16498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Multiculturalidade e Xenofobia

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre reconhecer a multiplicidade cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Nessa aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades. Essa aula possibilita o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha almaço ou folha de caderno destacada para Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

NAIR, Sami. O que está por trás do discurso de ódio. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/07/internacional/1544180778_836431.html>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Dalai Lama: Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Comece a aula, esclarecendo o significado dos conceitos apresentados no tema da aula. Projete e leia com os alunos o significado de multiculturalismo, que está relacionado a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente, pressupondo que os grupos culturais estão cada vez mais integrados, devido o crescente contato que as culturas têm entre si. Caso não seja possível projetar, registre no quadro o significado. Explique aos alunos que a ideia que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.

Para você saber mais:

Multiculturalismo: É a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete e leia com os alunos o significado de xenofobia, que está associado a um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Esse tipo de preconceito gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais. Caso não seja possível projetar, registre no quadro o significado, em seguida realize a explicação sugerida.

Para você saber mais:

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse o link disponível em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, incentive os alunos a pensarem sobre os conceitos apresentados. Promova a leitura das imagens apresentadas nessa etapa, com intuito de aguçar nos alunos questionamentos que envolvam o pluralismo cultural e a xenofobia no mundo. A imagem apresenta os dizeres: “Stop Islamophobia”, um manifesto contra os atos de islamofobia presentes na Europa. Nesse momento, esclareça aos alunos o significado do termo “islamofobia”, que consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo. Esclareça aos alunos que como toda de preconceito e discriminação é uma ideia ultrapassada e que assim como os cristãos não são responsáveis pelos erros da Igreja Católica no passado e no presente, as pessoas praticantes do Islamismo também não devem ser responsabilizadas pelos atos criminosos de outras pessoas. Nesse momento, promova com os alunos a empatia, ou seja, faça com que eles reflitam e se coloquem no lugar do outro, portanto, nenhuma forma de preconceito ou discriminação não deve ser tolerada.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para essa discussão você pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, principalmente, se na sua escola haja pessoas praticantes de religiões, etnias, culturas e costumes característicos de minorias, como por exemplo, os muçulmanos, quilombolas, indígenas, entre outros.

Para você saber mais:

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, projete a imagem aos alunos, que traz o dizer: “My dad is an immigrant” ou “Meu papai é um imigrante”, que retrata o lado humano e sensível no protesto contra a xenofobia, que mostra a garota americana em protesto em prol dos estrangeiros.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Por fim, promova uma reflexão a partir do questionamento trazido na imagem. Essa imagem foi intensamente divulgada na internet, como sendo um cartaz produzido na Espanha, que foi traduzido. A imagem provoca uma inquietação acerca dos nossos hábitos e costumes, mostrando a presença do pluralismo cultural em que estamos inseridos nesse mundo globalizado.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento lance questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca dos protestos retratados nas imagens apresentadas anteriormente, com o objetivo de levarem os alunos a refletir sobre os motivos que impulsionaram os protestos, que é a xenofobia, ou seja, o preconceito aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros. Por fim, questione os alunos sobre os anseios dos manifestantes, que buscam o direito de igualdade e respeito independentemente do credo, religião, cultura ou naturalidade.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após promover a problematização com os alunos realize a ação propositiva que consiste na produção em dupla de um artigo de opinião, com o tema: Multiculturalidade e Xenofobia. Antes da produção oriente os alunos quanto a estrutura desse gênero textual, que por se tratar de um texto argumentativo, os alunos devem expor seus argumentos ou perspectivas diante da temática e sustentá-las por meio de informações que sejam coerentes. Para isso, o texto deve ser estruturado: com um parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia/tese são apresentados, em seguida, com o desenvolvimento, no qual são apresentados e exemplificados os argumentos em defesa do ponto de vista a ser defendido, e por fim, a conclusão, na qual ocorre o fechamento das ideias discutidas ao longo do texto. A ideia é uma produção colaborativa do artigo de opinião, por isso a ideia é a produção em dupla, portanto, fique atento ao tempo de produção desse texto. Caso perceba que os alunos tenham dificuldades com a produção desse gênero textual, sugira uma produção inicial nessa aula, com retomada na aula seguinte ou até mesmo promova uma articulação ou trabalho conjunto com o professor de Língua Portuguesa

Para você saber mais:

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link disponível em:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para finalizar a aula apresente aos alunos o pensamento sobre respeito do líder Dalai Lama (1935), Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Dalai Lama. Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link, disponível em:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade está associada a identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. Nessa aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades. Essa aula possibilita o desenvolvimento parcial da habilidade EF09GE08 que se refere a análise das transformações territoriais considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, borracha, folha almaço ou folha de caderno destacada para Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagens para Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Multiculturalismo é a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 20019.

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

NAIR, Sami. O que está por trás do discurso de ódio. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/12/07/internacional/1544180778_836431.html>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Dalai Lama: Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula será discutido os conceitos de multiculturalidade ou pluralismo cultural e xenofobia, como forma de reconhecer o pluralismo cultural, defendendo o princípio de respeito às diferenças e as diversidades.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Comece a aula, esclarecendo o significado dos conceitos apresentados no tema da aula. Projete e leia com os alunos o significado de multiculturalismo, que está relacionado a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente, pressupondo que os grupos culturais estão cada vez mais integrados, devido o crescente contato que as culturas têm entre si. Caso não seja possível projetar, registre no quadro o significado. Explique aos alunos que a ideia que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir um certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo.

Para você saber mais:

Multiculturalismo: É a convivência pacífica de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social diretamente relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. Para saber mais, acesse o link, disponível em:

Significado de Multiculturalismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/multiculturalismo/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete e leia com os alunos o significado de xenofobia, que está associado a um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Esse tipo de preconceito gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais. Caso não seja possível projetar, registre no quadro o significado, em seguida realize a explicação sugerida.

Para você saber mais:

Xenofobia: É aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. Para saber mais, acesse o link disponível em:

BEZERRA, Juliana. Xenofobia. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/xenofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

EIZIRIK, Cláudio. Pensando a intolerância do ponto de vista psicanalítico. Diversitas. Disponível em: <http://diversitas.fflch.usp.br/node/2197>. Acesso em: 30 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, incentive os alunos a pensarem sobre os conceitos apresentados. Promova a leitura das imagens apresentadas nessa etapa, com intuito de aguçar nos alunos questionamentos que envolvam o pluralismo cultural e a xenofobia no mundo. A imagem apresenta os dizeres: “Stop Islamophobia”, um manifesto contra os atos de islamofobia presentes na Europa. Nesse momento, esclareça aos alunos o significado do termo “islamofobia”, que consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo. Esclareça aos alunos que como toda de preconceito e discriminação é uma ideia ultrapassada e que assim como os cristãos não são responsáveis pelos erros da Igreja Católica no passado e no presente, as pessoas praticantes do Islamismo também não devem ser responsabilizadas pelos atos criminosos de outras pessoas. Nesse momento, promova com os alunos a empatia, ou seja, faça com que eles reflitam e se coloquem no lugar do outro, portanto, nenhuma forma de preconceito ou discriminação não deve ser tolerada.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para essa discussão você pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, principalmente, se na sua escola haja pessoas praticantes de religiões, etnias, culturas e costumes característicos de minorias, como por exemplo, os muçulmanos, quilombolas, indígenas, entre outros.

Para você saber mais:

Islamofobia: Consiste o ódio, aversão e/ou desprezo por pessoas que sejam adeptas ao Islamismo.

RENNAN, Diego. Você sabe o que é islamofobia? Disponível em: <https://www.eusemfronteiras.com.br/voce-sabe-o-que-e-islamofobia/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento, projete a imagem aos alunos, que traz o dizer: “My dad is an immigrant” ou “Meu papai é um imigrante”, que retrata o lado humano e sensível no protesto contra a xenofobia, que mostra a garota americana em protesto em prol dos estrangeiros.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Por fim, promova uma reflexão a partir do questionamento trazido na imagem. Essa imagem foi intensamente divulgada na internet, como sendo um cartaz produzido na Espanha, que foi traduzido. A imagem provoca uma inquietação acerca dos nossos hábitos e costumes, mostrando a presença do pluralismo cultural em que estamos inseridos nesse mundo globalizado.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bMrpn2T8Be4CZ7pzrHWcfdSPtazgedcFxA2UVv8TjKMHpCnpgRsz8sEn5xgn/geo9-03und05-imagens-para-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Nesse momento lance questões problematizadoras para induzir uma reflexão acerca dos protestos retratados nas imagens apresentadas anteriormente, com o objetivo de levarem os alunos a refletir sobre os motivos que impulsionaram os protestos, que é a xenofobia, ou seja, o preconceito aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros. Por fim, questione os alunos sobre os anseios dos manifestantes, que buscam o direito de igualdade e respeito independentemente do credo, religião, cultura ou naturalidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após promover a problematização com os alunos realize a ação propositiva que consiste na produção em dupla de um artigo de opinião, com o tema: Multiculturalidade e Xenofobia. Antes da produção oriente os alunos quanto a estrutura desse gênero textual, que por se tratar de um texto argumentativo, os alunos devem expor seus argumentos ou perspectivas diante da temática e sustentá-las por meio de informações que sejam coerentes. Para isso, o texto deve ser estruturado: com um parágrafo introdutório, no qual os elementos principais da ideia/tese são apresentados, em seguida, com o desenvolvimento, no qual são apresentados e exemplificados os argumentos em defesa do ponto de vista a ser defendido, e por fim, a conclusão, na qual ocorre o fechamento das ideias discutidas ao longo do texto. A ideia é uma produção colaborativa do artigo de opinião, por isso a ideia é a produção em dupla, portanto, fique atento ao tempo de produção desse texto. Caso perceba que os alunos tenham dificuldades com a produção desse gênero textual, sugira uma produção inicial nessa aula, com retomada na aula seguinte ou até mesmo promova uma articulação ou trabalho conjunto com o professor de Língua Portuguesa

Para você saber mais:

Artigo de Opinião: É um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos. Para saber mais, acesse o link disponível em:

SILVA, Débora. Artigo de opinião. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/artigo-de-opiniao/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para finalizar a aula apresente aos alunos o pensamento sobre respeito do líder Dalai Lama (1935), Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.

Caso não seja possível a projeção dos mapas e imagens utilizadas realize a impressão do material, disponível nestes links:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nDdEdRNWVEUqnubQvz2BggMUWzCaT7Ag28YafUA8Ymyfea4W5fSnVpsKPnUC/geo9-03und05-imagem-para-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Dalai Lama. Monge Budista e líder espiritual da minoria étnica tibetana. para saber mais, acesse o link, disponível em:

Dalai Lama. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/dalai_lama/>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano