Atividade para impressão - Carta
Plano de Aula
Plano de aula: A colocação pronominal na carta pessoal
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.
Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto; gramáticas escolares ou acesso à internet (por computador, celular ou tablet).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…
- Não se recordar do assunto referente aos pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo;
- Não conseguir destacar os pronomes oblíquos átonos por não saber identificá-los;
- Destacar pronomes pessoais do caso reto além dos de caso oblíquo;
- Não perceber a recorrência de determinadas classes de palavras nos casos em que o pronome se posiciona antes do verbo.
Referências sobre o assunto:
- BORTONI-RICARDO, S. M.. O português brasileiro. In: _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. SP: Parábola Editorial, 2004.
- CORRÊA, C. M. M. de L.; VIEIRA, S. R.. Colocação pronominal no Português do Brasil: a contribuição de estudos de percepção auditiva. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/lh/v52n1/0101-3335-letras-52-01-0087.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- LUCCHESI, D.. Norma linguística e realidade social. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. SP: Edições Loyola, 2004.
- MAGALHÃES, T. M. V.. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do português brasileiro. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270523>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- MENON, O. P. da S.. O sistema pronominal do português do Brasil. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19069>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- RUBLO, C. F.. Padrões de concordância verbal e de alternância pronominal no Português brasileiro e europeu: estudo sociolinguístico comparativo. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/100100 >. Acesso em: 19 jan, 2019.
- SHEI, A. A colocação pronominal na literatura brasileira do século XIX. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59700>. Acesso em: 19 jan. 2019.
- VIEIRA, S. R. Entre o variável e o categórico: a concordância verbal e a colocação pronominal em variedades do português. Disponível em: <http://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-trilhas-linguisticas-n-26.pdf#page=76>. Acesso em: 19 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre aos alunos o tema da aula. Ele faz uma interseção entre um possível assunto do gênero em questão (aspectos da vida íntima dos interlocutores) e a finalidade geral da aula (identificar os pronomes oblíquos e como eles se apresentam no texto).
- Fale para os alunos, de forma sucinta, o objetivo da aula: realizar uma atividade em grupos para identificar um padrão sintático dentro de uma carta pessoal. É interessante que a informação a ser dada aos alunos, nesse momento, não traga muitos detalhes, para que eles possam criar expectativas a respeito da aula, no entanto, você tem autonomia para decidir se deve ou não informar que a atividade servirá para identificar o padrão sintático de colocação dos pronomes oblíquos átonos.
- Leve para a sala de aula gramáticas escolares, elas serão necessárias para que os alunos realizem uma pesquisa. Esse momento pode ficar ainda mais interessante se a realidade da turma permitir que eles a realizem em sites de busca (Google, por exemplo) de seus próprios celulares, ou no laboratório de informática.
- Certifique-se de que o assunto relativo aos pronomes pessoais tenha sido trabalhado em sala de aula previamente, pois esta aula é destinada à sintaxe de colocação pronominal.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO