Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva  
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 -  Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.

Conceito-chave

Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas

Recursos necessários

Atividade impressa para os alunos

Projetor

Material Complementar ao Professor

Como construir um gráfico de setores

https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/matematica-como-construir-um-grafico-de-setores.htm

acessado em 26/02/2018

Tipos de gráficos e suas características

http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf

acessado em 26/02/2018

Construindo um histograma

http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html

acessado em 26/02/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 26/02/2018

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Orientações:

Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito:

Compreender que na aula irão analisar o melhor tipo de gráfico para um objetivo definido.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO