Resolução da atividade - Artigo - LPO8_14ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de coesão sequencial
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso, caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de reconhecer aos mecanismos de coesão textual que estabelecem a progressão textual.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique aos alunos que deverão organizar um texto e utilizar os mecanismos de coesão sequencial para melhor articulá-lo.
Observação: O intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, retome com os alunos o conceito de artigo de divulgação científica.
- Solicite que leiam o título e o resumo do texto.
- Peça que articulem: Qual será o objeto que será tratado no artigo?
- Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
Observação: Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.
Materiais complementares: datashow e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em 6 equipes.
- Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica.
- Distribua trechos, aleatoriamente, do artigo de divulgação científica.
- Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial.
- Explique aos alunos que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida).
- Apresente aos alunos a seguinte lista em um quadro para que preencham no texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto).
- Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam para ordenar o texto de maneira que pareça mais lógica.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em utilizar diferentes elementos de coesão sequencial e de ordenar adequadamente o texto.
Observação 2: Os alunos não devem visualizar esse texto na ordem como está expresso nesse slide, pois isso os levaria à resposta da segunda parte da atividade. Portanto, só mostre os slides 4 ao 10 na conclusão da atividade.
Materiais complementares: trechos do artigo impresso, caneta, papel.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que um dos alunos leia todo o artigo de divulgação científica da forma como os grupos preencheram as lacunas e organizaram o texto.
- Observe se houve uma lógica na utilização dos mecanismos de coesão sequencial e de ordenação do texto e faça orientações sobre isso.
- Solicite que cada grupo apresente as palavras que acrescentou ao texto e respondam as seguintes perguntas sobre esses elementos:
1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra?
2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias?
3. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito?
4. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior?
5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia uma conclusão?
6. Qual(is) apresenta (m) continuidade da ideia anterior? - Peça que apresentem as palavras que poderiam substituir essas que foram grifadas de modo a realizar a progressão textual.
- Apresente a eles a ordenação do texto como está disposto do slide 4 ao 10.
- Em seguida, mostre quais são os elementos de coesão sequencial que preenchem corretamente a lacuna (ver na resolução da atividade).
- Ao final, apresente as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão nesse último slide.
Materiais complementares: Resolução de atividade disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Explique aos alunos, pelo WhatsApp, que deverão organizar um texto e utilizar os mecanismos de coesão sequencial para melhor articulá-lo. Observação: o intuito é que os alunos percebam o funcionamento dos mecanismos de coesão sequencial e como eles se relacionam com a progressão textual.
Introdução
Retome com os alunos, por meio de um documento encaminhado pelo WhatsApp, o conceito de artigo de divulgação científica. Solicite que leiam o título e o resumo do texto. Peça que articulem: qual será o objeto que será tratado no artigo? Questione: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
Observação: espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de divulgação científica a partir da leitura e indagação sobre o título.
Desenvolvimento
Divida a turma em 6 equipes. Indique aos alunos que eles receberão trechos de um artigo de divulgação científica. Encaminhe os trechos, aleatoriamente, para um representante de cada grupo, pelo WhatsApp. Proponha que os alunos preencham as lacunas do texto com elementos de coesão sequencial. Explique que esses elementos de coesão sequencial podem dar a ideia de: adição (ex: além disso), oposição (ex: entretanto), afirmação (ex: nesse sentido), explicação (ex: isto é), conclusão (ex: em suma) e continuação (ex: em seguida). Apresente aos alunos uma lista de conectivos para que preencham o texto: embora, contudo, de fato, em contraste, claro, não somente, mas, até mesmo, por exemplo, porém, por exemplo, por isso, por outro lado, desde então, além de, por exemplo, contudo, dentre outras, ao mesmo tempo, embora, no entanto, também, enquanto isso, então, portanto, agora. (Disponha esses termos de forma aleatória, pois estão na ordem do texto.) Em seguida, peça que as seis equipes se reúnam (por meio de chamadas de vídeo ou áudio) para ordenar o texto da maneira que lhes pareça mais lógica. O artigo na íntegra está disponível aqui.
Fechamento
Peça que os alunos leiam o artigo de divulgação científica da forma como os grupos preencheram as lacunas e organizaram o texto. Solicite que, assim que tiverem certeza de suas respostas, as compartilhem com a turma, no grupo do WhatsApp. Analise os textos dos grupos e oriente-os se for necessário. Finalize a aula com alguns questionamentos aos grupos sobre os elementos utilizados no texto: 1. Qual(is) adiciona(m) uma ideia a outra? 2. Qual(is) apresenta(m) oposição de ideias? 3. Qual(is) afirma(m) o que já foi dito? 4. Qual(is) explica(m) retomando a ideia anterior? 5. Qual(is) sintetiza(m) e inicia(m) uma conclusão? 6. Qual(is) apresenta(m) continuidade da ideia anterior? Peça que apresentem as palavras que poderiam substituir as que foram grifadas, de modo a realizar a progressão textual. Apresente a ordem do texto como está disposta no slide 4 ao slide 10 (encaminhe ao grupo). Em seguida, mostre quais são os elementos de coesão sequencial que preenchem corretamente a lacuna. A resolução da atividade está disponível aqui. Ao final, apresente as relações estabelecidas pelos mecanismos de coesão nesse último slide.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos quanto à organização do texto. É importante que as famílias acompanhem os desafios dos discentes e os estimulem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Gabriella Fonseca
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Artigo de divulgação científica: é possível prever o que será dito a seguir?
Finalidade da aula: Manipular os mecanismos de coesão sequencial em virtude da progressão textual em um artigo de divulgação científica, de modo a preencher as lacunas em branco no texto.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe. Textualização. Progressão Temática.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP13/ EF89LP29
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar em um artigo de divulgação científica como os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para relacionar e articular as partes do texto.
Materiais necessários: Datashow; computador; artigo de divulgação científica impresso, caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade de reconhecer aos mecanismos de coesão textual que estabelecem a progressão textual.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto. Calidoscópio, v. 7, n. 1, jan./abr., 2009.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.
______. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1997.