GEO9_03UND03 - Imagem para Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Minorias étnicas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, referente ao menor grupo da sociedade, mas sim a uma situação de desvantagem social.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha sulfite ou cartolina para elaboração do mapa temático, cópia do texto de apoio sugerido na Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagem para Contextualização:
Imagem para Ação Propositiva:
Imagem para Sistematização:
Texto de Apoio da Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Para compreensão do termo minoria associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link.
O que são minorias? Politize. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov 2018.
Mapas Conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento, criados a partir de uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo). Mais informações, disponíveis em:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los:
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Contextos prévios:
Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, mas sim do ponto de vista qualitativo.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Neste momento, projete aos alunos o significado da palavra minoria no dicionário Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Leia com eles os três significados presentes na imagem apresentada. É importante que neste momento, não realize nenhuma intervenção ou explicação, no intuito de esclarecer ou explicar os significados apresentados, pois isso será realizado na etapa seguinte.
Caso não seja possível a projeção dos slides, registre o significado no quadro ou leia para os alunos os significados presentes no dicionário. Caso prefira a impressão da imagem, acesse o link:
Imagem para Contextualização:
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento, realize uma reflexão com os alunos a partir dos questionamentos propostos. A intencionalidade é instigá-los a pensar no significado de minorias, no aspecto qualitativo, representado no item 3 do dicionário, que relaciona minorias a uma relação de dominação de um grupo sobre outro, de acordo com alguns aspectos, como por exemplo, religioso ou étnico.
Na questão seguinte, é importante que os alunos consigam perceber as minorias presentes no seu espaço de vivência, ou seja, no contexto brasileiro, como por exemplo, as populações negras, LGBT, de mulheres, entre outras.
Ao indagá-los sobre os aspectos que podem definir uma minoria, é importante que eles estabeleçam essa relação de dominação entre uma classe sobre a outra, como a população negra, etnias, LGBT, que sofrem preconceito e discriminação. Por fim, estimule os alunos a relacionar as minorias no contexto mundial, associando aos aspectos considerados para sua definição, como por exemplo, os bascos e catalães na Europa ou os palestinos e curdos na Ásia.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Inicie a conversa com os alunos agrupados, de 4 a 5 alunos, propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir da construção de um mapa conceitual, apoiada na leitura e trabalho colaborativo dos alunos. É importante que haja uma conversa prévia com os alunos de como a atividade será desenvolvida e realizar alguns combinados para o sucesso da atividade sugerida. Como por exemplo, a elaboração de um mapa conceitual.
Para você saber mais:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?
Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).
Para você saber mais:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Antes dos alunos iniciarem a atividade, projete o modelo de mapa conceitual a partir da pergunta focal: Como o chocolate é fabricado?
Mostrando as proposições escolhidas e os termos de ligações utilizados para chegar no conceito final. Caso não seja possível projetar o slide, desenhe o mapa conceitual no quadro, explicando os componentes estruturantes desse organizador gráfico. Para impressão, acesse o link:
Imagem para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Ação Propositiva
Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?
Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).
Para você saber mais:
Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.
NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para sistematizar a aula, projete aos alunos o slide que retrata pessoas de várias etnias, mostrando a multiplicidade cultural na escala mundial, promovendo uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Por fim, apresente aos alunos a preocupação com os direitos das minorias, como os instrumentos promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre essa temática, como por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que dispõe que “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, assim estabelecendo a igualdade formal e os direitos fundamentais para todas as pessoas.
Caso seja necessário a impressão da imagem apresentada, acesse o link:
Imagem para Sistematização:
Sistematização
Orientações: Para encerrar, leia com os alunos o trecho da Declaração dos Direitos das Pessoas pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, de 1992 da ONU, no qual garante que pessoas pertencentes a minorias nacionais, étnicas, religiosas e linguísticas têm o direito de desfrutar de sua própria cultura, de professar e praticar sua própria religião, de fazer uso de seu idioma próprio, em ambientes privados ou públicos, livremente e sem interferência de nenhuma forma de discriminação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
Comente com os alunos que o objetivo é compreender o significado de minorías étnicas relativizando o termo minoria. Acesse o Plano de Aula, onde você encontrará mais referências e conteúdos para organizar esta aula. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Neste momento, envie aos alunos o significado da palavra minoria no dicionário Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, disponível aqui. Grave um áudio lendo os três significados presentes na imagem apresentada. É importante que nesse momento você não realize nenhuma intervenção ou dê explicação no intuito de esclarecer os significados apresentados, o que será realizado na etapa seguinte. Tempo estimado: 5 minutos.
Problematização
Grave um áudio com os questionamentos presentes no slide desta etapa, disponível aqui. Realize uma reflexão com os alunos a partir dos questionamentos propostos. A intenção é instigá-los a pensar a respeito do significado de minorias a partir do aspecto qualitativo, representado no item 3 do dicionário, que relaciona minorias a uma relação de dominação de um grupo sobre outro, de acordo com alguns aspectos, como, por exemplo, religioso ou étnico. Tempo estimado: 10 minutos.
Ação propositiva
Explique aos alunos, por meio de um áudio, que eles serão agrupados em equipes de 4 ou 5 alunos. A ideia é um aprendizado em conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir da construção de um mapa conceitual, apoiada na leitura e no trabalho colaborativo entre os alunos. É importante que haja uma conversa prévia a respeito de como a atividade será desenvolvida, além de realizar alguns combinados para o sucesso da atividade sugerida. Professor, envie-lhes a imagem disponível aqui, um exemplo de mapa conceitual. Os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio, disponível aqui. Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder à pergunta focal: "O que são minorias?". Para isso, deverão criar uma ou mais proposições, com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo). Fique à disposição dos alunos para responder às dúvidas via WhatsApp, e incentive-os a ajudarem os amigos também. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Para finalizar, solicite que todos enviem seus mapas conceituais no grupo. Faça comentários a respeito das produções pelo WhatsApp. Compartilhe com eles a imagem disponível aqui, que retrata pessoas de várias etnias, mostrando a multiplicidade cultural em escala mundial, a fim de promover uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Por fim, apresente aos alunos a preocupação com os direitos das minorias, como os instrumentos promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem a reportagem que aborda o caso de uma minoria, a árabe, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender o significado de minorías étnicas, relativizando o termo de minoria.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.