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Plano de Aula
Plano de aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox da atividade; papel almaço ou folha de caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
- Diferenciar os usos de ênclise no português padrão e não padrão;
- Identificar o português não padrão como errado e o padrão como certo;
- Não fazer uso dos pronomes em adequação ao leitor;
- Fazer uso da mesóclise, uma vez que esta se encontra em desuso no português brasileiro.
Referências sobre o assunto:
- BORTONI-RICARDO, S. M.. O português brasileiro. In: _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. SP: Parábola Editorial, 2004.
- CORRÊA, C. M. M. de L.; VIEIRA, S. R.. Colocação pronominal no Português do Brasil: a contribuição de estudos de percepção auditiva. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/lh/v52n1/0101-3335-letras-52-01-0087.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- LUCCHESI, D.. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. SP: Edições Loyola, 2004.
- MAGALHÃES, T. M. V.. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270523>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- MENON, O. P. da S.. O sistema pronominal do português do Brasil. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19069>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- RUBLO, C. F.. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no Português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/100100 >. Acesso em: 19 jan, 2019.
- SHEI, A. A colocação pronominal na literatura brasileira do século XIX. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59700>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- VIEIRA, S. R. Entre o variável e o categórico: a concordância verbal e a colocação pronominal em variedades do português. Disponível em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n-26.pdf#page=76>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostrar aos alunos o tema da aula.
- Falar para os alunos, de forma sucinta, que, nessa aula, eles irão por em prática os conhecimentos a respeito da sintaxe de colocação no português brasileiro, associando-a ao gênero carta pessoal. Por esse motivo, sugerimos que o assunto tenha sido estudado previamente. Essa não é uma aula de descoberta ou de sistematização.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Entregue uma cópia da atividade aos alunos ou exiba o texto para que eles possam lê-lo.
- Informe que o texto foi retirado do livro Retratos Narrados, de Adriano Bitarães Netto, e fale um pouco sobre o livro.
- Faça a leitura coletiva do texto com os alunos.
Materiais complementares: Para saber mais sobre o livro, clique aqui. Para acessar a atividade para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Entregue uma cópia da atividade aos alunos ou exiba o texto para que eles possam lê-lo.
- Informe que o texto foi retirado do livro Retratos Narrados, de Adriano Bitarães Netto, e fale um pouco sobre o livro.
- Faça a leitura coletiva do texto com os alunos.
Materiais complementares: Para saber mais sobre o livro, clique aqui. Para acessar a atividade para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Entregue uma cópia da atividade aos alunos ou exiba o texto para que eles possam lê-lo.
- Informe que o texto foi retirado do livro Retratos Narrados, de Adriano Bitarães Netto, e fale um pouco sobre o livro.
- Faça a leitura coletiva do texto com os alunos.
Materiais complementares: Para saber mais sobre o livro, clique aqui. Para acessar a atividade para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Informe aos alunos que a primeira questão, exibida no slide, será respondida oralmente.
- Ao chegar no item C, após as respostas dos alunos, comente como a carta oferece apenas a visão de um dos interlocutores, impossibilitando o leitor de conhecer os fatos em sua totalidade. Cite, também, alguns romances que trazem essa mesma característica, como Dom Casmurro, de Machado de Assis.
- Os interlocutores têm um laço familiar bem marcado na carta: são mãe e filho. Que marcas textuais comprovam essa afirmação?
Expectativa de resposta: Na saudação, ela usa o aposto “meu filho” e ao longo da carta, ela repete a informação, além de se referir a outros membros da família.
- Que pronomes oblíquos são utilizados para se referir aos interlocutores?
Expectativa de resposta: Para se referir à mãe, o pronome de primeira pessoa “me” e, para se referir a João, os pronomes de terceira pessoa “o” e “se”.
- Socialmente (e regionalmente) também há uma distinção bem marcada na carta. Qual é essa distinção? Cite trechos que comprovem sua resposta.
Expectativa de resposta: A mãe parece ser do interior e de uma geração que não aceita bem as tecnologias e comportamentos da modernidade, além disso parece ter feito parte de uma camada social privilegiada, enquanto o filho foi embora para a capital, aparentemente, para usufruir dessa modernidade. Isso pode ser comprovado por trechos como “Aqui, estão de mal a pior. Estamos realmente falidos, por isso está cada dia mais difícil mandar dinheiro. Seu pai terá mesmo que vender nossa fazenda.”, “Por favor, João, cuidado com essas manias de modernidade. Não fique como essa gente.”. Não há um trecho que comprove a posição social ocupada por João, uma vez que todas as informações que temos dele são suposições a partir da fala de Liberata.
- Que parte da carta chamou mais a sua atenção? Por qual motivo?
Expectativa de resposta: Resposta pessoal.
Materiais complementares: Para acessar a atividade para imprimir, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos se organizem em duplas e respondam à questão 02.
- Estipule um tempo para que essa tarefa seja realizada. Procure estipular um tempo curto, que, no entanto, seja suficiente para que os alunos façam o que é pedido. Essa tarefa deve ocupar um espaço muito pequeno do desenvolvimento da aula.
- Socialize as respostas. Permita que os alunos negociem entre si suas colocações, em caso de divergências, interferindo apenas se a turma não conseguir chegar a um consenso (ou se o consenso não estiver correto).
- Há algum caso de ênclise? Se sim, identifique-os.
Expectativa de resposta: Sim. São eles:
- Dói-me o coração pensar…
- Prometa-me que aparecerá algum dia…
- Você poderia tanto visitá-las…
- Você é sonâmbulo, lembra-se?
- Há algum caso de próclise? Se sim, identifique-os.
Expectativa de resposta: Sim. São eles:
- Há quantos anos não o vejo, Joãozinho!
- … meu filho não virá mais me visitar.
- Tem se alimentado direito?
- … já encontrou alguma moça decente para se casar?
- Não se descuide, meu filho!
- … as pessoas veem um defunto humano e o tratam como se fosse cachorro.
- Não deixe a sua ternura se perder, meu filho.
- Em algum momento Liberata fez uso coloquial dos pronomes oblíquos? Se sim, qual?
Expectativa de resposta: Sim. Em “… já encontrou alguma moça decente para se casar?”.
- Considerando a posição familiar e social de Liberata, pelo que consta na carta lida, como pode se justificar o uso (formal ou coloquial) que ela faz dos pronomes?
Expectativa de resposta: Dada a sua posição social (de ex membro da elite), espera-se que ela faça uso formal dos pronomes, o que se confirma ao longo da carta, com exceção da oração destacada na resposta do item C. No entanto, esse uso pode ser considerado adequado ao gênero, que não exige grande formalidade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos, individualmente, façam o que é pedido na questão 03.
- Para essa tarefa, disponibilize um pouco mais de tempo, assegurando-se de reservar os dez minutos finais para o fechamento da aula.
- Oriente que os alunos a respondam em uma folha de caderno separada, ou entregue a eles uma folha avulsa.
- Oriente que busquem respeitar o gênero, em especial, no que diz respeito ao uso dos pronomes oblíquos átonos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar, após a troca de cartas, oriente que os alunos respondam à questão 04.
- Socialize as respostas, buscando dar espaço para que colocações diferentes sejam escutadas.
- Comente os casos em que os alunos fizeram uma análise equivocada da carta escrita pelo colega.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos, conforme as indicações do plano de aula.
Introdução
Na mesma mensagem de áudio ou vídeo, leia o texto dos slides de Introdução (encaminhe uma cópia aos alunos e também a lista de exercícios colocada como material complementar do plano). Peça que os alunos leiam sozinhos o texto novamente e respondam à questão. Entregue aos alunos, por um grupo de WhatsApp, a lista de exercícios. Dê um tempo para a resolução da atividade e os oriente a publicar os seus textos no grupo quando finalizados. Feito isso, peça que os alunos comparem as respostas.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, oriente que os alunos se organizem em duplas, via WhatsApp, para resolver, por meio do debate criado entre eles, as questões 2 e 3, enfatizando a última atividade, para a qual os alunos terão que produzir uma nova carta assumindo a persona de João (interlocutor do texto lido no início da aula). Se preferir, depois que os alunos acabarem, faça um momento síncrono (via Zoom ou Google Meets), discutindo as questões da aula e as corrigindo. Peça que os alunos entreguem, ao final da aula, as suas respostas e as cartas – por email, mensagem ou foto das atividades.
Fechamento
Por um novo áudio aos grupos, peça que os alunos leiam (por áudio) ou enviem as suas cartas ao grupo de WhatsApp da turma. Peça que os colegas comentem os textos.
Convite às famílias
Convide a família a ler o romance epistolar “Retratos narrados”, verificando os materiais complementares dos planos, para auxiliar no engajamento dos alunos durante a atividade e ampliar o repertório de leitura deles, contextualizando a aula. A família também poderá revisar os textos produzidos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal
Finalidade da aula: Produzir uma carta pessoal em resposta a uma carta prévia; Identificar os usos da sintaxe de colocação pronominal em ambos os textos; Justificar os usos da sintaxe de colocação pronominal de acordo com a audiência, a finalidade do gênero e a linguagem (padrão ou não padrão) utilizada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Coesão
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP10
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.