Imagens para Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Minorias étnicas: o caso de Jerusalém
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade refere-se a identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural em escala mundial. A proposta desta aula é uma análise de Jerusalém na perspectiva das manifestações culturais de minorias étnicas, sob a perspectiva de uma cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas: judeus, muçulmanos e cristãos. Portanto, o foco principal desta aula é a religião. Questões que são inerentes a essa região, como a criação do Estado de Israel em 1947, o conflito de 1967, quando Israel tomou pela força a Cisjordânia, ou então em 2005, quando Israel saiu da Faixa de Gaza não são temas desta aula.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, Mapa com localização de Jerusalém ou Mapa-Múndi para realizar a Contextualização, Notebook e caixa de som (para exibição do vídeo sugerido na Estação de Aprendizagem 4).
Material complementar:
Imagens para Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2yRwdEyP37Ck8HJ5zFbuvZkjzTdjaDPfpmBNNpjvEDRf4cMqNzhEtPShg8H7/imagens-para-contextualizacao.pdf
Imagens para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zk3waf9Km47W3GWQuK7Wx36mF8RgpQn7KjM5wbCg7CghSH5G57AuZgtpeTyr/material-para-acao-propositiva.pdf
Material para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t2sUfX8dUP9JyExcAP85ZJ84KRAXBx7Jr9nm5jEtXzEdKwRHkb2tdPzpcYtp/imagens-para-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
“Jerusalém em Israel e na Cisjordânia”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m#/media/File:Jerusalem_WBIL.jpg. Acesso em 21 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
SOUSA, Rafaela. "Jerusalém"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jerusalem.htm. Acesso em 21 de novembro de 2018.
A história de Jerusalém, cidade sagrada que nunca encontrou a paz. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/blogs/Maquina-do-Tempo/noticia/2017/12/historia-de-jerusalem-cidade-sagrada-que-nunca-encontrou-paz.html. Acesso em 23 de novembro de 2018.
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Jerusalém - Uma cidade sem igual. Disponível em: https://www.chamada.com.br/mensagens/jerusalem_sem_igual.html. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Conhecendo o Muro das Lamentações e Domo da Rocha. Disponível em: http://www.maiorviagem.net/muro-das-lamentacoes-domo-da-rocha/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Quais são os locais sagrados de Jerusalém? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-locais-sagrados-de-jerusalem/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Santo Sepulcro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Sepulcro. Acesso em 22 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para a execução desta aula é necessário uma preparação prévia, como a disposição da sala de aula em Estações de Aprendizagem e o agrupamento dos alunos em 4 grupos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer um pouco da cidade Jerusalém na perspectiva da multiculturalidade, já que a cidade é um símbolo religioso para as três principais religiões monoteísta: judeus, muçulmanos e católicos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Neste momento, mostre o mapa de localização de Jerusalém. Informe que ela está localizada no oeste do continente asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, na extremidade de um planalto, funcionando como um ponto de encontro de três continentes: Ásia, África e Europa. Explique aos alunos que ela está dividida em duas porções: uma porção oriental, que representa a parte leste, atualmente sob o domínio de Israel, mas reivindicada pelos palestinos como capital; e uma porção ocidental, que é a porção da cidade que permaneceu sob controle de Israel após a guerra árabe-israelense.
Considere que foco principal desta aula é a religião e as minorias étnicas e religiosas. Questões que são inerentes a essa região, como a criação do Estado de Israel em 1947, o conflito de 1967 quando Israel tomou pela força a Cisjordânia, ou então em 2005, quando Israel saiu da Faixa de Gaza, não são temas desta aula.
Caso não seja possível projetar o mapa, utilize o Mapa-Múndi Político ou Atlas Escolares para realizar esse estudo com os alunos.
Caso prefira realizar cópia do mapa apresentado utilize o seguinte link:
Link do Mapa:
“Jerusalém em Israel e na Cisjordânia”. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jerusal%C3%A9m#/media/File:Jerusalem_WBIL.jpg. Acesso em 21 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
SOUSA, Rafaela. "Jerusalém"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jerusalem.htm. Acesso em 21 de novembro de 2018.
A história de Jerusalém, cidade sagrada que nunca encontrou a paz. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/blogs/Maquina-do-Tempo/noticia/2017/12/historia-de-jerusalem-cidade-sagrada-que-nunca-encontrou-paz.html. Acesso em 23 de novembro de 2018.
Contextualização
Orientações: Após a localização geográfica, apresente as informações contidas no quadro, destacando o significado da palavra Jerusalém (em hebraico, Cidade da Paz e em árabe, A Sagrada), retomando a ideia de local sagrado e de paz. Apresente também os dados populacionais e o perfil religioso da população, destacando a multiculturalidade e a presença dos três povos que a consideram uma cidade sagrada. É, portanto, importante salientar a importância do turismo religioso de Jerusalém, que recebe pessoas do mundo todo diariamente. Caso a projeção não seja possível, registre no quadro as informações contidas no slide e em seguida converse com os alunos a respeito dos aspectos apresentados.
Para você saber mais:
SOUSA, Rafaela. "Jerusalém"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/jerusalem.htm. Acesso em 21 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Logo após a contextualização da cidade de Jerusalém, apresente aos alunos o questionamento presente no slide. Caso não seja possível a projeção, realize-o oralmente. A proposta neste momento é instigar os alunos a refletirem sobre a importância, sobretudo religiosa, que Jerusalém tem para os judeus, muçulmanos e católicos por apresentarem locais sagrados para essas religiões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações: Nesta etapa, inicie a conversa propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir de sua mediação. Para isso, mostre a imagem de Jerusalém como forma de apresentar a cidade para eles. Nesse momento, não se atenha a explicar detalhes das imagens, os monumentos e lugares presentes, pois isso será apresentado aos alunos durante as Estações de Aprendizagem. É importante que haja uma conversa prévia com os alunos de como a atividade será desenvolvida e realizar alguns combinados para seu sucesso, como, por exemplo, a divisão da sala em Estações e os critérios de agrupamento.
Para você saber mais:
Rotação por estações de aprendizagem. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Jerusalém - Uma cidade sem igual. Disponível em: https://www.chamada.com.br/mensagens/jerusalem_sem_igual.html. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Conhecendo o Muro das Lamentações e Domo da Rocha. Disponível em: http://www.maiorviagem.net/muro-das-lamentacoes-domo-da-rocha/. Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Quais são os locais sagrados de Jerusalém? Disponivel em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-locais-sagrados-de-jerusalem/. Acesso em : 22 de novembro de 2018.
Santo Sepulcro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Sepulcro. Acesso em 22 de novembro de 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão estar agrupados em 4 grupos para percorrer as Estações de Aprendizagem, previamente montadas na sala de aula. Caso sua sala seja numerosa, você poderá dividi-los em mais grupos, assegurando que todos passassem por todas as estações. Caso prefira, você pode formar os grupos e realizar as rotações dos materiais ao invés de realizar a rotação dos alunos.
Para realização das Estações de Aprendizagem, disponibilize os materiais a serem utilizados em cada estação e o Roteiro de Análise das Estações de Aprendizagem, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t2sUfX8dUP9JyExcAP85ZJ84KRAXBx7Jr9nm5jEtXzEdKwRHkb2tdPzpcYtp/imagens-para-acao-propositiva.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Em cada Estação de Aprendizagem os alunos irão observar aspectos distintos de Jerusalém:
Na estação 1 - Os alunos deverão realizar uma análise de uma imagem que retrata o Muro das Lamentações e um pequeno fragmento explicativo sobre ele. A ideia é que eles retirem informações principais a partir das perguntas presentes no roteiro de análise, ou seja, identificar o Muro das Lamentações como lugar sagrado para o povo judeu.
Na estação 2 - Os alunos terão que identificar na imagem e no fragmento apresentados a importância do Domo da Rocha aos muçulmanos.
Na estação 3 - Os alunos terão que identificar na imagem e fragmento apresentados a importância da Basílica do Santo Sepulcro aos cristãos.
Na estação 4 - Você deverá disponibilizar um computador ou notebook para que os alunos assistam trechos do vídeo de aproximadamente 7 min. A seleção do trechos a serem exibidos aos alunos deverá contemplar a compreensão dos questionamentos propostos. Nesse vídeo, os alunos deverão identificar a posição do atual do presidente norte-americano Donald Trump em assumir Jerusalém como capital de Israel e os conflitos políticos envolvendo a disputa de Jerusalém entre Israel e Palestina. A proposta nesse momento é que o aluno compreenda, de forma simples, com uso da tecnologia, as disputas entre Israel e Palestina por Jerusalém.
Seria de suma importância que ao menos uma das paradas utilizasse a tecnologia digital, mas, caso não seja possível, substitua o vídeo por um texto explicativo com a mesma abordagem do vídeo.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Para finalizar e sistematizar as informações aprendidas nas Estações de Aprendizagem, retome o questionamento: Para quem Jerusalém é importante e por quê? Neste momento, a proposta é uma socialização coletiva dos grupos, compreendendo que Jerusalém é uma cidade multicultural. Para isso, eles podem associar aos lugares sagrados apresentados e seus povos: o Muro das Lamentações e os judeus, o Domo da Rocha e os muçulmanos, a Basílica do Santo Sepulcro e os cristãos. Podem ainda relacionar com o contexto de formação e os aspectos relatados no vídeo apresentado, como a disputa entre Israel e Palestina por Jerusalém.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo desta aula é identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, compreendendo sua multiplicidade no espaço geográfico. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Faça uma pesquisa sobre o tema antes da aula, pois esses assuntos costumam sofrer modificações. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a cidadania estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Neste momento, mostre o mapa com a localização de Jerusalém, disponível aqui. Explique aos alunos que ela está dividida em duas porções: uma porção oriental, que representa a parte leste, atualmente sob o domínio de Israel, mas reivindicada pelos palestinos como capital, e uma porção ocidental, que é a porção da cidade que permaneceu sob o controle de Israel após a guerra árabe-israelense. Após a localização geográfica, apresente as informações contidas no quadro (link acima), destacando o significado da palavra Jerusalém (em hebraico, Cidade da Paz, e, em árabe, A Sagrada), retomando a ideia de local sagrado e de paz. Apresente também os dados populacionais e o perfil religioso da população, destacando a multiculturalidade e a presença dos três povos que a consideram uma cidade sagrada. É, portanto, importante salientar a importância do turismo religioso de Jerusalém, que recebe diariamente pessoas do mundo todo. Tempo estimado: 10 minutos.
Problematização
Logo após a contextualização da cidade de Jerusalém, apresente aos alunos o questionamento: "Jerusalém é mais que uma simples cidade, pois representa um pluralismo religioso muito grande. Afinal, para quem Jerusalém é importante e por quê?". A proposta neste momento é instigar os alunos a refletirem sobre a importância, sobretudo religiosa, que Jerusalém tem para os judeus, muçulmanos e católicos, por apresentar um local sagrado. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Nesta etapa, grave um áudio e inicie a conversa propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir de sua mediação. Para isso, mostre a imagem de Jerusalém (disponível aqui) como forma de apresentar a cidade para eles. Nesta etapa, os alunos deverão estar agrupados em 4 grupos, e os materiais para a ação propositiva (disponíveis aqui) devem rotacionar por cada grupo.
Estação 1 - Os alunos deverão realizar uma análise de uma imagem que retrata o Muro das Lamentações e um pequeno fragmento explicativo sobre ele. A ideia é que eles retirem informações principais a partir das perguntas presentes no roteiro de análise, ou seja, identifiquem o Muro das Lamentações como lugar sagrado para o povo judeu.
Estação 2 - Os alunos terão que identificar a importância do Domo da Rocha para os muçulmanos.
Estação 3 - Os alunos terão que identificar a importância da Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos.
Estação 4 - Os alunos irão assistir a um vídeo de 7 minutos. Nesse vídeo, eles devem identificar a posição do ex-presidente norte-americano Donald Trump ao assumir Jerusalém como capital de Israel, e os conflitos políticos envolvendo a disputa de Jerusalém entre Israel e Palestina. A proposta nesse momento é que os alunos compreendam, de forma simples, com o uso da tecnologia, as disputas entre Israel e Palestina por Jerusalém. Solicite que todos os grupos compartilhem suas produções via WhatsApp. Tempo estimado: 45 minutos.
Sistematização
Para finalizar e sistematizar as informações aprendidas nas Estações de Aprendizagem, retome o questionamento: "Para quem Jerusalém é importante e por quê?". Nesse momento, a proposta é uma socialização coletiva dos grupos, compreendendo que Jerusalém é uma cidade multicultural. Para isso, eles podem associar os lugares sagrados apresentados a seus povos: o Muro das Lamentações e os judeus; o Domo da Rocha e os muçulmanos; a Basílica do Santo Sepulcro e os cristãos. Podem ainda relacionar a cidade com o contexto de formação e os aspectos relatados no vídeo apresentado, como a disputa entre Israel e Palestina por Jerusalém. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo sobre Jerusalém disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar as diferentes manifestações culturais de minorias étnicas, compreendendo a multiplicidade no espaço geográfico.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.