Plano de Aula

Plano de aula: Territórios Não-Autônomos controlados por países europeus

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO6 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Essa aula traz a questão da perpetuação do colonialismo no século XXI como forma de reafirmar a divisão Norte x Sul e Ocidente x Oriente por parte dos europeus. Ainda hoje existem países que não possuem autonomia e dependem de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para conseguir voz e representatividade no cenário mundial (ainda que a atuação da ONU tenha algumas ressalvas, como a sugestão para que esses países recorram aos organismos internacionais de financiamento). Há aqui um diálogo com as habilidades EF09GEO1, EF09GEO2 e EF9GEO5, onde os alunos realizam análises críticas sobre o papel da ONU em busca da paz e do entendimento entre as nações.

Materiais necessários: Mapa dos territórios não-autônomos impresso colorido (disponível no material complementar), placas de papelão grosso em tamanho A4, cola, palitos de dente com as bandeirinhas do Reino Unido e da França coladas. Leve as bandeirinhas prontas para otimizar o tempo. Caso não dê para imprimir as bandeirinhas e colar nos palitos de dente a serem fincados no papelão, pinte os palitos com guache ou hidrocor da seguinte forma:

França: Topo do palito azul, meio branco e final vermelho.

Reino Unido: Faça “X” em vermelho, meio branco e final azul.

O número de papelões e mapas variarão de acordo com os grupos de 4 alunos que poderão ser formados para o desenvolvimento da atividade. Se não puder imprimir colorido, imprima preto e branco e passe hidrocor colorido para diferenciar as informações.

Material complementar:

Texto (Sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K89CjkD3dvxDYfbc5yJHpUNJsPdeuuc3SwJ3CuDfwy2Tqd6MFaGpDsW5RTyF/geo9-06und02-texto-para-sistematizacao.pdf

Mapas (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TZndHNmkSKSRhQW8xWAph9vG8wB6s2ruu6zanguMapucnjgvNTzRaGRc68DX/geo9-06und02-mapas-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

ANDRADE, I. A. DE O. O comitê especial sobre a descolonização da ONU: Entre o colonialismo e a colonialidade. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR, v.5, n.3, 2017. pp. 139-175. Disponível em: <http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/148/141>. Acesso em: 23 abr 2019.

Conheça os dezesseis territórios ainda não autônomos do mundo. Revista Veja, 14/12/2010. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/conheca-os-dezesseis-territorios-ainda-nao-autonomos-do-mundo/>. Acesso em: 23 abr 2019.

Declaração de Descolonização. UN. Disponível em: <https://www.un.org/en/decolonization/declaration.shtml>. Acesso em: 23 abr 2019. (Em inglês)

Guterres abre sessão de 2019 do Comitê Especial sobre Descolonização. Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/guterres-abre-sessao-de-2019-do-comite-especial-sobre-descolonizacao/>. Acesso em: 23 abr 2019.

Lista dos territórios Não-Autônomos. UN. Disponível em: <https://www.un.org/en/decolonization/nonselfgovterritories.shtml>. Acesso em: 23 abr 2019. (Em inglês)

NAVARRO, R. Quanto países ainda são colônias hoje em dia? Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/>. Acesso em: 23 abr 2019.

O fracasso da missão de paz da ONU no Saara Ocidental. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/o-fracasso-da-missao-de-paz-da-onu-no-saara-ocidental>. Acesso em: 23 abr 2019.

Contextos prévios: Organismos Internacionais (principalmente a Organização das Nações Unidas - ONU).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale aos alunos que nessa aula eles verão que em pleno século XXI ainda existem países que não são independentes que em sua maioria estão sob o domínio de países europeus, como Reino Unido e França, tal como no colonialismo. Diga que eles terão contato com esses territórios denominados de “territórios não-autônomos” através de um mapa. Em seguida, eles terão o auxílio de um texto que tem como base a Declaração de Descolonização da Organização da Nações Unidas formulada nos anos de 1960 para pensar sobre desvantagens, contradições e injustiças enfrentadas pelos territórios não-autônomos.

Para você saber mais:

NAVARRO, R. Quanto países ainda são colônias hoje em dia? Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/>. Acesso em: 23 abr 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados