VÍTIMAS DE GUERRA
Plano de Aula
Plano de aula: Violação dos Direitos da Criança em locais de conflitos armados
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Direitos Humanos
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Quadro, giz, folhas de sulfite, canetas, lápis, borracha, data show ou folhas impressas.
Material complementar:
Documento 1: Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos.
Documento com print da reportagem sobre o aniversário de 40 anos da foto de Huynh Cong "Nick" Ut, vencedora do Prêmio Pulitzer, a qual mostra um grupo de crianças correndo após um bombardeio durante a Guerra do Vietnã (1959-1975), no contexto da Guerra Fria, na vila onde moravam. O documento foi realizado para facilitar a impressão da manchete da reportagem e da foto que acompanha.
Documento 2: UNICEF: Violência contra crianças em zonas de guerra “não pode ser novo normal”.
Documento com print da reportagem sobre a situação de crianças vítimas de conflitos armados em partes distintas do planeta.
Na foto que acompanha a reportagem, veem-se crianças no Sudão do Sul em uma escola atacada pela guerra local.
Documento 3: Convenção sobre os direitos da criança
Neste arquivo temos alguns trechos da Convenção sobre os direitos da criança, tratado internacional assinado pelos Estados signatários da ONU em 20 de novembro de 1989. O documento tem o intento de proteger a criança e assegurar questões mínimas para que ela viva e cresça em segurança amparada pelos direitos que preservem sua dignidade humana.
Para você saber mais:
-UNICEF: violência contra crianças em zonas de guerra “não pode ser novo normal” https://nacoesunidas.org/unicef-violencia-contra-criancas-em-zonas-de-guerra-nao-pode-ser-novo-normal/ Acesso em: 21/2/2019.
-Reportagem: “Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos”. Disponível em:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/fotografia-mais-famosa-da-guerra-do-vietna-completa-40-anos.html Acesso em: 24/2/2019.
-Convenção sobre os Direitos das Crianças. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em: 26/2/2019.
-Site da fundação mantida por Kim Phuc, onde se pode ter mais informações sobre seu trabalho no auxílio à crianças vítimas de guerras e outros conflitos. http://kimfoundation.com/modules/contentpage/index.php?file=intro.htm Acesso em: 24/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo da aula para toda a turma. Trata-se de uma etapa extremamente importante, pois caracteriza o que será trabalhado e o que se espera da aprendizagem de todos os estudantes no fim da aula. Ao ler o objetivo, atente para não antecipar possíveis respostas, isso poderia desmotivar os estudantes ou fazê-los pensar de acordo com suas conclusões, sem maiores problematizações com seu
grupo de trabalho.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para a Problematização serão necessários 20 minutos, sendo 8 minutos para o primeiro slide e 12 minutos para o segundo slide.
Nesta aula, sugerimos a organização da turma em grupos de quatro ou cinco estudantes, isso por que, ao se trabalhar assuntos relacionados a ataques, guerras ou conflitos armados de tipos variados, geralmente os estudantes mostram-se curiosos e sensibilizados com a temática. Desta forma, dividi-los em grupos não muito grandes poderá facilitar o trabalho do professor ao mediar a construção da aprendizagem colaborativa.
Esta será a disposição da turma durante toda a aula, então, mesmo que eles demorem um pouco para se organizar, esta tarefa não será única. Divida os grupos de acordo com as características cognitivas e interpessoais da turma. Desta forma, um estudante poderá apoiar a construção de sua aprendizagem nas habilidades de todos os outros integrantes de seu grupo.
Entregue duas folhas de sulfite para cada grupo, uma folha será usada para anotações do Contexto e da Problematização da aula e a segunda folha será usada para elaboração da atividade de Sistematização da aula. Para organizar melhor as anotações e contribuições de todos os integrantes, seria interessante que cada grupo escolhesse um escriba, que seria a pessoa responsável por anotar cada ponto discutido durante o trabalho.
Para a análise e impressão acesse a foto original no seguinte link: http://100photos.time.com/photos/nick-ut-terror-war
Com a divisão feita, projete o slide para toda a turma, ou entregue uma cópia impressa para cada grupo, o recorte da reportagem disponível no site G1, “Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos”. A reportagem completa, inclusive com a foto, para leitura e impressão, pode ser acessada aqui: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/fotografia-mais-famosa-da-guerra-do-vietna-completa-40-anos.html Acesso em: 24/2/2019.
Leia as questões expostas no slide e peça para que, em seus grupos, os estudantes conversem sobre as possibilidades de respostas. Pensar em uma questão de cada vez e anotar cada ponto levantado, cada observação pessoal e contribuição ao debate, valorizando a participação de todos os integrantes.
A expectativa é que, nos tópicos sugeridos para análise, os estudantes:
- Façam o relato do incômodo que sentiram ao observar a foto de uma menina correndo nua após ter seu corpo queimado por um bombardeio, como também demonstrem indignação ao perceber que crianças são vítimas de guerras e conflitos armados de maneira gratuita, pois nada fizeram para sofrer as consequências de uma guerra. Neste momento, o professor pode contribuir com a análise da foto contando um pouco sobre a história da garota Kim Phuc, hoje ativista pelos direitos de crianças que são vítimas e refugiadas de territórios com guerras. Na fotografia, feita em 8 de junho de 1972, temos um grupo de crianças atingidas por um bombardeio militar de napalm, em uma vila no Vietnã do Sul, no contexto da Guerra Fria e do mundo bipolar, na chamada Guerra do Vietnã (1959-1975).
- Expressem sua opinião particular para os demais integrantes do grupo quanto à crianças ser vítimas de combates armados. Ao perceber que crianças também são alvo de soldados e que ninguém é poupado durante uma guerra, espera-se que a turma elabore uma posição de empatia em relação aos atingidos pelo bombardeio. Neste momento, exemplos de outros combates mundiais podem ser citados pelos estudantes e, caso isso ocorra, motive-os a relacionar e contar aos seus colegas de grupo o que sabem sobre esta temática.
Após as discussões em grupo, escolha dois representantes de grupos para expor os pontos discutidos. O primeiro irá expor sobre a primeira pergunta e o segundo irá expor sobre a segunda pergunta. Depois disso, deixe aberto para uma terceira pessoa também contribuir com os colegas, podendo concordar com o que foi exposto, discordar ou até mesmo contar algo que foi tratado em seu grupo e que não tenha aparecido nas falas dos dois estudantes que representaram seus grupos.
Para você saber mais:
-Site da fundação mantida por Kim Phuc, onde se pode ter mais informações sobre seu trabalho no auxílio a crianças vítimas de guerras e outros conflitos. http://kimfoundation.com/modules/contentpage/index.php?file=intro.htm Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: A Problematização está planejada em duas etapas. O primeiro slide foi pensado em 8 minutos, e o segundo slide foi pensado para 12 minutos, totalizando 20 minutos.
Orientações: Nesta primeira parte os estudantes irão ler o recorte de uma reportagem disponível no site das Nações Unidas. A leitura será feita no grupo de trabalho contando com a ajuda de um estudante leitor em cada grupo. A ideia aqui é sensibilizar os estudantes e levá-los a indagações maiores quanto aos direitos das crianças que são violados em áreas de conflitos armados. Por isso, neste momento, não há questões norteadoras, pois aparecerão no segundo slide reservado à Problematização.
Para isso projete o slide ou entregue impresso para os grupos o recorte do texto contendo a manchete e a foto. Para ajudar, no caso da impressão, disponibilizamos um arquivo com o print do recorte da reportagem aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NRA5EXfDt6kHpaHwAVDvBzbfC374vVU9WBsr3qPDAsXbvnSvvGD8k5UhG8HA/his9-16und02-convencao.pdf O texto completo está disponível neste link: https://nacoesunidas.org/unicef-violencia-contra-criancas-em-zonas-de-guerra-nao-pode-ser-novo-normal/ Acesso em: 24/2/2019.
Enquanto estiverem realizando a leitura, estimule-os a analisar o texto, buscar sentido e significado para cada informação nova, interrogar termos que não conhecem e, caso necessário, contar sempre com a ajuda do professor na resolução destes questionamentos. Como a proposta de leitura é curta, o tempo pode ser bem utilizado na busca pelo entendimento total do escrito, como por exemplo, instigue-os a pensar sobre “por que pessoas utilizariam crianças em guerras?”
