GEO9_06UND03 - Tema da Aula
Plano de Aula
Plano de aula: O papel geopolítico e econômico de Hong Kong no contexto asiático
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste sentido, associar Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, ao entendimento de um centro econômico e geopolítico na Ásia.
Materiais necessários: Lápis, borracha, material impresso.
Material complementar:
Tema da Aula:
Contextualização:
Problematização:
Atividade Ação Propositiva:
Para você saber mais:
AMORIM. C. Os avanços de Hong Kong. Ministérios das Relações Exteriores. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/discursos-artigos-e-entrevistas-categoria/7789-os-avancos-de-hong-kong-artigo-do-ministro-de-estado-das-relacoes-exteriores-embaixador-celso-amorim-publicado-no-jornal-folha-de-sao-paulo>. Acesso em: 17 abr 2019.
OLIVEIRA, H.A de. A região administrativa de Hong Kong: aspectos estruturais pós-97. In: Instituto de Estudos Avançados, USP. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/oliveirahongkong.pdf>. Acesso em: 17 abr 2019.
Contextos prévios:
Imperialismo: Capacidade de poder imperial, ação de um país sobre outro para impor seu domínio, seja financeiro, administrativo e/ou ideológico.
Neocolonialismo Europeu: Ação dos países europeus ao longo do século XIX - principalmente Reino Unido e França, na conquista de territórios da África e Ásia, e assim consolidar seu mercado consumidor e fornecimento de matéria prima, características necessárias ao desenvolvimento do capitalismo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos que Hong Kong é um bom exemplo de colonização europeia. A cidade foi ocupada pela Grã-Bretanha no século XIX após os episódios que ficaram conhecidos como I e II Guerra do Ópio. Estes conflitos tiveram como fato gerador a necessidade de venda de produtos industrializados ingleses que foram barrados pela resistência protecionista da China. Dessa forma, os ingleses comercializavam o ópio extraído na Índia e vendiam de maneira ilegal em Hong Kong, o que forçou a China a confiscar o produto e, consequentemente, fez ao Reino Unido declarar guerra à China. Uma curiosidade é o banco HSBC, uma empresa global atualmente que também surgiu deste conflito. Os chineses entregaram Hong Kong aos ingleses, mas sabiam que um dia esse território seria devolvido. A princípio o Reino Unido devolveria Hong Kong em 99 anos, a partir de 1839.
Para você saber mais:
Drogas e Lucros: HSBC, origem do ópio. Le Monde Diplomatique, Brasil. Disponível em: <https://diplomatique.org.br/hsbc-origem-do-opio/>. Acesso em: 17 abr 2019.
Guerra do ópio. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_opio.htm>. Acesso em: 17 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Chame atenção dos alunos para as mudanças na paisagem da cidade que marcaram a influência ocidental. O modelo de desenvolvimento pautado no liberalismo econômico gerou uma economia desenvolvida e avançada, ao longo do século XX e XXI, totalmente diferente do contexto chinês que iniciou a abertura para economia de mercado a partir da década de 90 e vive o boom econômico chinês até os dias atuais.
Hong Kong era considerada uma joia britânica, um exemplo de modelo de desenvolvimento liberal, por isso a devolução para a China passou a ser vista com tanta desconfiança pelos investidores. Em 1984 foi assinado um acordo em que a Grã-Bretanha devolveria o território para China em 1997, porém como território autônomo, muito diferente da ordem estatal e ditatorial imposta na China. De 1997 em diante a China deu continuidade no processo de abertura econômica e foi se aproximando cada vez mais do modelo de Hong Kong.
Imagens da Contextualização:
Para você saber mais:
1984: Tratado para devolver Hong Kong. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/1984-tratado-para-devolver-hong-kong,e4f1179b5f804972dfc5b0ea54950b2d4wsz64om.html>. Acesso em: 17 abr 2019.
SANTIAGO. E. Hong Kong. Disponível em: <https://www.infoescola.com/asia/hong-kong/>. Acesso em: 17 abr 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Chame atenção dos alunos para as mudanças na paisagem da cidade que marcaram a influência ocidental. O modelo de desenvolvimento pautado no liberalismo econômico gerou uma economia desenvolvida e avançada, ao longo do século XX e XXI, totalmente diferente do contexto chinês que iniciou a abertura para economia de mercado a partir da década de 90 e vive o boom econômico chinês até os dias atuais.
Hong Kong era considerada uma joia britânica, um exemplo de modelo de desenvolvimento liberal, por isso a devolução para a China passou a ser vista com tanta desconfiança pelos investidores. Em 1984 foi assinado um acordo em que a Grã-Bretanha devolveria o território para China em 1997, porém como território autônomo, muito diferente da ordem estatal e ditatorial imposta na China. De 1997 em diante a China deu continuidade no processo de abertura econômica e foi se aproximando cada vez mais do modelo de Hong Kong.
Imagens da Contextualização:
Para você saber mais:
1984: Tratado para devolver Hong Kong. Terra. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/1984-tratado-para-devolver-hong-kong,e4f1179b5f804972dfc5b0ea54950b2d4wsz64om.html>. Acesso em: 17 abr 2019.
SANTIAGO. E. Hong Kong. Disponível em: <https://www.infoescola.com/asia/hong-kong/>. Acesso em: 17 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre a importância estratégica que Hong Kong construiu ao longo de sua história até os dias atuais em relação a sua atuação nas atividades econômicas e geopolíticas para o ocidente enquanto reduto de práticas capitalistas pautada pelo modelo desenvolvimentista.
Problematização:
Para você saber mais:
China faz alerta a Hong Kong duas décadas após saída dos britânicos. BBC News, 01/07/2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-40463566>. Acesso em: 18 abr 2019.
ROUSSET. P. A Geopolítica da China: continuidades, inflexões e incertezas. Movimento, 23/11/2018. Disponível em: <https://movimentorevista.com.br/2018/11/a-geopolitica-da-china-continuidades-inflexoes-e-incertezas/>. Acesso em 18 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 31 minutos
Orientações: Oriente os alunos a promoverem um debate conforme os passos:
1. Reúnam em duplas, cada dupla receberá de maneira intercalada um tema.
2. Distribua os temas:
Tema 1: Defender a hipótese da volta de Hong Kong para o domínio do Reino Unido;
Tema 2: Defender a hipótese de Hong Kong ser mantida sob domínio da China.
3. Monte um argumento e exponha. Cada dupla terá um tempo para a produção, e para isso use o texto base - “Porque Hong Kong é tão importante” e o mapa. Depois, cada dupla deverá expor a sala o argumento construído para um debate mais amplo.
Lembre os alunos que estamos fazendo um exercício hipotético e incentive-os a usar a criatividade. Durante o debate circule pela sala, orientando os alunos a buscarem o conhecimento prévio sobre a China e o Reino Unido, sobre a influência do ocidente para as potências asiáticas. Incentive ainda, o respeito a opinião contrária, que são fundamentais para a produção do conhecimento.
O texto base traz toda referência necessária pois ele apresenta características econômicas bem alinhadas ao modelo ocidental, o liberalismo econômico, o modelo de industrialização, e a forma de administração globalizada. Durante atividade circule pela sala e oriente que é possível que os aluno se atentem na posição geográfica de Hong Kong para fundamentar o grau de influência seja para a China, seja para o Reino Unido. A posição estratégica reforça o alinhamento ideológico diferenciado entre Hong Kong e a China, e essa característica reforça e solidifica o colonialismo e o imperialismo na região.
Texto:
Para você saber mais:
AMORIM. C. Os avanços de Hong Kong. Ministérios das Relações Exteriores. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/discursos-artigos-e-entrevistas-categoria/7789-os-avancos-de-hong-kong-artigo-do-ministro-de-estado-das-relacoes-exteriores-embaixador-celso-amorim-publicado-no-jornal-folha-de-sao-paulo>. Acesso em: 17 abr 2019.
BRASIL, Ministério das Relações Exteriores. Divisão de Inteligência Comercial. Como exportar: Hong Kong. Ministério das Relações Exteriores, Brasília-DF: MRE, 2012. Documento disponível em: <http://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Hong-Kong.pdf>. Acesso em:17 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Solicite que algumas duplas falem como foi o debate, retome a ideia do colonialismo europeu na Ásia, que ainda é uma questão muito latente na esfera da geopolítica. Pontue as apresentações retomando a ideia inicial sobre o histórico do neocolonialismo europeu e sua influência no continente. Por fim, comente que atualmente EUA e China são protagonistas dos embates entre oriente e ocidente, seja em questões econômicas e/ou territoriais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Problematização
Apresentação do tema da aula
Diga aos alunos que o objetivo desta aula é compreender Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, entendendo a cidade como um centro econômico e geopolítico na Ásia. Explique que Hong Kong é um bom exemplo de colonização europeia. A cidade foi ocupada pela Grã-Bretanha no século XIX, após os episódios que ficaram conhecidos como Guerra do Ópio. Explique que a aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. O valor "problematização" estará presente neste plano. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Para esta etapa, envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Grave um áudio para a turma chamando a atenção dos alunos para as mudanças na paisagem da cidade que marcaram a influência ocidental. O modelo de desenvolvimento pautado no liberalismo econômico gerou uma economia desenvolvida e avançada ao longo dos séculos XX e XXI, totalmente diferente do contexto chinês, que iniciou a abertura para a economia de mercado a partir da década de 1990 e vive o boom econômico chinês até os dias atuais. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Professor, envie o arquivo de problematização, disponível aqui. Questione os alunos: "Qual a importância estratégica de Hong Kong?". Espere que façam comentários pelo WhatsApp. Explique que Hong Kong desenvolveu, ao longo de sua história, até os dias atuais, uma atuação nas atividades econômicas e geopolíticas para o ocidente, enquanto reduto de práticas capitalistas pautada pelo modelo desenvolvimentista. Incentive-os a discutir o tema. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Envie o arquivo que contém a atividade a ser realizada nesta etapa, disponível aqui. Oriente os alunos a promoverem um debate conforme os passos:
1. Reúna-os em duplas. Cada dupla receberá, de maneira intercalada, um tema;
2. Distribua os temas: a) Defender a hipótese da volta de Hong Kong para o domínio do Reino Unido; b) Defender a hipótese de Hong Kong ser mantida sob domínio da China;
3. Monte um argumento e o exponha. Cada dupla terá um tempo para a produção; para isso, use o texto base “Por que Hong Kong é tão importante” e o mapa. Depois, cada dupla deverá expor para a sala o argumento construído para um debate mais amplo.
Lembre os alunos que estamos fazendo um exercício hipotético, e incentive-os a usar a criatividade. Incentive ainda o respeito à opinião contrária, fundamental para a produção do conhecimento. Tempo estimado: 40 minutos.
Sistematização
Solicite que algumas duplas falem como foi o debate, retome a ideia do colonialismo europeu na Ásia, que ainda é uma questão muito latente na esfera da geopolítica. Pontue as apresentações, retomando a ideia inicial sobre o histórico do neocolonialismo europeu e sua influência no continente. Comente que atualmente EUA e China são protagonistas dos embates entre oriente e ocidente, seja em questões econômicas e/ou territoriais. Para finalizar, comente a importância da problematização, valor trabalhado nesta aula, e questione os alunos como foi debater duas ideias divergentes. Tempo estimado: 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre Singapura, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula em um debate com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender Hong Kong enquanto exemplo de colonização europeia, ao entendimento de um centro econômico e geopolítico na Ásia
Habilidade (s) da Base: (EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.