. RECUPERAÇÃO  O ambiente se regenera de forma gradual, à medida que o petróleo se dispersa com a movimentação da água.


Consultoria de Sergio de Oliveira Lourenço, presidente da Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM) e chefe do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pergunta enviada por Sara Barbosa Bertaglia, São Paulo, SP

continuar lendo