Plano de Aula

Plano de aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.

Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox da atividade; papel almaço ou folha de caderno.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…

  • Diferenciar os usos de ênclise no português padrão e não padrão;
  • Identificar o português não padrão como errado e o padrão como certo;
  • Não fazer uso dos pronomes em adequação ao leitor;
  • Fazer uso da mesóclise, uma vez que esta se encontra em desuso no português brasileiro.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostrar aos alunos o tema da aula.
  • Falar para os alunos, de forma sucinta, que, nessa aula, eles irão por em prática os conhecimentos a respeito da sintaxe de colocação no português brasileiro, associando-a ao gênero carta pessoal. Por esse motivo, sugerimos que o assunto tenha sido estudado previamente. Essa não é uma aula de descoberta ou de sistematização.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO