Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de divulgação científica: uma análise do uso de recursos de coesão sequencial
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de coesão sequencial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber quais são os recursos de coesão sequencial que servem para relacionar e articular as partes do texto.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.
Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:
Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga os alunos que, ao ler um artigo de divulgação científica, deverão perceber quais são os mecanismos de progressão textual utilizados para articulação do texto.
Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO