Plano de Aula

Plano de aula: O papel geopolítico e econômico de Hong Kong no contexto asiático

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, associar Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, ao entendimento de um centro econômico e geopolítico na Ásia.

Materiais necessários: Lápis, borracha, material impresso.

Material complementar:

Tema da Aula:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuPwmUqyBSj6ZDDuFCFJSG6v6PRmEhkCqbyeBWf6Epazbn8B6ACKwk2SvD5M/geo9-06und03-tema-da-aula.pdf

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YJtn5hYzXxXTMmP3mARmGMTvfaXyfV8HesQHBHpSqJtYQurF9gYqnMwZkxn9/geo9-06und03-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9yntZP8WVx9Y4cJp6K7NzSteynSAZup2mf5sVwVy3639fMzvkahp2558KZHZ/geo9-06und03-problematizacao.pdf

Atividade Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jhEwMCvHZxZmNWHHmNnwPRHbX2NvVAMZuspyV3rDbm5pAGreMVP65CwgHhaA/geo9-06und03-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

AMORIM. C. Os avanços de Hong Kong. Ministérios das Relações Exteriores. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/discursos-artigos-e-entrevistas-categoria/7789-os-avancos-de-hong-kong-artigo-do-ministro-de-estado-das-relacoes-exteriores-embaixador-celso-amorim-publicado-no-jornal-folha-de-sao-paulo>. Acesso em: 17 abr 2019.

OLIVEIRA, H.A de. A região administrativa de Hong Kong: aspectos estruturais pós-97. In: Instituto de Estudos Avançados, USP. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/oliveirahongkong.pdf>. Acesso em: 17 abr 2019.

Contextos prévios:

Imperialismo: Capacidade de poder imperial, ação de um país sobre outro para impor seu domínio, seja financeiro, administrativo e/ou ideológico.

Neocolonialismo Europeu: Ação dos países europeus ao longo do século XIX - principalmente Reino Unido e França, na conquista de territórios da África e Ásia, e assim consolidar seu mercado consumidor e fornecimento de matéria prima, características necessárias ao desenvolvimento do capitalismo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique aos alunos que Hong Kong é um bom exemplo de colonização europeia. A cidade foi ocupada pela Grã-Bretanha no século XIX após os episódios que ficaram conhecidos como I e II Guerra do Ópio. Estes conflitos tiveram como fato gerador a necessidade de venda de produtos industrializados ingleses que foram barrados pela resistência protecionista da China. Dessa forma, os ingleses comercializavam o ópio extraído na Índia e vendiam de maneira ilegal em Hong Kong, o que forçou a China a confiscar o produto e, consequentemente, fez ao Reino Unido declarar guerra à China. Uma curiosidade é o banco HSBC, uma empresa global atualmente que também surgiu deste conflito. Os chineses entregaram Hong Kong aos ingleses, mas sabiam que um dia esse território seria devolvido. A princípio o Reino Unido devolveria Hong Kong em 99 anos, a partir de 1839.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuPwmUqyBSj6ZDDuFCFJSG6v6PRmEhkCqbyeBWf6Epazbn8B6ACKwk2SvD5M/geo9-06und03-tema-da-aula.pdf

Para você saber mais:

Drogas e Lucros: HSBC, origem do ópio. Le Monde Diplomatique, Brasil. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/hsbc-origem-do-opio/>. Acesso em: 17 abr 2019.

Guerra do ópio. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_opio.htm>. Acesso em: 17 abr 2019.

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