Resolução da atividade - Atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Contos e a regência verbal (com o uso das preposições)
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo das preposições
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.
Materiais necessários: Datashow; computador; conto impresso.
Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em perceber as relações de regência e o uso das preposições.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuuesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Ângela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação de Mestrado em teorias do texto e do discurso. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. UFRS: Porto Alegre, 2015. 182 f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 7 nov. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça as seguintes perguntas aos alunos: Vocês já leram algum conto? O que caracteriza um conto, na sua opinião? Explique que existem variados tipos de contos, como: contos de fadas, contos de terror, contos de aventura, entre outros. Além disso, aborde que o conto é um gênero que apresenta uma história, normalmente, em extensão menor que um romance.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO