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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - Política de Recursos Hídricos e Governança da água na América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre demonstrar os mecanismos de governança dos recursos hídricos e as principais ferramentas da política nacional de recursos hídricos

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Para a ação propositiva deste plano de aula você deverá imprimir os seguintes materiais:

Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf

Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf

Contextos prévios: É interessante que os alunos saibam o que são usos consuntivos e não consuntivos. Caso você não tenham tido oportunidade de falar a eles sobre isso, peça que eles façam uma pesquisa sobre o que são e alguns exemplos dos 2 tipos de uso.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Use os conhecimentos prévios dos alunos para recordar rapidamente sobre os conceitos e conteúdos trabalhados, destacando a importância da água para as diversas atividades humanas, e suscite nos alunos a curiosidade sobre quem é o responsável pela gestão dos recursos hídricos.

É possível que muitos alunos respondam que o governo é o responsável pela gestão hídrica.

Convide-os então para entender um pouco melhor sobre quais são as tendências na gestão de recursos hídricos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: No primeiro slide, use a imagem para provocar estudantes sobre que tipo de recurso hídrico eles querem.

Faça a primeira pergunta do segundo slide aos alunos e incentive-os a responder o que vem em mente. Possivelmente você terá uma grande diversidade de respostas. Tente garantir que a diversidade de respostas abranja os 3 tipos de representação existentes num comitê de bacia: Poder Público, Usuários da água e Sociedade Civil.

Ajude os alunos a observar que alguns usos podem ser conflitantes pela quantidade de água disponível (ex.: se a água for retirada em demasia para irrigação ela pode fazer falta para uma usina de produção de energia hidrelétrica) ou pela qualidade (ex.: O lançamento de efluentes domésticos ou industriais pode tornar a água imprópria para usos recreativos e prejudicar empreendimentos turísticos ou pescadores).

Como adequar à sua realidade: Use a bacia hidrográfica onde está inserida a escola ou uma bacia próxima que seja de conhecimento dos alunos como exemplo e também atores que eles conheçam (companhia local de saneamento, usina hidrelétrica próxima da escola, agricultores locais que fazem irrigação, pessoas que usam a água para recreação, etc.).

Para você saber mais:

Comitê de Bacia Hidrográfica. 2014 (04min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uRzt9tv0EJU>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Comitês de Bacia Hidrográfica. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica>. Acesso em: 18 jan 2019.

Entenda o que são os Comitês de Bacias Hidrográficas. Disponível em: <http://www.comiteguandu.org.br/downloads/folder%204-4-2012%20final%20ok.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Governança da Água na América Latina. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/78>. Acesso em: 18 jan 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Agência Nacional de Águas. O comitê da Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? Brasília - DF, SAG, 2011. Disponível em: <http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2012/CadernosDeCapacitacao1.pdf>

Acesso em: 18 jan 2019.

O que é um CBH? Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx>

Acesso em: 18 jan. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: No primeiro slide, use a imagem para provocar estudantes sobre que tipo de recurso hídrico eles querem.

Faça a primeira pergunta do segundo slide aos alunos e incentive-os a responder o que vem em mente. Possivelmente você terá uma grande diversidade de respostas. Tente garantir que a diversidade de respostas abranja os 3 tipos de representação existentes num comitê de bacia: Poder Público, Usuários da água e Sociedade Civil.

Ajude os alunos a observar que alguns usos podem ser conflitantes pela quantidade de água disponível (ex.: se a água for retirada em demasia para irrigação ela pode fazer falta para uma usina de produção de energia hidrelétrica) ou pela qualidade (ex.: O lançamento de efluentes domésticos ou industriais pode tornar a água imprópria para usos recreativos e prejudicar empreendimentos turísticos ou pescadores).

Como adequar à sua realidade: Use a bacia hidrográfica onde está inserida a escola ou uma bacia próxima que seja de conhecimento dos alunos como exemplo e também atores que eles conheçam (companhia local de saneamento, usina hidrelétrica próxima da escola, agricultores locais que fazem irrigação, pessoas que usam a água para recreação, etc.).

Para você saber mais:

Comitê de Bacia Hidrográfica. 2014 (04min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uRzt9tv0EJU>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Comitês de Bacia Hidrográfica. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica>. Acesso em: 18 jan 2019.

Entenda o que são os Comitês de Bacias Hidrográficas. Disponível em: <http://www.comiteguandu.org.br/downloads/folder%204-4-2012%20final%20ok.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Governança da Água na América Latina. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/78>. Acesso em: 18 jan 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Agência Nacional de Águas. O comitê da Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? Brasília - DF, SAG, 2011. Disponível em: <http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2012/CadernosDeCapacitacao1.pdf>

Acesso em: 18 jan 2019.

O que é um CBH? Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx>

Acesso em: 18 jan. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Depois dos alunos citarem vários tipos de interessados na água, leve-os a pensar como pode é possível que todos os interessados possam chegar a um acordo sobre como a água será utilizada.

Por fim, relate que uma das experiências que vem sendo implantada em vários países do mundo, incluindo o Brasil, propõe uma gestão compartilhada da água através do estabelecimento de comitês de bacias hidrográficas onde representantes do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil tomam em conjunto das decisões sobre como será utilizada a água da bacia e quais são os projetos prioritários a serem desenvolvidos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta aqui é que os alunos simulem as limitações existentes quanto ao uso da água numa bacia hidrográfica de maneira bastante simplificada.

Assim, você deve explicar que o que iremos fazer é apenas uma encenação, uma simplificação do que acontece num comitê de bacia hidrográfica. Explique para eles que usaremos um exemplo de um Rio, apelidado aqui de “Nosso Rio”.

O “Nosso Rio”, tem uma quantidade limitada de água, cujo valor médio é de 11.000 m³/s. Esse valor cai para 7.000 m³/s nos períodos de estiagem, como poderá ser observado na folha de resultados Características do Rio, que eles deverão usar para preencher sobre as deliberações do comitê.

Foram elencados 12 atores que simulam representações de entidades num comitê de bacia e cada aluno ou dupla deve representar os interesses de cada ator. Foram feitos Cartões dos Participantes do comitê para que seja feito um sorteio e você pode imprimir os cartões uma vez ou mais dependendo de quantos alunos tiverem na sua sala, mas é importante que cada comitê tenha todos os atores participando e representados.

Então siga os passos abaixo:

  • Explique para os alunos que será uma simulação de um comitê e que as decisões e soluções precisam ser tomadas por consenso ou por votação.
  • Existem 12 cartões que representam 12 atores/ interesses diferentes no uso da água. Por isso separe a turma em grupos de 12 alunos. Como possivelmente não será uma divisão perfeita forme algumas duplas de modo a formar grupos de 12 alunos.

Em alguns casos um ator poderá ser representado por 2 alunos conjuntamente (veja um exemplo mais abaixo para melhor esclarecimento em Dica para separação dos grupos)

  • Distribua um cartão para cada aluno (ou dupla) e peça para que eles verifiquem quem eles representam e qual é o objetivo/uso que cada um pretende da água.
  • Peça para que cada um leia seu cartão, para informar aos demais quem ele está representando e quais são seus objetivos.
  • Após isso, dê um tempo para que eles discutam como irão distribuir e permitir que o rio seja usado por cada um dos interessados/ usuários da água. Eles deverão encontrar um consenso ou elaborarem propostas para distribuição da água.
  • Ao fim da discussão peça que eles preencham a folha Características do Rio com os resultados que o comitê chegou (quadros em vermelho para serem preenchidos), e em especial as informações as informações sobre o volume final de água e o nível de poluição que o rio terá após os usos.

Sobre a simulação é importante que você:

  • Veja os cartões antecipadamente para compreender as dificuldades que serão encontradas.

Exemplo 1: A soma dos usos consuntivos (Agricultores, Saneamento e Indústrias) terá a intenção de captar uma quantidade de água que pode comprometer outros usos (pescadores e hidrelétrica);

Exemplo 2: A qualidade da água será afetada pelo lançamento de efluentes. A empresa de saneamento e a associação de indústrias querem lançar efluentes que compromete a qualidade da água em 40% e 35% respectivamente, o que acarretará num Rio com 75% de poluição. Se esses valores forem aceitos isso trará prejuízo para outros interesses, porém, para reduzir esses valores as empresas deverão gastar mais recursos que o previsto e precisarão de um prazo para se adequarem.

  • Oriente os alunos a encontrarem coletivamente soluções para equalizar o uso da água neste rio atendendo, na medida do possível, os interesses elencados.
  • Auxilie os alunos na organização e debate dentro do comitê. Você pode por exemplo nomear um presidente em cada grupo para conduzir os debates.
  • Explique para os alunos que alguns interesses deverão ser priorizados e outros deverão ceder e flexibilizar seus interesses, porém, todos devem tentar chegar o mais próximo possível de seus objetivos.
  • Diga que em caso de não consenso algumas propostas deverão ser elaboradas e votadas pelo conjunto dos participantes.
  • Alerte para o tempo. Eles deverão fazer uma discussão breve e chegar a uma proposta.
  • Peça que eles anotem as resoluções propostas na folha Características do Rio.

Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf

Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf

Dica para separação dos grupos:

Nesta simulação, é importante que todos os 12 atores sejam representados. Então não é possível que um grupo tenha apenas 10, por exemplo.

Para isso, a proposta é que você forme duplas para representar um mesmo ator se for necessário.

Suponhamos que você esteja trabalhando com uma turma de 30 alunos. É possível formar 2 grupos de 12 e sobram 6 alunos.

Neste caso, forme os grupos com 9 alunos representando um ator e mais 3 duplas que representem os outros 3 atores.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que cada grupo relate a solução que foi encontrada, demonstrando como a água foi distribuída entre os usuários.
  • Pergunte ainda qual foi no nível de poluição aceito pelo comitê. A poluição foi simplificada para uma porcentagem a fim de simplificar as negociações, se houver tempo você pode explicar que existem vários parâmetros para medir a qualidade da água e que o nível de poluição depende essencialmente do volume de água no rio uma vez que há dispersão dos poluentes.
  • Procure que eles destaquem quais foram os interesses que prevaleceram e quais tiveram de ser flexibilizados ou reduzidos.
  • Incentive-os a relatar também como se deu o processo de discussão em cada grupo.

Por fim, informe que tudo foi apenas uma simulação simplificada do funcionamento de um comitê de bacia e que na realidade existem vários rios, que a quantidade de água disponível varia muito ao longo do tempo e que a quantidade de usuários e interesses nas águas é muito maior do que a que foi apresentada.

Pode ser que eles tenham muita dificuldade para chegar a um consenso ou até mesmos não cheguem no final tempo. Caso isso aconteça, aproveite para mostrar o quão difícil é um acordo onde vários interesses estão em jogo e o recurso é limitado (como no caso da água).

Mostre aos alunos como o processo de gestão da água é importante e porque deve envolver vários atores e tente sensibilizá-los a conhecerem um pouco melhor sobre as formas de participação na gestão da água em sua bacia hidrográfica e pesquisar quais são as bacias hidrográficas que mantém comitês na região onde eles moram.

Ressalte também que os comitês de bacias são espaços coletivos de discussão sobre o uso da água e que o tema é do interesse de todos, por isso, como membros da sociedade civil e interessados na qualidade e na disponibilidade de água a participação social nos espaços de discussão e decisão sobre as políticas de uso de recursos hídricos é muito importante.

Estabeleça um diálogo que permita refletir e questionar sobre o abastecimento de água, uso para atividades econômicas, uso consciente e a degradação de recursos hídricos.

Para você saber mais:

Segue uma sugestão de site que pode ser usado para enriquecer a discussão:

LIZIERO, Adriano; MENDONÇA, Brenda. Crise mundial da água: poluição mata 1,8 milhão de pessoas por ano. Geografia visual. Disponível em: <https://geografiavisual.com.br/infografico/crise-mundial-da-agua-poluicao-mata-18-milhao-de-pessoas-por-ano>. Acesso em 28 fev 2019

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material complementar:

Para a ação propositiva deste plano de aula você deverá imprimir os seguintes materiais:

Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf

Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf

Contextos prévios: É interessante que os alunos saibam o que são usos consuntivos e não consuntivos. Caso você não tenham tido oportunidade de falar a eles sobre isso, peça que eles façam uma pesquisa sobre o que são e alguns exemplos dos 2 tipos de uso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Use os conhecimentos prévios dos alunos para recordar rapidamente sobre os conceitos e conteúdos trabalhados, destacando a importância da água para as diversas atividades humanas, e suscite nos alunos a curiosidade sobre quem é o responsável pela gestão dos recursos hídricos.

É possível que muitos alunos respondam que o governo é o responsável pela gestão hídrica.

Convide-os então para entender um pouco melhor sobre quais são as tendências na gestão de recursos hídricos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: No primeiro slide, use a imagem para provocar estudantes sobre que tipo de recurso hídrico eles querem.

Faça a primeira pergunta do segundo slide aos alunos e incentive-os a responder o que vem em mente. Possivelmente você terá uma grande diversidade de respostas. Tente garantir que a diversidade de respostas abranja os 3 tipos de representação existentes num comitê de bacia: Poder Público, Usuários da água e Sociedade Civil.

Ajude os alunos a observar que alguns usos podem ser conflitantes pela quantidade de água disponível (ex.: se a água for retirada em demasia para irrigação ela pode fazer falta para uma usina de produção de energia hidrelétrica) ou pela qualidade (ex.: O lançamento de efluentes domésticos ou industriais pode tornar a água imprópria para usos recreativos e prejudicar empreendimentos turísticos ou pescadores).

Como adequar à sua realidade: Use a bacia hidrográfica onde está inserida a escola ou uma bacia próxima que seja de conhecimento dos alunos como exemplo e também atores que eles conheçam (companhia local de saneamento, usina hidrelétrica próxima da escola, agricultores locais que fazem irrigação, pessoas que usam a água para recreação, etc.).

Para você saber mais:

Comitê de Bacia Hidrográfica. 2014 (04min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uRzt9tv0EJU>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Comitês de Bacia Hidrográfica. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica>. Acesso em: 18 jan 2019.

Entenda o que são os Comitês de Bacias Hidrográficas. Disponível em: <http://www.comiteguandu.org.br/downloads/folder%204-4-2012%20final%20ok.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Governança da Água na América Latina. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/78>. Acesso em: 18 jan 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Agência Nacional de Águas. O comitê da Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? Brasília - DF, SAG, 2011. Disponível em: <http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2012/CadernosDeCapacitacao1.pdf>

Acesso em: 18 jan 2019.

O que é um CBH? Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx>

Acesso em: 18 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: No primeiro slide, use a imagem para provocar estudantes sobre que tipo de recurso hídrico eles querem.

Faça a primeira pergunta do segundo slide aos alunos e incentive-os a responder o que vem em mente. Possivelmente você terá uma grande diversidade de respostas. Tente garantir que a diversidade de respostas abranja os 3 tipos de representação existentes num comitê de bacia: Poder Público, Usuários da água e Sociedade Civil.

Ajude os alunos a observar que alguns usos podem ser conflitantes pela quantidade de água disponível (ex.: se a água for retirada em demasia para irrigação ela pode fazer falta para uma usina de produção de energia hidrelétrica) ou pela qualidade (ex.: O lançamento de efluentes domésticos ou industriais pode tornar a água imprópria para usos recreativos e prejudicar empreendimentos turísticos ou pescadores).

Como adequar à sua realidade: Use a bacia hidrográfica onde está inserida a escola ou uma bacia próxima que seja de conhecimento dos alunos como exemplo e também atores que eles conheçam (companhia local de saneamento, usina hidrelétrica próxima da escola, agricultores locais que fazem irrigação, pessoas que usam a água para recreação, etc.).

Para você saber mais:

Comitê de Bacia Hidrográfica. 2014 (04min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uRzt9tv0EJU>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Comitês de Bacia Hidrográfica. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica>. Acesso em: 18 jan 2019.

Entenda o que são os Comitês de Bacias Hidrográficas. Disponível em: <http://www.comiteguandu.org.br/downloads/folder%204-4-2012%20final%20ok.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.

Governança da Água na América Latina. Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/handle/ana/78>. Acesso em: 18 jan 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Agência Nacional de Águas. O comitê da Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz? Brasília - DF, SAG, 2011. Disponível em: <http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2012/CadernosDeCapacitacao1.pdf>

Acesso em: 18 jan 2019.

O que é um CBH? Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.cbh.gov.br/GestaoComites.aspx>

Acesso em: 18 jan. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Depois dos alunos citarem vários tipos de interessados na água, leve-os a pensar como pode é possível que todos os interessados possam chegar a um acordo sobre como a água será utilizada.

Por fim, relate que uma das experiências que vem sendo implantada em vários países do mundo, incluindo o Brasil, propõe uma gestão compartilhada da água através do estabelecimento de comitês de bacias hidrográficas onde representantes do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil tomam em conjunto das decisões sobre como será utilizada a água da bacia e quais são os projetos prioritários a serem desenvolvidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: A proposta aqui é que os alunos simulem as limitações existentes quanto ao uso da água numa bacia hidrográfica de maneira bastante simplificada.

Assim, você deve explicar que o que iremos fazer é apenas uma encenação, uma simplificação do que acontece num comitê de bacia hidrográfica. Explique para eles que usaremos um exemplo de um Rio, apelidado aqui de “Nosso Rio”.

O “Nosso Rio”, tem uma quantidade limitada de água, cujo valor médio é de 11.000 m³/s. Esse valor cai para 7.000 m³/s nos períodos de estiagem, como poderá ser observado na folha de resultados Características do Rio, que eles deverão usar para preencher sobre as deliberações do comitê.

Foram elencados 12 atores que simulam representações de entidades num comitê de bacia e cada aluno ou dupla deve representar os interesses de cada ator. Foram feitos Cartões dos Participantes do comitê para que seja feito um sorteio e você pode imprimir os cartões uma vez ou mais dependendo de quantos alunos tiverem na sua sala, mas é importante que cada comitê tenha todos os atores participando e representados.

Então siga os passos abaixo:

  • Explique para os alunos que será uma simulação de um comitê e que as decisões e soluções precisam ser tomadas por consenso ou por votação.
  • Existem 12 cartões que representam 12 atores/ interesses diferentes no uso da água. Por isso separe a turma em grupos de 12 alunos. Como possivelmente não será uma divisão perfeita forme algumas duplas de modo a formar grupos de 12 alunos.

Em alguns casos um ator poderá ser representado por 2 alunos conjuntamente (veja um exemplo mais abaixo para melhor esclarecimento em Dica para separação dos grupos)

  • Distribua um cartão para cada aluno (ou dupla) e peça para que eles verifiquem quem eles representam e qual é o objetivo/uso que cada um pretende da água.
  • Peça para que cada um leia seu cartão, para informar aos demais quem ele está representando e quais são seus objetivos.
  • Após isso, dê um tempo para que eles discutam como irão distribuir e permitir que o rio seja usado por cada um dos interessados/ usuários da água. Eles deverão encontrar um consenso ou elaborarem propostas para distribuição da água.
  • Ao fim da discussão peça que eles preencham a folha Características do Rio com os resultados que o comitê chegou (quadros em vermelho para serem preenchidos), e em especial as informações as informações sobre o volume final de água e o nível de poluição que o rio terá após os usos.

Sobre a simulação é importante que você:

  • Veja os cartões antecipadamente para compreender as dificuldades que serão encontradas.

Exemplo 1: A soma dos usos consuntivos (Agricultores, Saneamento e Indústrias) terá a intenção de captar uma quantidade de água que pode comprometer outros usos (pescadores e hidrelétrica);

Exemplo 2: A qualidade da água será afetada pelo lançamento de efluentes. A empresa de saneamento e a associação de indústrias querem lançar efluentes que compromete a qualidade da água em 40% e 35% respectivamente, o que acarretará num Rio com 75% de poluição. Se esses valores forem aceitos isso trará prejuízo para outros interesses, porém, para reduzir esses valores as empresas deverão gastar mais recursos que o previsto e precisarão de um prazo para se adequarem.

  • Oriente os alunos a encontrarem coletivamente soluções para equalizar o uso da água neste rio atendendo, na medida do possível, os interesses elencados.
  • Auxilie os alunos na organização e debate dentro do comitê. Você pode por exemplo nomear um presidente em cada grupo para conduzir os debates.
  • Explique para os alunos que alguns interesses deverão ser priorizados e outros deverão ceder e flexibilizar seus interesses, porém, todos devem tentar chegar o mais próximo possível de seus objetivos.
  • Diga que em caso de não consenso algumas propostas deverão ser elaboradas e votadas pelo conjunto dos participantes.
  • Alerte para o tempo. Eles deverão fazer uma discussão breve e chegar a uma proposta.
  • Peça que eles anotem as resoluções propostas na folha Características do Rio.

Cartões dos Participantes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tHyqDWVzP7BcEmTwsnqffCUyc4FUuqCHFMThWqSz23eWn2H4cntmyY3Hj8Hm/cartoes-dos-paticipantes-cartoes-dos-paticipantes.pdf

Características do Rio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CttQXeA2T2USksvNxP3CXKQ7cavDQVvyErHURYh5JfjBWdexb72PWMB5sVrB/caracteristicas-do-rio.pdf

Dica para separação dos grupos:

Nesta simulação, é importante que todos os 12 atores sejam representados. Então não é possível que um grupo tenha apenas 10, por exemplo.

Para isso, a proposta é que você forme duplas para representar um mesmo ator se for necessário.

Suponhamos que você esteja trabalhando com uma turma de 30 alunos. É possível formar 2 grupos de 12 e sobram 6 alunos.

Neste caso, forme os grupos com 9 alunos representando um ator e mais 3 duplas que representem os outros 3 atores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Peça que cada grupo relate a solução que foi encontrada, demonstrando como a água foi distribuída entre os usuários.
  • Pergunte ainda qual foi no nível de poluição aceito pelo comitê. A poluição foi simplificada para uma porcentagem a fim de simplificar as negociações, se houver tempo você pode explicar que existem vários parâmetros para medir a qualidade da água e que o nível de poluição depende essencialmente do volume de água no rio uma vez que há dispersão dos poluentes.
  • Procure que eles destaquem quais foram os interesses que prevaleceram e quais tiveram de ser flexibilizados ou reduzidos.
  • Incentive-os a relatar também como se deu o processo de discussão em cada grupo.

Por fim, informe que tudo foi apenas uma simulação simplificada do funcionamento de um comitê de bacia e que na realidade existem vários rios, que a quantidade de água disponível varia muito ao longo do tempo e que a quantidade de usuários e interesses nas águas é muito maior do que a que foi apresentada.

Pode ser que eles tenham muita dificuldade para chegar a um consenso ou até mesmos não cheguem no final tempo. Caso isso aconteça, aproveite para mostrar o quão difícil é um acordo onde vários interesses estão em jogo e o recurso é limitado (como no caso da água).

Mostre aos alunos como o processo de gestão da água é importante e porque deve envolver vários atores e tente sensibilizá-los a conhecerem um pouco melhor sobre as formas de participação na gestão da água em sua bacia hidrográfica e pesquisar quais são as bacias hidrográficas que mantém comitês na região onde eles moram.

Ressalte também que os comitês de bacias são espaços coletivos de discussão sobre o uso da água e que o tema é do interesse de todos, por isso, como membros da sociedade civil e interessados na qualidade e na disponibilidade de água a participação social nos espaços de discussão e decisão sobre as políticas de uso de recursos hídricos é muito importante.

Estabeleça um diálogo que permita refletir e questionar sobre o abastecimento de água, uso para atividades econômicas, uso consciente e a degradação de recursos hídricos.

Para você saber mais:

Segue uma sugestão de site que pode ser usado para enriquecer a discussão:

LIZIERO, Adriano; MENDONÇA, Brenda. Crise mundial da água: poluição mata 1,8 milhão de pessoas por ano. Geografia visual. Disponível em: <https://geografiavisual.com.br/infografico/crise-mundial-da-agua-poluicao-mata-18-milhao-de-pessoas-por-ano>. Acesso em 28 fev 2019

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