Atividade para impressão - Orientação para Sistematização - Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos
Plano de Aula
Plano de aula: Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos
Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Seleção natural
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento do contato dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.
Os alunos serão questionados sobre o conceito de seleção natural, por isso é importante que eles já tenham um conhecimento prévio sobre o assunto. Recomenda-se aqui os planos CIE9_10VE04 e CIE9_11VE02 como possíveis materiais de estudo para esta temática.
Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, sulfite, cartolina, cola, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que nesta aula estudaremos o processo de evolução dos cavalos com base nos conhecimentos sobre a seleção natural.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comente que nesta aula eles estudarão o processo de evolução
dos cavalos. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre estes animais como tarefa de casa, para que cheguem com referências para a aula e compartilhem suas pesquisas com os colegas. Você pode ainda perguntar o que eles sabem sobre estes animais, com questionamentos como: A qual classe de animais eles pertencem?; Quais características dos seus corpos são mais marcantes?; Do que os cavalos se alimentam?; Em que tipo de ambiente eles costumam viver hoje?; Em que tipos de ambiente eles viviam antes de ser domesticados?
Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles possam ver um cavalo e o ambiente onde estes animais costumam viver hoje.
Juntamente com as respostas dos alunos, comente que os cavalos são mamíferos, equinos, se alimentam principalmente de gramíneas e que preferem habitar planícies. A aproximação dos seres humanos com os cavalos se deu, inicialmente, com eles servindo de alimento para o seres humanos primitivos, mas depois eles passaram a ter uma importância fundamental, especialmente, no transporte de pessoas e de cargas. Estima-se que os cavalos tenham sido domesticados para servir como “veículos” de transporte entre 6.500 e 4.500 anos atrás e que há pelo menos 3.000 anos eles já tenham sido domesticados e levados para a Europa, a Ásia e a América do Norte.
Há alguns anos os cientistas estudam os cavalos e os fósseis que contam sua história evolutiva, tentando compreender de onde surgiram suas espécies ancestrais e atuais e como elas estão relacionadas com outros animais.
Para mais informações sobre o assunto: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/origem/index.html.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como cientistas estudando a evolução dos cavalos. Explique que eles deverão pensar sobre o surgimento destes animais, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Em que ambiente os cavalos podem ter surgido? Do que seus ancestrais se alimentavam? Será que seus corpos sempre foram assim? Qual a importância dos registros (como os fósseis) para que seja possível compreender sua evolução?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 23 minutos. Organize os estudantes em pequenos grupos estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar as ideias do grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Os alunos deverão receber folhas sulfites que serão usadas para sistematizar suas observações e ideias. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens no material complementar.
Caso você não possua uma impressora, pode colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Você também pode pedir que os alunos desenhem, pintem e coloquem legendas com os nomes de cada um dos animais indicados. Você também pode pedir como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa, indicando que tragam nomes de ancestrais dos cavalos e suas características para serem usados nesta aula e que compartilhem com os colegas do seu grupo. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.
Lembre-se também de sempre deixar claro aos alunos o tempo a ser usado em cada etapa. Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro on line disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.
Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, você pode consultar os sites (textos em inglês): http://www.prehistoric-wildlife.com/species/m/mesohippus.html e https://www.floridamuseum.ufl.edu/100years/ancient-horses/.
Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, folhas sulfites, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.
Mão na massa
Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 7 minutos. Depois de as perguntas respondidas, peça que dois grupos se reúnam, relatem suas conclusões e comparem suas árvores filogenéticas. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê.
Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro online disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.
Para saber mais sobre a construção de árvores filogenéticas você pode consultar o site: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização.
Nesta etapa você deve focar na relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível.
Para mais informações recomenda-se consultar os sites
http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text2a.html e http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/A-Evolu--o-de-Darwin.pdf (especialmente as perguntas 1, 3, 7, 13, 14, 15, 16 e 43).
Sistematização
Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 5 minutos. Aqui você deve focar na retomada das árvores filogenéticas, expondo a árvore indicada neste slide para facilitar a visualização dos processos de especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível no anexo. A imagem do slide se refere a uma proposta de árvore filogenética para contar a história evolutiva dos cavalos, como foi apresentado na etapa Mão na massa. Para mais informações recomenda-se consultar o site https://www.floridamuseum.ufl.edu/fhc/Stratmap1.htm.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que saibam sobre a evolução dos cavalos. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como a evolução dos cavalos pode ser explicada pela seleção natural?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Envie a atividade em Word, via Whatsapp:
- A qual classe de animais eles pertencem?
- Quais características dos corpos deles são mais marcantes?
- Do que os cavalos se alimentam?
- Em qual tipo de ambiente eles costumam viver hoje?
- Em quais tipos de ambiente eles viviam antes de serem domesticados?
- Crie um texto expositivo informativo e conte a história evolutiva dos cavalos.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Compartilhe o quadro abaixo e converse sobre a relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar processos de especiação dos seres vivos, exemplificada pelo caso dos cavalos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Clara Nery-Silva
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza