Plano de Aula
Plano de aula: As circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adverbiais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as palavras usadas no texto que transformam o seu sentido de acordo com as circunstâncias expressas (tempo, lugar, modo, intensidade…).
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Data show, PC, Internet.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer as classes de palavras. Identificar e especificar as circunstâncias expressas pelos advérbios (adjuntos adverbiais).
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.
Acesso em: 11 out. 2018.
CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8. São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles entendem por adjunto (espera-se que eles respondam que é uma palavra que está “junta” a outra). Depois, o que eles entendem por advérbio (uma possibilidade é responderem ser uma palavra que modifica outra). Caso os alunos usem a palavra “modificar” (ou suas variantes), questione-lhes o que seria necessariamente o que ela modifica ou que, pelo menos, eles exemplifiquem).
- Caso os exemplos dados pelos alunos não caibam na explicação desse conteúdo, escreva no quadro as seguintes frases:
- Não quero estudar hoje.
- João almoça em casa.
3. Com as frases no quadro, peça aos alunos que tentem identificar em cada uma delas qual (quais) é (são) os advérbios e o porquê da escolha. Espera-se que o raciocínio seja:
“Não” representa uma negação em relação ao verbo “quero”;
“hoje” representa um tempo em relação ao fato de “não quero estudar”. Isso não quer dizer que o enunciador não queira estudar, mas que não quer estudar “hoje”.
“em casa” representa um lugar onde João almoça, ou seja, no momento do enunciado, o emissor afirma que o almoço é “em casa” e não em outro espaço.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO