Plano de Aula

Plano de aula: A visão eurocêntrica do mundo: o Ocidente, o Oriente e as heranças coloniais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa aula dialoga com o conteúdo com a habilidade EF09GE15, onde o foco está nas alfabetização cartográficas. Aqui o aluno terá a oportunidade de ler criticamente a projeção de Mercator e, a partir dessa crítica, elaborar uma representação que seja mais próxima da leitura de mundo atual.

Materiais necessários: revistas, jornais, cartolina (qualquer cor), tesoura, cola, hidrocor e mapas do material complementar.

Material complementar: Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UmkWGm2wxUY7EFg62pK2vBPFzZwYrPHMmHyG4zG8rBuaCT4Z8XDA9nGc8y7A/geo9-06und1-imagens.pdf

Link para os mapas:

Mapa do ocidente segundo o livro “Choque de civilizações” (1996). Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_West_-_Clash_of_Civilizations.png. Acesso em 22 de abril de 2019.

Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=mercator+projection&title=Special%3ASearch&go=Go&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Mercator_projection_SW.jpg. Acesso em 22 de abril de 2019.

Mapa invertido da América do Sul. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Joaqu%C3%ADn_Torres_Garc%C3%ADa_-_Am%C3%A9rica_Invertida.jpg. Acesso em 22 de abril de 2019.

Para você saber mais:

Caso sua escola possua internet e computadores, seria interessante uma atividade com o site World map creator (http://worldmapcreator.com/#!/home). Nele é possível simular mapas com diferentes projeções e de distintos pontos de vista do mundo.

HUNTINGTON, Samuel P. O choque de civilizações e a recomposição da ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

SALES, Carla. Cartografia, arte e visões de mundo na reprodução do “mapa invertido da América do Sul. Revista Espaço e Cultura (UERJ), n. 39, 2016. pp. 157-174. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/31756. Acesso em 22 de abril de 2019.

SALES, Carla. O mapa mercator o moderno sistema-mundo. Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Porto Alegre: Editora Letra1. Rio de Janeiro: REBRAGEO, 2014, p. 71-79. Disponível em: https://www.editoraletra1.com.br/anais-congeo/arquivos/978-85-63800-17-6-p71-79.pdf. Acesso em 22 de abril de 2019.

BROTTON, Jerry. Uma história do mundo em doze mapas. 1ªed. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

GIRARDI, Gisele. Mapas alternativos e educação geográfica. Revista Percursos (Florianópolis), v. 13, n. 2, 2012. pp. 39-51. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2759/2196>. Acesso em 22 de abril de 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos - CEBRAP, São Paulo , n. 79, p. 71-94, nov. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 22 de abril de 2019.

Sobre a cartografia brasileira: NUNES, Mônica Balestrin. Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 65, p. 96-119, dezembro de 2016.

Contextos prévios: Projeções cartográficas

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique aos alunos que essa aula abordará o sistema colonial europeu como um dos grandes impulsos para a elaboração de um mapa do mundo eurocêntrico, isto é, com destaque para o velho mundo (Europa), à época, em crescimento a passos largos devido às grandes navegações. Eles verão que o mapa mundi que temos em nosso imaginário corresponde à projeção de Mercator, elaborada no século XVI e que traz deformidades que privilegiam o continente europeu.

Como forma de repensar essa relação geopolítica que perdura até os dias atuais, eles poderão elaborar um mapa mundi que corresponda à visão atual.

Como adequar à sua realidade:

Você pode dizer aos alunos que para pensar a cartografia brasileira necessariamente também temos que ligá-la à sua origem na cartografia europeia do século XVI, com os mapas dos descobrimentos, as primeiras expedições, os primeiros viajantes que imprimiram suas visões da nova terra segundo os interesses da Coroa e segundo as finalidades a que se propunham. A cartografia colonial brasileira, teve de início o objetivo de reconhecimento da costa, mas foi a partir do século XVIII, com a descoberta do ouro em Minas Gerais, que nossa cartografia ganhou impulso (NUNES, 2016, p. 100).

Contextos prévios: Projeções cartográficas

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