GEO9_06UND02 - Texto para Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Territórios Não-Autônomos controlados por países europeus
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO6 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Essa aula traz a questão da perpetuação do colonialismo no século XXI como forma de reafirmar a divisão Norte x Sul e Ocidente x Oriente por parte dos europeus. Ainda hoje existem países que não possuem autonomia e dependem de organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas para conseguir voz e representatividade no cenário mundial (ainda que a atuação da ONU tenha algumas ressalvas, como a sugestão para que esses países recorram aos organismos internacionais de financiamento). Há aqui um diálogo com as habilidades EF09GEO1, EF09GEO2 e EF9GEO5, onde os alunos realizam análises críticas sobre o papel da ONU em busca da paz e do entendimento entre as nações.
Materiais necessários: Mapa dos territórios não-autônomos impresso colorido (disponível no material complementar), placas de papelão grosso em tamanho A4, cola, palitos de dente com as bandeirinhas do Reino Unido e da França coladas. Leve as bandeirinhas prontas para otimizar o tempo. Caso não dê para imprimir as bandeirinhas e colar nos palitos de dente a serem fincados no papelão, pinte os palitos com guache ou hidrocor da seguinte forma:
França: Topo do palito azul, meio branco e final vermelho.
Reino Unido: Faça “X” em vermelho, meio branco e final azul.
O número de papelões e mapas variarão de acordo com os grupos de 4 alunos que poderão ser formados para o desenvolvimento da atividade. Se não puder imprimir colorido, imprima preto e branco e passe hidrocor colorido para diferenciar as informações.
Material complementar:
Texto (Sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K89CjkD3dvxDYfbc5yJHpUNJsPdeuuc3SwJ3CuDfwy2Tqd6MFaGpDsW5RTyF/geo9-06und02-texto-para-sistematizacao.pdf
Mapas (Ação Propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TZndHNmkSKSRhQW8xWAph9vG8wB6s2ruu6zanguMapucnjgvNTzRaGRc68DX/geo9-06und02-mapas-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
ANDRADE, I. A. DE O. O comitê especial sobre a descolonização da ONU: Entre o colonialismo e a colonialidade. Revista de Discentes de Ciência Política da UFSCAR, v.5, n.3, 2017. pp. 139-175. Disponível em: <http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/148/141>. Acesso em: 23 abr 2019.
Conheça os dezesseis territórios ainda não autônomos do mundo. Revista Veja, 14/12/2010. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/conheca-os-dezesseis-territorios-ainda-nao-autonomos-do-mundo/>. Acesso em: 23 abr 2019.
Declaração de Descolonização. UN. Disponível em: <https://www.un.org/en/decolonization/declaration.shtml>. Acesso em: 23 abr 2019. (Em inglês)
Guterres abre sessão de 2019 do Comitê Especial sobre Descolonização. Nações Unidas. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/guterres-abre-sessao-de-2019-do-comite-especial-sobre-descolonizacao/>. Acesso em: 23 abr 2019.
Lista dos territórios Não-Autônomos. UN. Disponível em: <https://www.un.org/en/decolonization/nonselfgovterritories.shtml>. Acesso em: 23 abr 2019. (Em inglês)
NAVARRO, R. Quanto países ainda são colônias hoje em dia? Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/>. Acesso em: 23 abr 2019.
O fracasso da missão de paz da ONU no Saara Ocidental. Carta Capital. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/internacional/o-fracasso-da-missao-de-paz-da-onu-no-saara-ocidental>. Acesso em: 23 abr 2019.
Contextos prévios: Organismos Internacionais (principalmente a Organização das Nações Unidas - ONU).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale aos alunos que nessa aula eles verão que em pleno século XXI ainda existem países que não são independentes que em sua maioria estão sob o domínio de países europeus, como Reino Unido e França, tal como no colonialismo. Diga que eles terão contato com esses territórios denominados de “territórios não-autônomos” através de um mapa. Em seguida, eles terão o auxílio de um texto que tem como base a Declaração de Descolonização da Organização da Nações Unidas formulada nos anos de 1960 para pensar sobre desvantagens, contradições e injustiças enfrentadas pelos territórios não-autônomos.
Para você saber mais:
NAVARRO, R. Quanto países ainda são colônias hoje em dia? Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/>. Acesso em: 23 abr 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO