Texto para impressão - Carta
Plano de Aula
Plano de aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox da atividade; papel almaço ou folha de caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
- Diferenciar os usos de ênclise no português padrão e não padrão;
- Identificar o português não padrão como errado e o padrão como certo;
- Não fazer uso dos pronomes em adequação ao leitor;
- Fazer uso da mesóclise, uma vez que esta se encontra em desuso no português brasileiro.
Referências sobre o assunto:
- BORTONI-RICARDO, S. M.. O português brasileiro. In: _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. SP: Parábola Editorial, 2004.
- CORRÊA, C. M. M. de L.; VIEIRA, S. R.. Colocação pronominal no Português do Brasil: a contribuição de estudos de percepção auditiva. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/lh/v52n1/0101-3335-letras-52-01-0087.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- LUCCHESI, D.. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. SP: Edições Loyola, 2004.
- MAGALHÃES, T. M. V.. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270523>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- MENON, O. P. da S.. O sistema pronominal do português do Brasil. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19069>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- RUBLO, C. F.. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no Português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/100100 >. Acesso em: 19 jan, 2019.
- SHEI, A. A colocação pronominal na literatura brasileira do século XIX. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59700>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- VIEIRA, S. R. Entre o variável e o categórico: a concordância verbal e a colocação pronominal em variedades do português. Disponível em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n-26.pdf#page=76>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostrar aos alunos o tema da aula.
- Falar para os alunos, de forma sucinta, que, nessa aula, eles irão por em prática os conhecimentos a respeito da sintaxe de colocação no português brasileiro, associando-a ao gênero carta pessoal. Por esse motivo, sugerimos que o assunto tenha sido estudado previamente. Essa não é uma aula de descoberta ou de sistematização.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO