Plano de aula: Importância dos advérbios e das locuções adverbiais nos textos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Advérbio e locuções adverbiais

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador com internet; quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: O trabalho com advérbios e locuções adverbiais pressupõe o conhecimento de outras classes gramaticais, como o verbo e o adjetivo, que são modificados pelos advérbios. Assim, se os alunos tiverem dificuldade em identificá-los, é importante que se trabalhe os termos, não isoladamente, mas no contexto em que estão inseridos, conforme orientações que serão dadas nos slides.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso. Gramática básica da língua portuguesa. São Paulo: Lexicon. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do Português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a turma, afirmando ser este o tema da aula. Leia-o em voz alta, pedindo que prestem atenção à frase que sucede o título. Pergunte o que vai ser feito (Aprender). quando será feito (Hoje), de que forma (Conjuntamente) e com que intensidade (Muito). Diga que Já começaram a aula identificando os advérbios, mas que não se trata apenas de localizar os advérbios e as locuções adverbiais em um texto, mas de entender como eles interferem no sentido deste mesmo texto.