Plano de Aula

Plano de aula: O impacto da Independência do Haiti nas demais independências latinoamericanas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência do Haiti

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data Show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, levar a cópia impressa das imagens, do mapa e dos textos.

Material complementar:

Imagens do Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zETvkCSdPSN8YHRrQR5jaRsd7Nt2zcngKjXMbxG3UNZ9DFqFSDs7Qayjb2q8/his8-10und03-contexto.pdf

Problematização - Mapa das independências na América:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7fX7FGuSrU2jzMaNVv7nxUtGHVwev7DBKBAmHeGgtPD9EQDYKyN66qM7g9YG/his8-10und03-problematizacao-mapa-das-independencias-na-america.pdf

Problematização - Documentos para analisar com a turma:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fMd6ufwrXU3fMTCz6QNWGK4Mr7nUn4nu7V4KsFTQKbm5gGAjtjZ7DyEuPuKZ/his8-10und03-problematizacao.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

FONTELLA, Leandro Goya; MEDEIROS, Elisabeth Weber. Revolução haitiana: o medo negro assombra a américa. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 8, n. 1, p. 59-70, 2007. Disponível em: <https://periodicos.unifra.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/1669/1574>. Acesso em: 10 dez 2018.

GOMES, Flávio. Experiências transatlânticas e significados locais: idéias, temores e narrativas em torno do Haiti no Brasil escravista. Tempo, n. 13, pp. 209-246, 2002. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1670/167018088008.pdf> . Acesso em: 10 dez. 2018.

NASCIMENTO, Washington Santos. Além do medo: a construção de imagens sobre a revolução haitiana no Brasil escravista (1791–1840). Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas, v. 10, n. 18, pp. 469-488, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/771/740> . Acesso em: 10 dez. 2018.

____________. “São Domingos, o grande São Domingos”: repercussões e representações da Revolução Haitiana no Brasil escravista (1791-1840). Dimensões, n. 21, 2008. Disponível em: <http://www.publicacoes.ufes.br/dimensoes/article/viewFile/2486/1982> . Acesso em: 10 dez 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado ao fim da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados