Imagens para Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Minorias étnicas: o caso de Jerusalém
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade refere-se a identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A proposta desta aula é uma análise de Jerusalém na perspectiva das manifestações culturais de minorias étnicas, sob a perspectiva de uma cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas: judeus, muçulmanos e cristãos. Portanto, o foco principal desta aula é a religião. Questões que são inerentes a essa região, como a criação do Estado de Israel em 1947, o conflito de 1967, quando Israel tomou pela força a Cisjordânia, ou então em 2005, quando Israel saiu da Faixa de Gaza não são temas desta aula.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização de Jerusalém ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som (para exibição do vídeo sugerido na Estação de Aprendizagem 4).
Material complementar:
Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yRwdEyP37Ck8HJ5zFbuvZkjzTdjaDPfpmBNNpjvEDRf4cMqNzhEtPShg8H7/imagens-para-contextualizacao.pdf
Imagens para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zk3waf9Km47W3GWQuK7Wx36mF8RgpQn7KjM5wbCg7CghSH5G57AuZgtpeTyr/material-para-acao-propositiva.pdf
Material para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t2sUfX8dUP9JyExcAP85ZJ84KRAXBx7Jr9nm5jEtXzEdKwRHkb2tdPzpcYtp/imagens-para-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
“Jerusalém em Israel e na Cisjordânia”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m#/media/File:Jerusalem_WBIL.jpg. Acesso em 21 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
SOUSA, Rafaela. "Jerusalém"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jerusalem.htm. Acesso em 21 de novembro de 2018.
A história de Jerusalém, cidade sagrada que nunca encontrou a paz. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/blogs/Maquina-do-Tempo/noticia/2017/12/historia-de-jerusalem-cidade-sagrada-que-nunca-encontrou-paz.html. Acesso em 23 de novembro de 2018.
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Jerusalém - Uma cidade sem igual. Disponível em: https://www.chamada.com.br/mensagens/jerusalem_sem_igual.html. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Conhecendo o Muro das Lamentações e Domo da Rocha. Disponível em: http://www.maiorviagem.net/muro-das-lamentacoes-domo-da-rocha/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Quais são os locais sagrados de Jerusalém? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-locais-sagrados-de-jerusalem/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Santo Sepulcro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Sepulcro. Acesso em 22 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 4 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer um pouco da cidade Jerusalém na perspectiva da multiculturalidade, já que a cidade é um símbolo religioso para as três principais religiões monoteísta: judeus, muçulmanos e católicos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO