Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_23PES02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento traz uma importante análise de histograma. Sugerimos encaminhá-lo juntamente com a atividade principal. Com a análise, a produção de um histograma (foco da aula) pode ser facilitada.
Atividade principal
Nessa atividade há a necessidade do aluno conhecer conceitos importantes como amplitude e critérios para organização de um conjunto de dados em classes. Por isso, sugerimos que, se sua turma não possui essas aprendizagens consolidadas, você produza um vídeo com explicitação dessas informações, ilustrando com exemplos (sugerimos o item 2 da atividade complementar). Use informações sintetizadas da Sistematização do conceito. Caso seja possível, faça essa aula em tempo real (ver sugestões de plataformas nas discussões). Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Encaminhe, via WhatsApp, a versão para impressão (que você pode adaptar), juntamente com o vídeo de orientação e solicite um retorno das atividades.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes a gráficos e variáveis. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning/pre-algebra-picture-bar-graphs/v/reading-pictographs
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-math-reasoning
https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/random-variables-stats-library/random-variables-discrete/v/discrete-and-continuous-random-variables
Discussão das soluções
Analise as produções dos alunos, não apenas a representação gráfica, como também os dados que lhe permitam observar a compreensão dos alunos sobre amplitude e organização em classes, além de intervalo aberto e fechado. Talvez os alunos continuem apresentando dificuldade para produzir o histograma, por isso, enfatizamos a importância de retomar o vídeo de orientação e outros recursos que possibilitem a reflexão para ampliação das aprendizagens. Atente a esses detalhes para compor seu feedback que pode ser encaminhado, via WhastApp. Selecione algumas produções gráficas para socializar com todos da turma. De preferência, faça uma discussão em tempo real (sugestões abaixo), se sua turma tiver acesso a ferramentas e internet. Como forma de revisão você pode usar as atividades complementares e o Raio X.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas discussões e orientações.
Encerramento
Use, se necessário, nas discussões.
Raio X
Solicite, posteriormente, que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares (use uma das questões como exemplo nas orientações da Atividade principal) para ampliação das aprendizagens.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir e analisar diversos tipos de gráficos envolvendo dados do COID-19.