GEO09_03UND01-Imagens da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Povo Catalão: política no esporte
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade refere-se identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A análise dessas manifestações a partir da cultura de massa, no caso o futebol, proporciona uma aproximação dos alunos com a temática. Para isso, serão utilizadas manchetes de vários noticiários abordando o impacto do referendo de independência da Catalunha durante o jogo do Barcelona, no dia 01/10/2017.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha sulfite (almaço ou folha de caderno destacada) para Ação Propositiva. Os alunos devem ter acesso ao Mapa Político da Europa e da Espanha para a contextualização da aula. Caso não seja possível a utilização dos mapas selecionados, separe com antecedência alguns exemplares de Atlas Escolares ou utilize para a Contextualização um Mapa-Múndi Político.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Imagens para a Problematização:
Imagens para a Sistematização:
Material para Ação Propositiva:
Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQufQDerFAfGc37eBZqpjTQUwbdjUpaKMecZVysxqSmnTNWekgPMtjPtbmA9/geo09-03und01-grafico-de-pizza-1-pie.pdf
Link das reportagens selecionadas:
Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:
https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Link para os mapas:
Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
Para compreensão do termo “minoria”, associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Caso queira ter acesso na íntegra a reportagem que ilustra o impacto global do Camp Nou vazio, acesse o link: https://www.fcbarcelona.com.br/clube/noticias/2017-2018/camp-nou-vazio-com-impacto-global. Acesso em: 09 de novembro de 2018
Para entender mais como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã, acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/2265/como-o-time-de-futebol-fc-barcelona-se-relaciona-com-a-cultura-catala. Acesso em: 09 de novembro de 2018
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de minorias étnicas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer uma minoria étnica específica, o povo catalão. Irão conhecer onde esse povo está localizado e como suas manifestações culturais estão presentes no futebol.
Para você saber mais:
Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018
Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas e que tenham conhecimento prévio do significado de minoria étnica. Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se conhecem o povo catalão. Caso a resposta seja afirmativa, pergunte: o que sabem sobre esse povo? Como, por exemplo, a localização, língua, costumes, cultura, etc.
Pergunte ainda se eles sabem que o povo catalão é considerado um minoria étnica. Neste momento, retome brevemente o que é significado de minoria étnica, ressaltando que o termo está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade.
Para você saber mais:
Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018
Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Contextualização
Orientações:
Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.
Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.
Link para os mapas:
Divisão política da Europa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.
Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:
Para você saber mais:
Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constituem um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018
Catalunha: Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Contextualização
Orientações:
Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha. Para isso, projete o mapa da divisão política da Europa, para localização espacial, identificando onde está localizada a minoria étnica a ser estudada. Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica, correspondendo a uma área de cerca de 32.000 Km2, fazendo fronteira com França e Andorra ao norte, e com o Mar Mediterrâneo ao leste. Conta com uma população de aproximadamente 7,5 milhões habitantes.
Caso a projeção não seja possível, utilize um Mapa-Múndi Político e localize a Europa, Espanha e a região da Catalunha, ou utilize Atlas Escolares, com a seleção das páginas e distribuição prévia aos alunos, e faça os mesmos apontamentos sugeridos.
Link para os mapas:
“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.
Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:
Para você saber mais:
Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018
Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Contextualização
Orientações:
Para finalizar, projete ou apresente impresso aos alunos a bandeira da Catalunha e a imagem de protesto, com os dizeres: “Somos uma nação”. Nesse momento, destaque que os principais motivos pelos quais o povo catalão pede independência estão relacionados ao fato de defenderem uma identidade própria, diferente do restante do país, como o idioma oficial adotado, o catalão. Além disso, os argumentos separatistas têm cunho histórico, com a Sucessão Espanhola (1702-1714), no qual o território passou a fazer parte do Estado espanhol. Atualmente, os argumentos utilizados são também de cunho econômico, pelo fato de defenderem que a região paga mais impostos do que recebe em benefícios. Portanto, os dizeres “Somos uma nação” reforçam a identidade própria e o desejo de independência.
Link para os mapas:
“Divisão política da Europa”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#/media/File:Mapa_europa.svg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
“Mapa da Espanha com a Catalunha em destaque”. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Maps_of_Catalonia#/media/File:Localizaci%C3%B3n_de_Catalu%C3%B1a.svg. Acesso em 04 de novembro de 2018.
Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:
Para você saber mais:
Minoria: o termo minoria está associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade. Para saber mais acesse o link: https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/. Acesso em 09 de novembro de 2018
Para compreensão da Catalunha e seu processo de independência, acesse os links:
“Catalunha”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catalunha. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Tudo sobre a Catalunha”. Disponível em: https://www.eurodicas.com.br/catalunha/. Acesso em 09 de novembro de 2018
“Entenda a polêmica independência da Catalunha em 4 perguntas”. Dísponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41698708. Acesso em 09 de novembro de 2018
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Para esta etapa, apresente ou realize oralmente o questionamento sobre a importância que o FC Barcelona tem para o povo catalão, e as manifestações constantes desse povo durante os jogos, como demonstra a imagem apresentada, na qual é possível identificar a bandeira da Catalunha.
Links para impressão das imagens:
Para você saber mais:
- Caso queira ter acesso na íntegra a reportagem que ilustra o impacto global do Camp Nou vazio, acesse o link: https://www.fcbarcelona.com.br/clube/noticias/2017-2018/camp-nou-vazio-com-impacto-global. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
- Para entender mais como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã, acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/2265/como-o-time-de-futebol-fc-barcelona-se-relaciona-com-a-cultura-catala. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Logo após, apresente ou realize oralmente os questionamentos:
Quais foram os motivos que levaram o estádio Camp Nou a ficar vazio durante a partida contra Las Palmas, no dia 01/10/2017?
Foi uma questão apenas esportiva? Ou vai além do caráter futebolístico?
Nesse momento, incentive os alunos a entender que o fato de o Camp Nou estar vazio durante a partida entre FC Barcelona e Las Palmas nada tem haver com uma punição futebolística, e sim uma decisão política por parte do FC Barcelona, que pediu para o encontro ser adiado, mas a Liga espanhola, organismo que tutela o futebol profissional na Espanha, não aceitou o pedido alegando não existir razões para adiar o encontro. Diante da negativa da liga, O FC Barcelona decidiu disputar o encontro a portas fechadas, como forma de protesto em favor do referendo de independência da Catalunha, que ocorreu no mesmo dia da partida, 30/10/2017. Destaque que o fato foi noticiado pelo mundo todo, como ilustra a imagem apresentada. Caso necessário, a notícia pode ser visualizada na íntegra no site do clube.
Links para impressão das imagens:
Para você saber mais:
- Caso queira ter acesso na íntegra a reportagem que ilustra o impacto global do Camp Nou vazio, acesse o link: https://www.fcbarcelona.com.br/clube/noticias/2017-2018/camp-nou-vazio-com-impacto-global. Acesso em: 09 de novembro de 2018.
- Para entender mais como o time de futebol FC Barcelona se relaciona com a cultura catalã, acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/2265/como-o-time-de-futebol-fc-barcelona-se-relaciona-com-a-cultura-catala. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Comente com os alunos que, para entender o que de fato aconteceu, irão ler e analisar duas reportagens do dia 01/10/2017 que noticiaram o fato do Camp Nou estar vazio durante a partida entre o FC Barcelona e Las Palmas. O texto 1, “Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha”, relata o fato trazendo informações a partir da decisão do FC Barcelona. Para isso, cita um trecho do depoimento do clube apoiando o exercício do direito democrático e da livre-expressão do povo catalão e depoimentos de jogadores do time. Já o texto 2, “Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa”, é uma reportagem do jornal O Marca, publicação da capital Madri, que foi crítico ao Barcelona no fato, trazendo como destaque o fato de Las Palmas bordar a bandeira da Espanha em seu uniforme, com depoimentos do clube e dos jogadores defendendo a unidade da Espanha. O jornal citou em outras reportagens que o clube tentou suspender a partida em apoio a um “referendo ilegal” e recuou diante de punições que poderiam ser impostas ao time.
Para realização desta etapa, disponibilize cópias das reportagens, disponível neste link:
Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados no slides. Caso não seja possível a projeção, disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:
Ou registre os questionamentos no quadro para registro dos alunos.
Link das reportagens selecionadas:
Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:
https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Orientações:
Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados nos slides e registrem suas respostas em uma folha separada. Caso não seja possível a projeção, registre os questionamentos no quadro ou disponibilize os questionamentos impressos, disponível no link:
Link das reportagens selecionadas:
Texto 1 - Camp Nou de portas fechadas em protesto pela Catalunha. Disponível em:
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2017/10/camp-nou-de-portas-fechadas-em-protesto-pela-catalunha-9920691.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Texto 2- Las Palmas enfrenta Barcelona com bandeira espanhola bordada em sua camisa. Disponível em:
https://www.marca.com/en/football/barcelona/2017/10/01/59d0c35722601da24c8b462d.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Para finalizar a aula, peça a socialização dos alunos sobre os questionamentos da etapa anterior, retornando ao questionamento inicial. Incentive os alunos identificar que o fato está ligado a uma questão política e não uma punição futebolística, por exemplo.
Sistematização
Orientações:
Apresente aos alunos a bandeira "Sim" para promover a votação para a independência da Catalunha no referendo e o significado de referendo de independência.
Para impressão das imagens, utilize o link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nX4MGhvRtWqVyeAPdf5h6CVaCW46KYwnn4n43BsMVhCc9HqbF3q4tnkbDC4R/geo09-03und01-imagens-da-sistematizacao.pdf
Sistematização
Orientações:
Ao final, apresente o Gráfico de Pizza com os resultados obtidos (em porcentagem) do referendo de independência da Catalunha no dia 01/10/1017. Caso não seja possível a projeção e nem a impressão, registre os resultados no quadro em forma de uma tabela simples.
Para impressão do Gráfico - Resultado do Referendo de 01/10/2017 na Catalunha:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer uma minoria étnica específica, o povo catalão, onde esse povo está localizado e como suas manifestações culturais estão presentes no futebol. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará sempre mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Faça uma pesquisa sobre o tema antes da aula, pois esses assuntos costumam sofrer modificações. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Pergunte se conhecem o povo catalão. Caso a resposta seja afirmativa, pergunte o que eles sabem sobre esse povo, como, por exemplo, sua localização, língua, costumes, cultura etc. Pergunte ainda se eles sabem que o povo catalão é considerado uma minoria étnica. Nesse momento, retome brevemente o significado de minoria étnica, ressaltando que o termo está associado a fatores sociais, e não ao número de pessoas que constitui um segmento da sociedade.
Após essa sondagem inicial, localize espacialmente a Catalunha no mapa (disponível aqui). Em seguida, projete o mapa da Espanha com a Catalunha em destaque. Nesse momento, mostre que a região da Catalunha fica na extremidade leste (oriental) da Península Ibérica. Para finalizar, projete a bandeira da Catalunha e a imagem do protesto, com os dizeres: “Somos uma nação”. Nesse momento, destaque que os principais motivos pelos quais o povo catalão requer a sua independência estão relacionados ao fato de defenderem uma identidade própria, diferente do restante do país, e a adoção do catalão como idioma oficial. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Nesta etapa, pergunte aos alunos: "Vocês sabiam que o time de futebol do Barcelona é um símbolo cultural do povo Catalão?". Projete as imagens (disopníveis aqui) das manifestações constantes desse povo durante os jogos. Em uma imagem apresentada, é possível identificar a bandeira da Catalunha. Incentive-os a participar via WhatsApp. A seguir, projete a notícia disponibilizada e pergunte: "Quais foram os motivos que levaram o estádio Camp Nou a ficar vazio durante a partida contra Las Palmas, no dia 1º de outubro de 2017? Foi uma questão apenas esportiva? Ou vai além do caráter futebolístico?". Mais uma vez, escute os alunos pelo WhatsApp. Comente que o referendo de independência da Catalunha ocorreu em 30 de outubro de 2017. Destaque que o fato foi noticiado pelo mundo todo, como ilustra a imagem apresentada. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Para os alunos entenderem todo o contexto, eles lerão duas reportagens, disponíveis aqui, publicadas no dia 1º de outubro de 2017 e que noticiaram o fato de o Camp Nou estar vazio durante a partida entre FC Barcelona e Las Palmas. Em seguida, solicite aos alunos que, em duplas, leiam e realizem uma análise a partir dos questionamentos apresentados nos slides (link acima), e registrem suas respostas em uma folha separada. Tempo estimado: 35 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, peça a socialização dos alunos sobre os questionamentos da etapa anterior, via WhatsApp da turma. Incentive os alunos a identificarem que o fato está ligado a uma questão política e não à punição futebolística, por exemplo. Por fim, apresente aos alunos a bandeira "Sim", usada para promover a votação para a independência da Catalunha no referendo. Compartilhe também o resultado do referendo de independência, disponível aqui. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais assistirem ao documentário sobre a Catalunha disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Relacionar as questões de luta pela igualdade por direitos socioterritoriais com a cultura de massa.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA