Plano de Aula

Plano de aula: Multiculturalidade e Xenofobia

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Nessa aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades. Essa aula possibilita o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha almaço ou folha de caderno destacada para Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

NAIR, Sami. O que está por trás do discurso de ódio. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/07/internacional/1544180778_836431.html>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Dalai Lama: Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO