GEO9_03UND03 - Imagem para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Minorias étnicas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, referente ao menor grupo da sociedade, mas sim a uma situação de desvantagem social.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha sulfite ou cartolina para elaboração do mapa temático, cópia do texto de apoio sugerido na Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagem para Contextualização:
Imagem para Ação Propositiva:
Imagem para Sistematização:
Texto de Apoio da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Para compreensão do termo minoria associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link.
O que são minorias? Politize. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov 2018.
Mapas Conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento, criados a partir de uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo). Mais informações, disponíveis em:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los:
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Contextos prévios:
Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, mas sim do ponto de vista qualitativo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO