Plano de Aula

Plano de aula: Importância dos advérbios e das locuções adverbiais nos textos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Advérbio e locuções adverbiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador com internet; quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: O trabalho com advérbios e locuções adverbiais pressupõe o conhecimento de outras classes gramaticais, como o verbo e o adjetivo, que são modificados pelos advérbios. Assim, se os alunos tiverem dificuldade em identificá-los, é importante que se trabalhe os termos, não isoladamente, mas no contexto em que estão inseridos, conforme orientações que serão dadas nos slides.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso. Gramática básica da língua portuguesa. São Paulo: Lexicon. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do Português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para a turma, afirmando ser este o tema da aula. Leia-o em voz alta, pedindo que prestem atenção à frase que sucede o título. Pergunte o que vai ser feito (Aprender). quando será feito (Hoje), de que forma (Conjuntamente) e com que intensidade (Muito). Diga que Já começaram a aula identificando os advérbios, mas que não se trata apenas de localizar os advérbios e as locuções adverbiais em um texto, mas de entender como eles interferem no sentido deste mesmo texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO