Plano de aula: As circunstâncias expressas pelos adjuntos adverbiais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Adjuntos adverbiais

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as palavras usadas no texto que transformam o seu sentido de acordo com as circunstâncias expressas (tempo, lugar, modo, intensidade…).

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, quadro, Google Drive, Data show, PC, Internet.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as classes de palavras. Identificar e especificar as circunstâncias expressas pelos advérbios (adjuntos adverbiais).

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>.

Acesso em: 11 out. 2018.

CEREJA, W. e COCHAR, T. Português Linguagens, 8. São Paulo: Atual Editora, 2014, 8 ed.

Tema da aula

Orientações:

• Pergunte aos alunos o que eles entendem por adjunto (espera-se que eles respondam que é uma palavra que está “junta” a outra). Depois, o que eles entendem por advérbio (uma possibilidade é responderem ser uma palavra que modifica outra). Caso os alunos usem a palavra “modificar” (ou suas variantes), questione-lhes o que seria necessariamente o que ela modifica ou que, pelo menos, eles exemplifiquem).
  • Caso os exemplos dados pelos alunos não caibam na explicação desse conteúdo, escreva no quadro as seguintes frases:
  • Não quero estudar hoje.
  • João almoça em casa.

3. Com as frases no quadro, peça aos alunos que tentem identificar em cada uma delas qual (quais) é (são) os advérbios e o porquê da escolha. Espera-se que o raciocínio seja:

“Não” representa uma negação em relação ao verbo “quero”;

“hoje” representa um tempo em relação ao fato de “não quero estudar”. Isso não quer dizer que o enunciador não queira estudar, mas que não quer estudar “hoje”.

“em casa” representa um lugar onde João almoça, ou seja, no momento do enunciado, o emissor afirma que o almoço é “em casa” e não em outro espaço.