Plano de aula: O uso das orações subordinadas substantivas para a confiabilidade de uma informação

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas substantivas

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a estrutura da oração subordinada substantiva em um artigo de opinião.

Materiais necessários: Caderno, caneta, PC, Datashow, Internet, Google Drive, canetas ou gizes coloridos para escrever no quadro, cópia (ou projeção) do texto informativo usado para esta aula.

Dificuldades antecipadas: Identificar as partes que compõem a estrutura da oração subordinada substantiva, além dos vários sujeitos que integram um texto.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.

CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações Subordinadas Substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Araraquara/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.

CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 9, 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.

Tema da aula

Orientações:

• Comece a aula questionando os alunos por que o acesso às informações é extremamente importante para o desenvolvimento escolar, social, profissional, entre outros contextos sociais.
  • Pergunte-lhes de quem eles podem obter informações. Espera-se que a resposta seja de várias fontes, oficiais ou não, como pais, professores, jornais, sites, revistas…
  • Quando as informações são adquiridas por textos impressos ou orais, pergunte como eles percebem que elas são confiáveis. Neste quesito, eles podem responder que a própria fonte (a emissora, o jornal...), quem é o divulgador (apresentador, jornalista...), as características do discurso (qualidade das informações, recursos como dados estatísticos, argumentos de autoridade, citações…) podem determinar a credibilidade.