Plano de aula: Artigo de divulgação científica: um convite à produção textual

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de coesão sequencial

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em produzir textos em que utilizem os mecanismos de coesão sequencial.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Tema da aula

Orientações:

• Diga aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes por divulgarem as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo.
  • O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.