Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos
Por: Emanoel Carvalho
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)
Objetivos específicos
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.
Conceito-chave
Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas
Recursos necessários
Atividade impressa para os alunos
Projetor
Material Complementar ao Professor
Como construir um gráfico de setores
acessado em 26/02/2018
Tipos de gráficos e suas características
http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf
acessado em 26/02/2018
Construindo um histograma
http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html
acessado em 26/02/2018
Como calcular porcentagens
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html
acessado em 26/02/2018
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientações:
Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito:
Compreender que na aula irão analisar o melhor tipo de gráfico para um objetivo definido.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO