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Plano de Aula
Plano de aula: A colocação pronominal e o português brasileiro na carta pessoal
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox da atividade; papel almaço ou folha de caderno.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
- Diferenciar os usos de ênclise no português padrão e não padrão;
- Identificar o português não padrão como errado e o padrão como certo;
- Não fazer uso dos pronomes em adequação ao leitor;
- Fazer uso da mesóclise, uma vez que esta se encontra em desuso no português brasileiro.
Referências sobre o assunto:
- BORTONI-RICARDO, S. M.. O português brasileiro. In: _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. SP: Parábola Editorial, 2004.
- CORRÊA, C. M. M. de L.; VIEIRA, S. R.. Colocação pronominal no Português do Brasil: a contribuição de estudos de percepção auditiva. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/lh/v52n1/0101-3335-letras-52-01-0087.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- LUCCHESI, D.. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. SP: Edições Loyola, 2004.
- MAGALHÃES, T. M. V.. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270523>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- MENON, O. P. da S.. O sistema pronominal do português do Brasil. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19069>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- RUBLO, C. F.. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no Português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/100100 >. Acesso em: 19 jan, 2019.
- SHEI, A. A colocação pronominal na literatura brasileira do século XIX. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59700>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- VIEIRA, S. R. Entre o variável e o categórico: a concordância verbal e a colocação pronominal em variedades do português. Disponível em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n-26.pdf#page=76>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostrar aos alunos o tema da aula.
- Falar para os alunos, de forma sucinta, que, nessa aula, eles irão por em prática os conhecimentos a respeito da sintaxe de colocação no português brasileiro, associando-a ao gênero carta pessoal. Por esse motivo, sugerimos que o assunto tenha sido estudado previamente. Essa não é uma aula de descoberta ou de sistematização.
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