Plano de Aula

Plano de aula: A colocação pronominal na carta pessoal

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.

Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…

  • Compreender o português não padrão como errado;
  • Compreender a mesóclise como um uso mais comum em linguagem formal;
  • Justificar as situações de colocação pronominal;
  • Diferenciar o se conjunção do se pronome oblíquo.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Fale para os alunos, de forma sucinta, que nessa aula eles irão realizar tarefas para sistematizar o conteúdo de sintaxe de colocação pronominal. Por esse motivo, sugerimos que o assunto tenha sido estudado previamente. Essa não é uma aula de descoberta ou de observação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO