Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos
Por: Emanoel Carvalho
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)
Objetivos específicos
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.
Conceito-chave
Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas
Recursos necessários
Atividade impressa para os alunos
Projetor
Material Complementar ao Professor
Como construir um gráfico de setores
acessado em 26/02/2018
Tipos de gráficos e suas características
http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf
acessado em 26/02/2018
Construindo um histograma
http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html
acessado em 26/02/2018
Como calcular porcentagens
http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html
acessado em 26/02/2018
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientações:
Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito:
Compreender que na aula irão analisar o melhor tipo de gráfico para um objetivo definido.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO