_GEO9_03UND04 - Material para Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Minorias étnicas na Eurásia e Oceania
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Defesa da importância da multiculturalidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Nessa aula será possível identificar e localizar alguns grupos étnicos da Eurásia e Oceania, através de uma desafio proposto aos alunos, utilizando para isso o protagonismo dos alunos e ludicidade. Nessa aula, poderá trabalhar aspectos relacionados a outras habilidades do 9º ano do Ensino Fundamental previstas na BNCC, como por exemplo, a habilidade EF09GE04, que relaciona as paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. Ao trabalhar o papel da ONU, da Comissão dos Direitos Humanos e da Subcomissão para Preservação de Discriminação e Proteção das Minorias estará contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF09GE06, que prevê a associação o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, mostrando aos alunos a importância da ONU em relação aos acontecimentos nestas regiões. Por fim, possibilita o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, sobretudo os conflitos no Oriente Médio.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, canetinhas ou pincel atômico, folha sulfite, envelope, tesoura, fita crepe, cola, cartolina ou papel kraft para elaboração do dossiê, celular com acesso a internet para pesquisa dos alunos (caso não seja possível o uso dessa tecnologia realize um trabalho de pesquisa com os alunos que podem ser feito em aulas anteriores ou como lição de casa).
Material complementar:
Material para elaboração do Dossiê na Ação propositiva, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BrBnnA6W6PaRGkMPUCmzxFgj8VqBFRctkbX4ecZbTk8nGW4ZzVebGQVEvRBS/geo9-03und04-material-para-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Para compreensão do termo minoria associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link.
ENRICONI, Louise. O que são minorias? Politize! Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov. 2018.
Minorias étnicas na Europa: A Europa possui mais de 50 países, sendo que dois deles também pertence ao Continente Asiático (Turquia e Rússia). Esse continente é marcado por disputas territoriais e reivindicações de independência, como é caso de povos que buscam a formação de seus próprios países, por exemplo, povo Catalão, bascos, entre outros. Para saber mais sobre a minorias europeias, acesse os links:
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/continentes_e_paises/aulas/europa_aspectos_humanos. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://pt.euronews.com/2018/04/04/minorias-europeias-querem-direitos-comuns. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/regionais/santilli_minorias_sist_regionais_dh.pdf. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/879/1/Ana%20Isabel%20Xavier.pdf. Acesso em: 10 de março de 2019.
Minorias na Ásia: O continente asiático também é marcado pela presença de minorias étnicas, que buscam independência e instalação de novos países, como os palestinos, que reivindicam a criação da Palestina, por exemplo.
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/conflitos-etnicos-na-asia.html. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/continente-asiatico. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Asia/content5.php. Acesso em: 10 de março de 2019.
Povos do Pacífico: Para compreender mais sobre o povo oceânico, sobretudos os povo nativos, denominados de maoris e aborígenes. É importante, considerar que foram dizimados por conta dos conflitos com os colonizadores e doenças trazidas por eles. As atividades econômicas como agropecuária e mineração expulsaram essa parcela da população de seus territórios. Os maoris são apenas 10% da população neozelandesa hoje e os aborígenes, apenas 3% da população australiana. Para saber mais acesse os links:
https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://www.jornalocontinente.jex.com.br/jornal+da+oceania/povos+do+pacifico+-+oceania+melanesia+micronesia+e+polinesia. Acesso em: 10 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população, sociedade e minorias étnicas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles serão desafiados a produzir um dossiê de algumas minorias étnicas da Eurásia e Oceania, pois farão parte de uma Comissão da ONU.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trabalhar com minorias presentes no seu município ou região, como por exemplo, quilombolas, populações ribeirinhas, ciganos, entre outros.
Para você saber mais:
Minorias étnicas na Europa: A Europa possui mais de 50 países, sendo que dois deles também pertence ao Continente Asiático (Turquia e Rússia). Esse continente é marcado por disputas territoriais e reivindicações de independência, como é caso de povos que buscam a formação de seus próprios países, por exemplo, povo Catalão, bascos, entre outros. Para saber mais sobre a minorias europeias, acesse os links:
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/continentes_e_paises/aulas/europa_aspectos_humanos. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://pt.euronews.com/2018/04/04/minorias-europeias-querem-direitos-comuns. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/regionais/santilli_minorias_sist_regionais_dh.pdf. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/879/1/Ana%20Isabel%20Xavier.pdf. Acesso em: 10 de março de 2019.
Minorias na Ásia: O continente asiático também é marcado pela presença de minorias étnicas, que buscam independência e instalação de novos países, como os palestinos, que reivindicam a criação da Palestina, por exemplo.
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/conflitos-etnicos-na-asia.html. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/continente-asiatico. Acesso em: 10 de março de 2019.
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/Asia/content5.php. Acesso em: 10 de março de 2019.
Povos do Pacífico: Para compreender mais sobre o povo oceânico, sobretudos os povo nativos, denominados de maoris e aborígenes. É importante, considerar que foram dizimados por conta dos conflitos com os colonizadores e doenças trazidas por eles. As atividades econômicas como agropecuária e mineração expulsaram essa parcela da população de seus territórios. Os maoris são apenas 10% da população neozelandesa hoje e os aborígenes, apenas 3% da população australiana. Para saber mais acesse os links:
https://www.infoescola.com/geografia/populacao-da-oceania/. Acesso em: 10 de março de 2019.
http://www.jornalocontinente.jex.com.br/jornal+da+oceania/povos+do+pacifico+-+oceania+melanesia+micronesia+e+polinesia. Acesso em: 10 de março de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população, sociedade e o termo minoria étnica, pois nesta aula o objetivo que os alunos consigam identificar algumas minorias étnicas, sem o aprofundamento do significado do termo.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento, desafie os alunos a participarem de uma missão que tem como objetivo elaborar um dossiê de algumas minorias étnicas da Eurásia e Oceania, pois farão parte de uma comissão da ONU. Explique aos alunos que um dossiê consiste na coleção de documentos que contém papéis relativos a um determinado assunto e que a ONU, em particular a Comissão dos Direitos Humanos e a Subcomissão para Preservação de Discriminações e Proteção das Minorias, são órgãos internacionais responsáveis por promover e proteger as pessoas pertencentes à grupos minoritários.
Leitura critica
, assim como sugestões de materiais para serem apresentados aos alunos nas etapas de contextualização e problematização.
Para saber mais:
Curdos:
Caxemires:
Aborígenes:
Bascos:
Contextualização
Orientações: Neste momento, desafie os alunos a participarem de uma missão que tem como objetivo elaborar um dossiê de algumas minorias étnicas da Eurásia e Oceania, pois farão parte de uma comissão da ONU. Explique aos alunos que um dossiê consiste na coleção de documentos que contém papéis relativos a um determinado assunto e que a ONU, em particular a Comissão dos Direitos Humanos e a Subcomissão para Preservação de Discriminações e Proteção das Minorias são órgãos internacionais responsáveis por promover e proteger as pessoas pertencentes à grupos minoritários.
Contextualização
Orientações: Neste momento, apresente o contexto dessa aula e as minorias priorizadas nessa aula, sendo elas: curdos, caxemires, aborígenes e bascos. O momento é inicial, portanto, não aprofunde na explicação de cada povo, pois isso será trabalhado na etapa da Ação Propositiva da aula.
Para saber mais:
Curdos: maioria dessa minoria do Oriente Médio. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://www.todamateria.com.br/curdos/. Acesso em: 09 jan. 2019.
Caxemires: É um povo do norte do subcontinente indiano etnicamente proveniente da miscigenação de povos indo-europeus com os povos locais. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://www.infoescola.com/historia/o-territorio-da-caxemira. Acesso em: 09 jan. 2019.
Aborígenes:população nativa da Austrália. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm>. Acesso em: 10 jan. 2019.
Bascos: ovo vive entre a Espanha e a França,povo que aspira conquistar seu território para colocar em prática sua cultura, seus costumes e não viver subordinado ao governo do país que habitam. Para saber mais, acesse o link disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/povo-basco.html. Acesso em: 10 jan 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento, realize uma reflexão com os alunos a partir da imagem e dos questionamentos propostos. A intencionalidade é problematizar o assunto abordado na aula. É importante nesse momento retomar o significado de minorias, não no aspecto quantitativo, mas sim no aspecto qualitativo que relaciona minorias a uma relação de dominação de um grupo sobre outro, de acordo com alguns aspectos, como por exemplo, religioso ou étnico. Para isso, apresente aos alunos a imagem que retrata pessoas de várias etnias, mostrando a multiplicidade cultural na escala mundial, promovendo uma reflexão sobre o respeito às diferenças e a preocupação com os direitos das minorias, por parte de Órgãos Internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas) que estabelece na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, assim estabelecendo a igualdade formal e os direitos fundamentais para todas as pessoas. Nesse momento ainda, estimule os alunos identificar minorias presentes no seu espaço de vivência, ou seja, no contexto brasileiro, como por exemplo, as populações negra, LGBT, de mulheres, grupos indígenas, quilombolas, entre outras. Além disso, discuta os principais características de uma minoria, bem como os preconceitos e discriminação que esses grupos sofrem, fazendo-se necessário a atuação dos órgãos internacionais para garantir os direitos dessas pessoas.
Para você saber mais:
ENRICONI, Louise. O que são minorias? Politize! Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov. 2018.
Problematização
Orientações: Nesse momento lance questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca das minorias, sua definição e a localização e/ ou concentração desses povos. Espera-se que os alunos consigam relacionar esse grupo de pessoas aos fatores sociais, políticos e culturais que pertencem e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Esse momento, é hora da mão na massa! Proponha aos alunos o desafio dessa aula, que deverão estar agrupados de 4 a 5 alunos. Inicie informando o tempo que terão para desenvolver a atividade, 25 minutos. Em seguida, oriente os alunos que poderão utilizar o celular conectado na internet, como fonte de pesquisa. Caso não seja possível a utilização dessa tecnologia, realize em aulas anteriores um trabalho de pesquisa que contemplem os itens solicitados no desafio ou proponha como lição de casa, no qual os registros obtidos na pesquisa serão utilizados nessa aula.
Ação Propositiva
Orientações: Nesse momento entregue para cada grupo um envelope contendo as informações para a elaboração e organização do dossiê e os materiais necessários, como cartolina ou papel kraft e fita crepe. Oriente os alunos a confeccionarem seu dossiê fixando as informações com fita crepe, pois caso precise rever ou corrigir alguma informação é possível com a fita crepe. Portanto, não devem nesse momento utilizar cola.
Para essa atividade, imprima e recorte as informações contidas no Material Complementar e separe em um envelope (um por grupo), disponível no link:
Ação Propositiva
Orientações: Apresente os itens necessários para elaboração do Dossiê. Esclareça que no envelope contém informações desconexas de 04 minorias étnicas da Eurásia e Oceania que devem ser organizadas. Para isso, os alunos deverão utilizar o celular como fonte de pesquisa, ou caso não seja possível o uso dessa tecnologia, os alunos podem utilizar o relatório produzido em trabalho de pesquisa anterior.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Proponha a socialização coletiva dos grupos. Nesse momento, é importante que promova a participação e colaboração dos demais alunos sobre os resultados apresentados, no caso, cada grupo pode apresentar a sistematização de uma minoria étnica. Oriente os grupos que caso precise de alguma correção em seus dossiês que façam neste momento. Para finalizar, sugira a exposição dos trabalhos desenvolvidos na sala ou em um espaço da sua escola.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_03UND04
Ferramentas sugeridas
- WhatsApp
- Acesso à internet
- Google Meet
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é Identificar e localizar os grupos étnicos considerados minorias, em escala mundial. É recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Grave um áudio e, desafie os alunos a participarem de uma missão que tem como objetivo elaborar um dossiê de algumas minorias étnicas da Eurásia e Oceania, pois farão parte de uma comissão da ONU. Explique aos alunos que um dossiê consiste na coleção de documentos que contém papéis relativos a um determinado assunto e que a ONU, em particular a Comissão dos Direitos Humanos e a Subcomissão para Preservação de Discriminações e Proteção das Minorias, são órgãos internacionais responsáveis por promover e proteger as pessoas pertencentes à grupos minoritários. Comente que as minorias priorizadas nessa aula, serão: curdos, caxemires, aborígenes e bascos. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Neste momento, realize uma reflexão com os alunos a partir da imagem (https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5200/minorias-etnicas-na-eurasia-e-oceania#atividade-problematizacao) que retrata pessoas de diversas etnias mostrando a multiplicidade cultural na escala mundial, promovendo uma reflexão sobre o respeito às diferenças e a preocupação com os direitos das minorias, por parte de Órgãos Internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas). Diante de um mundo repleto de diversidades, com culturas, credos, costumes e hábitos distintos, como identificar minorias étnicas? Afinal, quem são essas minorias? Onde estão localizadas e/ou concentradas? Por que são consideradas minorias? Tempo estimado 10 minutos.
Ação propositiva
Esse momento, é hora da mão na massa! Proponha aos alunos o desafio dessa aula, que deverão estar agrupados de 4 a 5 alunos. Em seguida, oriente os alunos a se organizarem e fazerem uma pesquisa. Eles podem usar o Hangout ou Google Meet, para este momento. Eles precisam criar um Dossiê de quatro minorias étnicas na Eurásia e na Oceania. Para isto eles vão receber um envelope (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BrBnnA6W6PaRGkMPUCmzxFgj8VqBFRctkbX4ecZbTk8nGW4ZzVebGQVEvRBS/geo9-03und04-material-para-acao-propositiva.pdf) contendo as informações para a elaboração e organização do dossiê e os materiais necessários. entretanto, estas informações estarão misturadas e desconexas, cabendo a vocês a organizarem as informações por minorias étnicas. O Dossiê deverá conter: Nome das minorias étnicas; País ou região de concentração; Mapa de localização; Imagem ilustrativa; e uma breve descrição da minoria étnica. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Proponha a socialização coletiva dos grupos através do WhatsApp da classe. Nesse momento, é importante que promova a participação e colaboração dos demais alunos sobre os resultados apresentados, no caso, cada grupo pode apresentar a sistematização de uma minoria étnica. Oriente os grupos que caso precise de alguma correção em seus dossiês que façam neste momento. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre minorias étnicas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Auy17MHePU. Acesso em: 16 jun. 2020. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Dias
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar e localizar os grupos étnicos considerados minorias, em escala mundial.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.