Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos, conforme as indicações do plano de aula.
Introdução
Na mesma mensagem de áudio ou vídeo, explique a atividade que os alunos terão que fazer. Entregue a eles, em um grupo de WhatsApp, o texto do slide Introdução e peça que preencham as lacunas com os pronomes pessoais átonos. Dê um tempo para a resolução da atividade e os oriente a publicar os seus textos no grupo de WhatsApp quando finalizados. Feito isso, peça que os alunos comparem as respostas.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, leia o texto original e peça que os alunos verifiquem se as suas respostas coincidem com a colocação pronominal feita no texto. Mostre, no áudio ou vídeo, alguns trechos em que a posição do pronome átono não está de acordo com a língua-padrão (cite as frases destacadas no plano). Entregue a eles, depois disso, a lista de exercícios de desenvolvimento e, pelo aúdio, instigue os alunos a pensar se a colocação pronominal está de acordo com a função comunicativa do gênero carta. Se preferir, depois que os alunos acabarem, faça um momento síncrono (via Zoom ou Google Meets), discutindo as questões da aula e as corrigindo. Peça que os alunos entreguem, ao final da aula, as suas respostas - via email, mensagem ou foto das atividades.
Fechamento
Por um novo áudio aos grupos, peça que os alunos citem situações discursivas em que a mesóclise seria mais adequada, enviando-as no grupo de WhatsApp da turma. Quando eles acabarem, diga que tal acontecimento linguístico era muito comum nos textos clássicos.
Convite às famílias
Convide a família a ler o romance epistolar “Ana e Pedro: cartas”, de Viana e Claver, para auxiliar no engajamento dos alunos durante a atividade e ampliar o repertório de leitura deles, contextualizando a aula.