Plano de Aula

Plano de aula: Minorias étnicas: o caso de Jerusalém

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade refere-se a identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A proposta desta aula é uma análise de Jerusalém na perspectiva das manifestações culturais de minorias étnicas, sob a perspectiva de uma cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas: judeus, muçulmanos e cristãos. Portanto, o foco principal desta aula é a religião. Questões que são inerentes a essa região, como a criação do Estado de Israel em 1947, o conflito de 1967, quando Israel tomou pela força a Cisjordânia, ou então em 2005, quando Israel saiu da Faixa de Gaza não são temas desta aula.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização de Jerusalém ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som (para exibição do vídeo sugerido na Estação de Aprendizagem 4).

Material complementar:

Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yRwdEyP37Ck8HJ5zFbuvZkjzTdjaDPfpmBNNpjvEDRf4cMqNzhEtPShg8H7/imagens-para-contextualizacao.pdf

Imagens para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zk3waf9Km47W3GWQuK7Wx36mF8RgpQn7KjM5wbCg7CghSH5G57AuZgtpeTyr/material-para-acao-propositiva.pdf

Material para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t2sUfX8dUP9JyExcAP85ZJ84KRAXBx7Jr9nm5jEtXzEdKwRHkb2tdPzpcYtp/imagens-para-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

“Jerusalém em Israel e na Cisjordânia”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m#/media/File:Jerusalem_WBIL.jpg. Acesso em 21 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

SOUSA, Rafaela. "Jerusalém"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jerusalem.htm. Acesso em 21 de novembro de 2018.

A história de Jerusalém, cidade sagrada que nunca encontrou a paz. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/blogs/Maquina-do-Tempo/noticia/2017/12/historia-de-jerusalem-cidade-sagrada-que-nunca-encontrou-paz.html. Acesso em 23 de novembro de 2018.

Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Jerusalém - Uma cidade sem igual. Disponível em: https://www.chamada.com.br/mensagens/jerusalem_sem_igual.html. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Conhecendo o Muro das Lamentações e Domo da Rocha. Disponível em: http://www.maiorviagem.net/muro-das-lamentacoes-domo-da-rocha/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Quais são os locais sagrados de Jerusalém? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-locais-sagrados-de-jerusalem/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.

Santo Sepulcro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Sepulcro. Acesso em 22 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 4 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer um pouco da cidade Jerusalém na perspectiva da multiculturalidade, já que a cidade é um símbolo religioso para as três principais religiões monoteísta: judeus, muçulmanos e católicos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO