Texto para impressão - Atividade de sistematização
Atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
Referências sobre o assunto:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o texto para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
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Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o texto para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Expectativa de resposta: Sim, porque ela fala de assuntos pessoais, usa uma linguagem menos formal e se despede dele como “amiga”.
Expectativa de resposta: Mais próximo da linguagem coloquial.
Expectativa de resposta: Por ser um gênero que estabelece um contato entre duas pessoas de forma mais pessoal, a linguagem tende a não ser muito formal.
Orientações:
Orientações:
Expectativa de resposta: Sim, com exceção de “te juro que vou adorar”. Nesse caso, deveria ter sido utilizada a ênclise e não a próclise.
Expectativa de resposta: É o período II. Segundo a norma padrão: “Estou escrevendo, mesmo sem saber se você vai gostar. Se você responder, juro-te que vou adorar. Adoro carta. Até coleciono cartas e lápis. Você coleciona alguma coisa?”
Expectativa de resposta: Sim.
Orientações:
Orientações:
Expectativa de resposta: No período II. A ação de gostar. Ela está marcada por uma locução verbal.
Expectativa de resposta: Ficaria “Estou escrevendo, mesmo sem saber se você gostará.”
Expectativa de resposta: Ficaria “Oi, Pedro, vou te avisar: você não me conhece.”
Expectativa de resposta: Ficaria “Oi, Pedro, avisar-te-ei: você não me conhece.”
Expectativa de resposta: Ele passou da posição de próclise para a posição de mesóclise, com relação ao verbo avisar.
Expectativa de resposta: A construção que usa o verbo simples e a mesóclise.
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos, conforme as indicações do plano de aula.
Introdução
Na mesma mensagem de áudio ou vídeo, explique a atividade que os alunos terão que fazer. Entregue a eles, em um grupo de WhatsApp, o texto do slide Introdução e peça que preencham as lacunas com os pronomes pessoais átonos. Dê um tempo para a resolução da atividade e os oriente a publicar os seus textos no grupo de WhatsApp quando finalizados. Feito isso, peça que os alunos comparem as respostas.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, leia o texto original e peça que os alunos verifiquem se as suas respostas coincidem com a colocação pronominal feita no texto. Mostre, no áudio ou vídeo, alguns trechos em que a posição do pronome átono não está de acordo com a língua-padrão (cite as frases destacadas no plano). Entregue a eles, depois disso, a lista de exercícios de desenvolvimento e, pelo aúdio, instigue os alunos a pensar se a colocação pronominal está de acordo com a função comunicativa do gênero carta. Se preferir, depois que os alunos acabarem, faça um momento síncrono (via Zoom ou Google Meets), discutindo as questões da aula e as corrigindo. Peça que os alunos entreguem, ao final da aula, as suas respostas - via email, mensagem ou foto das atividades.
Fechamento
Por um novo áudio aos grupos, peça que os alunos citem situações discursivas em que a mesóclise seria mais adequada, enviando-as no grupo de WhatsApp da turma. Quando eles acabarem, diga que tal acontecimento linguístico era muito comum nos textos clássicos.
Convite às famílias
Convide a família a ler o romance epistolar “Ana e Pedro: cartas”, de Viana e Claver, para auxiliar no engajamento dos alunos durante a atividade e ampliar o repertório de leitura deles, contextualizando a aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A colocação pronominal na carta pessoal
Finalidade da aula: Destacar, na carta pessoal, a circunstância de uso de determinadas colocações pronominais, identificando-as como padrão ou não padrão; Verificar a incidência da mesóclise no português brasileiro; Relacionar o uso da colocação pronominal na variante padrão e não padrão à finalidade do gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
Referências sobre o assunto:
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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