Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Gabriella Fonseca
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Artigo de divulgação científica: uma análise do uso de recursos de coesão sequencial
Finalidade da aula: Analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe. Textualização. Progressão Temática.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF89LP29
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.
Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.