Mapa Haiti
Plano de Aula
Plano de aula: A Independência do Haiti: seus líderes, suas causas e seus efeitos.
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência do Haiti
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data Show para projetar as imagens. Se não houver essa possibilidade, leve a cópia impressa dos mapas, imagens e textos.
Material complementar:
Mapa do Haiti:
Rebelião de escravos em São Domingos:
Imagem de Toussaint L’Overture e síntese sobre o personagem histórico:
Trecho de carta de Toussaint L’Overture:
Estátua de Toussaint L’Overture para elaboração de cartão postal:
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que não seja fornecido a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado ao fim da aula. Pode-se provocar os alunos para indicarem o que entendem pelos termos “relações escravistas” e “independência”.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO