Plano de Aula

Plano de aula: Inglês por toda parte

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening stragtegies I (comprehend oral news)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Para preparar essa aula, você precisará baixar o vídeo para apresentação em sala antes da aula e imprimir as atividades para o context e o output.

Context: aqui

Input: https://www.ted.com/talks/jay_walker_on_the_world_s_english_mania

Output: aqui

Objective
Objective

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: a) Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

b) Explique o foco da aula: Our class today will be focused on a presentation of a Ted Talk.

c) Pergunte aos alunos: Do you know what a Ted Talk is? Caso os alunos não saibam, explique (Professor, se eles souberem, go ahead, ok?) : A Ted Talk is a kind of lecture by someone who has ideas that deserve to be spread around the world. TED is the acronym for Technology, Entertainment, Design and each presentation is limited to eighteen minutes each. (Dica: escreva no quadro as palavras que representam o acrônimo de TED para que quando ouvirem novamente em outra ocasião, saibam o significado).

d) Diga: Ok, have you understood the meaning of a Ted Talk? Right. Now, I’ll show you a Ted Talk about a man who reflects about the worldwide English learning mania.

Do you think English is a mania nowadays? Why? Possíveis respostas: Yes, I do, because everyone wants to speak English before any other language; No, I don’t, because many people speak only their native language and don’t intend to learn another one; I don’t know because I’ve never thought about this issue.

e) Agora pergunte aos alunos se sabem por que o Inglês é considerado uma língua franca? Pergunte: Do you know why English is considered a lingua franca in the world? Caso eles não saibam ou tentem e não acertem a resposta, explique o significado de língua franca e o porquê da língua inglesa ser considerada uma. Diga:

Lingua franca is a Latin expression to show that there is a common language used among people from different countries and different languages to communicate among themselves. Nowadays, English is a lingua franca because it is the most spoken language in the world.

f) Apresente o slide a seguir. Diga: Ok, let's think just a little bit more about the communicative importance among people.

Sugestão para o professor: Os seguintes sites mostram a necessidade e não apenas o diferencial de se comunicar em inglês nos dias atuais. Acesse: http://estudio.folha.uol.com.br/cultura-inglesa/2017/08/1906822-falar-ingles-nao-e-mais-diferencial.shtml. Acesso maio, 2018.

https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-falar-ingles/. Acesso maio, 2018.

Para estudo do professor: https://novaescola.org.br/conteudo/2204/e-preciso-ir-alem-do-ensino-para-ingles-ver. Acesso janeiro, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/11667/como-preparar-a-melhor-aula-de-ingles. Acesso abril, 2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/2459/ensino-de-lingua-estrangeira-vai-alem-da-gramatica. Acesso maio, 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO