Plano de Aula

Plano de aula: Violação dos Direitos da Criança em locais de conflitos armados

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Direitos Humanos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, giz, folhas de sulfite, canetas, lápis, borracha, data show ou folhas impressas.

Material complementar:

Documento 1: Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos.

Documento com print da reportagem sobre o aniversário de 40 anos da foto de Huynh Cong "Nick" Ut, vencedora do Prêmio Pulitzer, a qual mostra um grupo de crianças correndo após um bombardeio durante a Guerra do Vietnã (1959-1975), no contexto da Guerra Fria, na vila onde moravam. O documento foi realizado para facilitar a impressão da manchete da reportagem e da foto que acompanha.

Documento 2: UNICEF: Violência contra crianças em zonas de guerra “não pode ser novo normal”.

Documento com print da reportagem sobre a situação de crianças vítimas de conflitos armados em partes distintas do planeta.
Na foto que acompanha a reportagem, veem-se crianças no Sudão do Sul em uma escola atacada pela guerra local.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NrxgjdSHUVqnXDG6qQggkuFbWxzVZXedp4WJwR9P5nXyhx84EEV6PB7CAkvw/his9-16und02-vitimas-de-guerra.pdf

Documento 3: Convenção sobre os direitos da criança

Neste arquivo temos alguns trechos da Convenção sobre os direitos da criança, tratado internacional assinado pelos Estados signatários da ONU em 20 de novembro de 1989. O documento tem o intento de proteger a criança e assegurar questões mínimas para que ela viva e cresça em segurança amparada pelos direitos que preservem sua dignidade humana.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NRA5EXfDt6kHpaHwAVDvBzbfC374vVU9WBsr3qPDAsXbvnSvvGD8k5UhG8HA/his9-16und02-convencao.pdf

Para você saber mais:

-UNICEF: violência contra crianças em zonas de guerra “não pode ser novo normal” https://nacoesunidas.org/unicef-violencia-contra-criancas-em-zonas-de-guerra-nao-pode-ser-novo-normal/ Acesso em: 21/2/2019.

-Reportagem: “Fotografia mais famosa da Guerra do Vietnã completa 40 anos”. Disponível em:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/fotografia-mais-famosa-da-guerra-do-vietna-completa-40-anos.html Acesso em: 24/2/2019.

-Convenção sobre os Direitos das Crianças. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em: 26/2/2019.

-Site da fundação mantida por Kim Phuc, onde se pode ter mais informações sobre seu trabalho no auxílio à crianças vítimas de guerras e outros conflitos. http://kimfoundation.com/modules/contentpage/index.php?file=intro.htm Acesso em: 24/2/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo da aula para toda a turma. Trata-se de uma etapa extremamente importante, pois caracteriza o que será trabalhado e o que se espera da aprendizagem de todos os estudantes no fim da aula. Ao ler o objetivo, atente para não antecipar possíveis respostas, isso poderia desmotivar os estudantes ou fazê-los pensar de acordo com suas conclusões, sem maiores problematizações com seu
grupo de trabalho.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados