Plano de aula: Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ideias evolucionistas e preservação da biodiversidade

Sobre esta aula: Esta aula representa a primeira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo das aulas subsequentes. Ela pode ser considerada como um momento inicial para abordar o assunto, permitindo o levantamento das concepções prévias dos alunos sobre as teorias evolutivas e sobre os processos de mudança e de evolução dos seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas com as atividades, cartolinas ou folhas sulfites, tesouras, cola e lápis de cor.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que serão observadores de aves, viajando Brasil afora para estudar estes animais. Comente que as pesquisas e os estudos serão feitos para que eles possam melhor as diferenças e as semelhanças entre as aves brasileiras. Neste momento, é importante que você não exponha que a aula será sobre evolução, apenas esteja ciente do uso desse termo.