Plano de Aula

Plano de aula: Artigo de divulgação científica: um convite à produção textual

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de coesão sequencial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.

Materiais necessários: Papéis avulsos, caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em produzir textos em que utilizem os mecanismos de coesão sequencial.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto.

Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.

______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo:

Contexto, 2011.

KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que os artigos de divulgação científica são muito importantes por divulgarem as descobertas dos variados campos da Ciência para um público mais amplo.
  • O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO