Plano de aula: A colocação pronominal na carta pessoal

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Colocação pronominal no português padrão e não padrão

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover a percepção e compreensão de como se comportam os pronomes pessoais oblíquos com relação ao verbo, comparando as regras de colocação pronominal da norma-padrão com o uso no português brasileiro coloquial, por meio da carta pessoal.

Materiais necessários: Data-show e equipamento de multimídia ou xérox do texto; gramáticas escolares ou acesso à internet (por computador, celular ou tablet).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem…

• Não se recordar do assunto referente aos pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo;
  • Não conseguir destacar os pronomes oblíquos átonos por não saber identificá-los;
  • Destacar pronomes pessoais do caso reto além dos de caso oblíquo;
  • Não perceber a recorrência de determinadas classes de palavras nos casos em que o pronome se posiciona antes do verbo.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula

Orientações:

• Mostre aos alunos o tema da aula. Ele faz uma interseção entre um possível assunto do gênero em questão (aspectos da vida íntima dos interlocutores) e a finalidade geral da aula (identificar os pronomes oblíquos e como eles se apresentam no texto).
  • Fale para os alunos, de forma sucinta, o objetivo da aula: realizar uma atividade em grupos para identificar um padrão sintático dentro de uma carta pessoal. É interessante que a informação a ser dada aos alunos, nesse momento, não traga muitos detalhes, para que eles possam criar expectativas a respeito da aula, no entanto, você tem autonomia para decidir se deve ou não informar que a atividade servirá para identificar o padrão sintático de colocação dos pronomes oblíquos átonos.
  • Leve para a sala de aula gramáticas escolares, elas serão necessárias para que os alunos realizem uma pesquisa. Esse momento pode ficar ainda mais interessante se a realidade da turma permitir que eles a realizem em sites de busca (Google, por exemplo) de seus próprios celulares, ou no laboratório de informática.
  • Certifique-se de que o assunto relativo aos pronomes pessoais tenha sido trabalhado em sala de aula previamente, pois esta aula é destinada à sintaxe de colocação pronominal.