Se os estudantes necessitarem de mais informações para conseguir vislumbrar o tamanho da violência e a quantidade absurda de crianças vítimas de guerra ao redor do mundo, o professor poderá ler a informação extraída da reportagem contida no slide, sendo esta:
“No Afeganistão, quase 700 crianças foram mortas nos primeiros nove meses do ano.
No Iêmen, cerca de mil dias de luta deixaram pelo menos 5 mil crianças mortas ou feridas, de acordo com os dados verificados. O UNICEF acredita que os números reais sejam muito maiores. Mais de 11 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária no país. Do 1,8 milhão de crianças que sofreram de desnutrição, 385 mil estão gravemente desnutridas e correm risco de morte se não tratadas com urgência.” Texto completo disponível em: https://nacoesunidas.org/unicef-violencia-contra-criancas-em-zonas-de-guerra-nao-pode-ser-novo-normal/
Após a leitura, passe para o próximo slide e oriente-os que todas estas informações servirão como embasamento teórico para conseguir fazer a análise do documento histórico proposto no próximo slide, além de contribuir também com a atividade de Sistematização da aula.
Como adequar à sua realidade:
Se você dispuser de uma sala de informática com acesso à internet, em uma aula futura, seria interessante que os estudantes buscassem mais informações sobre os países que aparecem na Problematização e também no Contexto da aula, de forma com que eles compreendam qual o tipo
de conflito que de fato estes países estão envolvidos, a temporalidade, os sujeitos envolvidos e o grau de destruição que já deixaram.
Para você saber mais:
- UNICEF: violência contra crianças em zona de guerra “não pode ser novo normal” Disponível em: https://nacoesunidas.org/unicef-violencia-contra-criancas-em-zonas-de-guerra-nao-pode-ser-novo-normal/ Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Orientações: Nesse segundo momento da Problematização, tem-se um tempo de 12 minutos reservados para a atividade de leitura compartilhada e discussão em grupo. É necessário um maior tempo reservado a esta atividade porque espera-se um momento de diálogo, exposição de pensamentos e sentimentos dentro do grupo.
Por isso, projete as questões presentes no slide ou entregue-as impressa para os grupos. Oriente-os a ler as questões antes de irem para a leitura dos trechos da Convenção, pois isso facilitará o entendimento dos tópicos propostos para o debate. A leitura pode ser direcionada por um estudante leitor escolhido pelo grupo de forma que todos possam participar e estar cientes da atividade proposta.
Após a leitura das questões, direcione para a leitura dos trechos da Convenção, disponíveis em arquivo aqui:
Após a leitura da Convenção, oriente-os a iniciar o diálogo das questões do slide e anotem as conclusões dos integrantes do grupo na folha de sulfite, na mesma em que anotaram as conclusões do Contexto da aula. A expectativa é que:
- Os estudantes percebam que o bombardeio em uma vila, durante a Guerra do Vietnã, ao atingir civis, mais precisamente um grupo de crianças, violou os direitos reservados as crianças como por exemplo o descrito no artigo 6: “Os Estados Partes reconhecem que toda criança tem o direito inerente à vida.1- Os Estados Partes devem assegurar ao máximo a sobrevivência e o desenvolvimento da criança. (...)”.
- Os estudantes relacionem a violação dos direitos da criança com o texto do artigo 38, onde pode-se ler: “Os Estados Partes devem adotar todas as medidas possíveis para impedir que menores de 15 anos de idade participem diretamente de hostilidades.- Os Estados Partes devem abster-se de recrutar menores de 15 anos de idade para servir em suas forças armadas. Caso recrutem indivíduos que tenham completado 15 anos de idade, mas que tenham menos de 18 anos, os Estados Partes devem dar prioridade aos mais velhos.(...)” Desta forma, pode-se notar que os direitos da criança foram violados em atos cruéis de recrutação forçada de soldados ainda crianças, ataques a locais com muitas crianças, estupros e outras atrocidades descritas na reportagem. Consequentemente, outros direitos como: direito à alimentação, a crescer em segurança, ao lazer, a escola e outros tantos, também são violados em um ambiente de guerras e conflitos.
Assim que terminarem a discussão em grupo, e as anotações, escolha um representante de um grupo para expor o que foi discutido e a conclusão que o seu grupo chegou com a análise dos documentos históricos. Isso feito, prosseguimos com o andamento da aula para a Sistematização.
Para você saber mais: “Convenção sobre os Direitos da Criança”
https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em: 25/2/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Com a turma ainda organizada em grupos, projete o slide acima, transcreva no quadro ou entregue impresso para os grupos a comanda para a atividade de Sistematização da aula.
De início, oriente-os a escolher uma das duas fotografias presentes nas reportagens apresentadas no Contexto e na Problematização da aula, ou seja, a fotografia de Kim Phuc correndo após o bombardeio no Vietnã ou a foto de crianças no Sudão do Sul em um centro de proteção.
Peça para que os estudantes utilizem a segunda folha sulfite entregue no início da aula para a elaboração da legenda e instigue-os a pensar em uma legenda que contenha: informações claras, palavras de sensibilização ao tema e que poderia ser utilizada em uma rede social para convidar o maior número possível de pessoas para se discutir o assunto, a violação dos direitos de crianças em locais de guerra ou conflitos armados.
A expectativa é que os estudantes consigam construir legendas curtas, ou até mesmo um parágrafo, de forma clara e que demonstre seus conhecimentos de forma sensível e com empatia pela causa. Para isso, eles podem utilizar dados compilados das reportagens analisadas, como por exemplo o número de crianças que foram mortas nos conflitos ou as práticas abusivas feitas com crianças (escudo humanos, estupro) em locais de guerra, ou ainda usar informações da vida de Kim Phuc, que hoje é ativista no direito de crianças vítimas de guerra.
Para que a Sistematização seja com a sala toda, divida o quadro em duas partes. Intitule uma parte de “A garota da foto” e a outra de “O centro de proteção no Sudão do Sul” ou utilize outro termo que os estudantes desejarem. A ideia é que cada grupo transcreva no quadro, na parte que represente a foto escolhida pelo grupo, a legenda construída por eles.
Assim, o trabalho de todos ficará exposto para todos e o professor conseguirá perceber e mobilizar os grupos que necessitam de mais empenho e atenção.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Encaminhe o objetivo da aula, o link para a matéria do G1 “Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos“ (disponível aqui), ou prints da matéria, e os questionamentos:
- O que você sente ao ver esta imagem?
- O que você acha de crianças ser vítimas de guerra?
Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito ou em formato de áudio ou vídeo. Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois documentos propostos na etapa, que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, a matéria sobre a violência contra crianças em zonas de guerra, o trecho da convenção sobre os direitos da criança e os questionamentos propostos na etapa.
- Como o bombardeio a uma vila do Vietnã feriu os direitos da criança, segundo a Convenção?
- Relacionando a reportagem “UNICEF: violência contra crianças em locais de guerra não pode ser o novo normal” com o artigo da Convenção, explique como os direitos da criança são violados neste cenário.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito ou através de áudios e vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Cada grupo pode escolher uma imagem e escrever uma legenda para ela em conjunto. Se estiverem trabalhando individualmente, cada um pode escolher uma imagem e criar a legenda.
Você pode criar um mural no Padlet com as duas imagens, para que os estudantes postem as legendas, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem as legendas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer mais sobre a história da fotografia feita por Nick Ut, ver a imagem e detalhes e outras feitas pelo fotógrafo no mesmo dia no site da Revista Time Magazine: (disponível aqui). Para traduzir o texto do site para o português é só clicar com o botão direito do mouse no corpo do texto e clicar com o botão esquerdo na opção traduzir para o português.
As famílias podem conhecer mais cobre a Guerra do Vietnã com a matéria da Revista galileu que traz imagens inéditas da Guerra:(disponível aqui) e a matéria da Revista Aventuras na História que traz imagens coloridas: (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Zacheu
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.
Objeto(s) de conhecimento: A Organização das Nações Unidas (ONU) e as questões dos direitos humanos.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI16 Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Palavras-chave: Direitos humanos. ONU. Vítimas de guerra.