Plano de Aula

Plano de aula: Produção de um conto: estabelecendo relações de regência entre verbos que exigem preposição.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Estudo das preposições

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como é feita a regência verbal (com o uso das preposições) em construções variadas de um texto do gênero conto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão ter dificuldade em produzir um texto do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, M. Auxiliadora (orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. pp. 19-36

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, Silvana. Enunciação e sintaxe: uma abordagem das preposições em português. Dissertação (Mestrado em teorias do texto e do discurso), UFRS: Porto Alegre, 2015. 182f. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5317/000468523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 nov. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, pp. 39-79. 2007. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: você já pensou em ser autor de um conto de fadas? Se fosse escrever uma história, qual seria o tema?
  • Converse com os alunos rapidamente sobre o gênero conto de fadas ser um conto de teor fantástico, não necessariamente precisar ter a presença da fada mas sim a presença do maravilhoso (estranhamento) e a respeito do ensinamento moral impresso nesse conto.
  • Pode-se explorar rapidamente que elementos maravilhosos há em outros contos de fadas para os alunos perceberem melhor essa característica peculiar deste gênero.
  • O intuito é que os alunos se sintam a vontade para expor suas intenções de produção de texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO