Plano de Aula

Plano de aula: Multiculturalidade e Xenofobia

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Nessa aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades. Essa aula possibilita o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha almaço ou folha de caderno destacada para Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

NAIR, Sami. O que está por trás do discurso de ódio. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/07/internacional/1544180778_836431.html>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Dalai Lama: Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA