Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Folhas de Cartolina, folha tamanho A0 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).
Para você saber mais:
A nova Farm Bill e suas implicações para o cenário comercial multilateral
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
O Farm Bill de 2018 e a segurança jurídica na política agrícola americana
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
EUA: apesar das implicações, Farm Bill promete melhorias para o setor lácteo
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Os belts e a política agrícola estadunidense
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
China X EUA: os 3 pontos da guerra comercial que opõem os países
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
EUA vencem China em disputa na OMC sobre subsídios a produtores de grãos
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Veja 7 pontos-chave da guerra comercial EUA-China. Negociações serão retomadas hoje
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
Agricultores dos EUA alimentam o mundo
Disponível em:
Acesso em 22 Abr. 2019
LEIS AGRÍCOLAS DOS EUA: SÍNTESE HISTÓRICA E PRINCIPAIS MUDANÇAS NA POLÍTICA AGRÍCOLA
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/download/1910/2023
Acesso em 22 Abr. 2019
Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, você precisará pedir que os alunos pesquisem sobre a política agrícola dos EUA. Para que a atividade seja mais produtiva, peça que eles tentem responder às seguintes perguntas:
- O que é a “Farm Bill” dos Estados Unidos?
- O que são Subsídios Agrícolas ?
- Quais Países oferecem subsídios à sua produção agrícola? (Pesquisar em especial sobre os EUA e os BRICS, mas também procurar por outros).
- Trazer exemplos de disputas comerciais que envolvem subsídios agrícolas.
Oriente os alunos a selecionarem algumas notícias e trazerem pelo menos 3 para a aula. Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno. Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte-os que se eles lembram o que é subsídio.
Relembre também quem são os BRICS e qual a importância deles no mercado mundial.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre aos alunos a imagem que retrata os cinturões agrícolas dos EUA (conhecidos como Belts) e fale um pouco sobre como o país organiza sua agricultura e pecuária. Se achar conveniente, inclua imagens que retratem o setor norte americano.
Pergunte aos estudantes se eles acham que esse tipo de organização seria possível no Brasil e quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de organizar o trabalho agrícola dessa forma.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Mostre os dados sobre a produção agrícola norte americana, destacando as grandes porcentagens mundiais dos produtos destacados que são produzidos pelos EUA e a colocação do país no ranking de maiores produtores.
Pergunte se os alunos acham que a agropecuária norte americana poderia ser tão forte sem os subsídios. Indague-os quais são as vantagens e desvantagens dessa grande produção para países como o Brasil.
Como adequar à sua realidade: Peça aos alunos identifiquem entre os produtos mostrados, quais eles consomem no dia a dia e se eles sabe onde esses produtos são produzidos, use os relatos dos alunos para ilustrar melhor a forma como os produtos agrícolas são transportados e produzidos ao redor do mundo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Após indagar os alunos com as perguntas mostradas nos slides, convide-os a tentar respondê-las por meio da organização das reportagens em um mural. Peça para que eles façam conexões entre as reportagens escrevendo com uma caneta ou lápis a relação de uma reportagem com a outra. Sugira que eles tenham em mente as perguntas pesquisadas, para tentar respondê-las junto com as demais perguntas no slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos qual o papel dos subsídios agrícolas no mundo e por que os países tomam esse tipo de ação. Tente destacar as disputas comerciais que são originadas por esse tipo de ação e quais são as medidas tomadas pela OMC para equalizar os problemas gerados por isso.
Peça que os alunos respondam, na medida do possível, as perguntas colocadas na ação propositiva.