Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_27ALG01
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, régua, lápis de cor, WhatsApp
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Aquecimento
Fotografe a figura inicial e encaminhe para os alunos para que possam responder à questão. É importante que neste momento seja retomado com os alunos os conceitos de Sequência Recursiva e Não Recursiva.
Atividade principal
Indique aos alunos que escrevam que estratégias são necessárias para descobrir se um ano é bissexto. Em seguida, apresente no grupo de WhatsApp a imagem do fluxograma da atividade principal e mostre aos alunos as três figuras utilizadas e qual a finalidade de cada uma (é importante o aluno reconhecer a função das figuras dentro de um fluxograma para perguntas, cálculos e entradas/saídas de números). Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon, para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet, disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.
Discussão das soluções
A partir das estratégias apresentadas pelos alunos via WhatsApp e do fluxograma construa a regra de formação da sequência para solução do problema.
Sistematização
xxxxx
Encerramento
xxxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares.
Convite às famílias
O aluno pode ser convidado a apresentar à sua família o fluxograma e resolverem juntos o exercício 3 da atividade complementar.