Plano de Aula

Plano de aula: Os direitos humanos e a desigualdade social

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Direitos Humanos

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI16, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro, giz, data show ou folhas impressas, folhas de sulfite, lápis e canetas coloridas, borracha.

Material complementar:

Documento 1: Patativa do Assaré, poesia: “Brasi de cima e Brasi de baxo”.

Patativa do Assaré (1909-2002) poeta e repentista brasileiro, retrata a vida sofrida no sertão nordestino por meio de sua arte. Sua poesia é carregada de análise crítica sobre a situação econômica e social do povo brasileiro, fazendo muita alusão à desigualdade social, porém sempre com uma estética poética
e procurando beleza nas coisas pequenas e lutas diárias.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7UyFkRuCPDDuZhAF98grrF7BPRzAktUgHP4c5jkgdJtXAqfP4gRtxhFuexyG/his9-16und03-brasi-de-cima-e-brasi-de-baxo.pdf

Documento 2: Excerto do livro Cidadania no Brasil: o longo caminho

O autor do livro Cidadania no Brasil: o longo caminho, José Murilo de Carvalho, é historiador e cientista político brasileiro de uma grande produção científica nacional e internacional. Suas áreas de interesse são: nação, liberdade, justiça e cidadania. No excerto aqui transcrito, pode-se notar a crítica do autor em retratar a presente dualidade no Brasil, os “dois brasis”, o país de quem tem muito a consumir e o país de quem muito deseja consumir em busca de uma característica de cidadania.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dJhmK9YHdkEKGdRNxFbAyG5kB26acBYzJZNb5QPX3A4XkfbmfSMAa6W2V5yM/his9-16und03-cidadania-no-brasil.pdf

Documento 3: Trechos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”

Promulgada em 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é o documento que atualmente garante a defesa da dignidade humana em várias esferas da sociedade internacional. Nestes artigos específicos, selecionados no documento, nota-se a preocupação em manter a dignidade humana com o intuito de sobrevivência e subsistência, mediante poder aquisitivo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5HzNRk43agRaDrqYhT6zu4uac4nF4nse3XFqH74A5bYsHjwAzPcdVZqXrW8W/his9-16und03-declaracao.pdf

Para você saber mais:

“Pobreza e desigualdade aumentaram nos últimos quatro anos no Brasil”. Disponível em:

https://portal.fgv.br/noticias/pobreza-e-desigualdade-aumentaram-ultimos-4-anos-brasil-revela-estudo Acesso em: 1º/3/2019.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf Acesso em: 27/2/2019.

Sobre a bibliografia de Patativa do Assaré, veja: “Patativa do Assaré: poeta popular”. Disponível em: https://www.ebiografia.com/patativa_assare/ Acesso em: 13/3/2019.

Sobre a variação linguística: “Variações linguísticas- o modo de falar do brasileiro”. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.htm Acesso em: 13/3/2019.

CARVALHO, Gilmar de. (Org.) Antologia poética. Patativa do Assaré. 8.ed.- Fortaleza: Edições demócrito Rocha, 2010. p. 162-165.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. p. 228.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia para toda a turma o objetivo proposto para esta aula de modo que todos os estudantes da turma consigam vislumbrar o que é esperado, pelo professor, para a sua aprendizagem. Ao lançar o objetivo da aula, atente para que respostas não sejam dadas antes das problematizações realmente acontecerem, pois isso poderia diminuir a motivação da turma em relação a seu protagonismo individual e coletivo na construção da aprendizagem.

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