17629
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A política agrícola dos EUA e seus impactos nos demais países do mundo

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre compreender como as políticas de subsídios agrícolas influeciam o comércio mundial de produtos agrícolas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A0 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Para você saber mais:

A nova Farm Bill e suas implicações para o cenário comercial multilateral

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

O Farm Bill de 2018 e a segurança jurídica na política agrícola americana

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA: apesar das implicações, Farm Bill promete melhorias para o setor lácteo

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Os belts e a política agrícola estadunidense

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

China X EUA: os 3 pontos da guerra comercial que opõem os países

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA vencem China em disputa na OMC sobre subsídios a produtores de grãos

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Veja 7 pontos-chave da guerra comercial EUA-China. Negociações serão retomadas hoje

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Agricultores dos EUA alimentam o mundo

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

LEIS AGRÍCOLAS DOS EUA: SÍNTESE HISTÓRICA E PRINCIPAIS MUDANÇAS NA POLÍTICA AGRÍCOLA

Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/download/1910/2023

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, você precisará pedir que os alunos pesquisem sobre a política agrícola dos EUA. Para que a atividade seja mais produtiva, peça que eles tentem responder às seguintes perguntas:

  • O que é a “Farm Bill” dos Estados Unidos?
  • O que são Subsídios Agrícolas ?
  • Quais Países oferecem subsídios à sua produção agrícola? (Pesquisar em especial sobre os EUA e os BRICS, mas também procurar por outros).
  • Trazer exemplos de disputas comerciais que envolvem subsídios agrícolas.

Oriente os alunos a selecionarem algumas notícias e trazerem pelo menos 3 para a aula. Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno. Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte-os que se eles lembram o que é subsídio.

Relembre também quem são os BRICS e qual a importância deles no mercado mundial.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a imagem que retrata os cinturões agrícolas dos EUA (conhecidos como Belts) e fale um pouco sobre como o país organiza sua agricultura e pecuária. Se achar conveniente, inclua imagens que retratem o setor norte americano.

Pergunte aos estudantes se eles acham que esse tipo de organização seria possível no Brasil e quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de organizar o trabalho agrícola dessa forma.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre os dados sobre a produção agrícola norte americana, destacando as grandes porcentagens mundiais dos produtos destacados que são produzidos pelos EUA e a colocação do país no ranking de maiores produtores.

Pergunte se os alunos acham que a agropecuária norte americana poderia ser tão forte sem os subsídios. Indague-os quais são as vantagens e desvantagens dessa grande produção para países como o Brasil.

Como adequar à sua realidade: Peça aos alunos identifiquem entre os produtos mostrados, quais eles consomem no dia a dia e se eles sabe onde esses produtos são produzidos, use os relatos dos alunos para ilustrar melhor a forma como os produtos agrícolas são transportados e produzidos ao redor do mundo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após indagar os alunos com as perguntas mostradas nos slides, convide-os a tentar respondê-las por meio da organização das reportagens em um mural. Peça para que eles façam conexões entre as reportagens escrevendo com uma caneta ou lápis a relação de uma reportagem com a outra. Sugira que eles tenham em mente as perguntas pesquisadas, para tentar respondê-las junto com as demais perguntas no slide.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos qual o papel dos subsídios agrícolas no mundo e por que os países tomam esse tipo de ação. Tente destacar as disputas comerciais que são originadas por esse tipo de ação e quais são as medidas tomadas pela OMC para equalizar os problemas gerados por isso.

Peça que os alunos respondam, na medida do possível, as perguntas colocadas na ação propositiva.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Folhas de Cartolina, folha tamanho A0 ou local para fazer um mural (ex.: Parte de uma parede ou quadro onde possam ser colados papéis).

Para você saber mais:

A nova Farm Bill e suas implicações para o cenário comercial multilateral

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

O Farm Bill de 2018 e a segurança jurídica na política agrícola americana

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA: apesar das implicações, Farm Bill promete melhorias para o setor lácteo

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Os belts e a política agrícola estadunidense

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

China X EUA: os 3 pontos da guerra comercial que opõem os países

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

EUA vencem China em disputa na OMC sobre subsídios a produtores de grãos

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Veja 7 pontos-chave da guerra comercial EUA-China. Negociações serão retomadas hoje

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

Agricultores dos EUA alimentam o mundo

Disponível em:

Acesso em 22 Abr. 2019

LEIS AGRÍCOLAS DOS EUA: SÍNTESE HISTÓRICA E PRINCIPAIS MUDANÇAS NA POLÍTICA AGRÍCOLA

Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/download/1910/2023

Acesso em 22 Abr. 2019

Contextos prévios: Para realização da ação propositiva deste plano, você precisará pedir que os alunos pesquisem sobre a política agrícola dos EUA. Para que a atividade seja mais produtiva, peça que eles tentem responder às seguintes perguntas:

  • O que é a “Farm Bill” dos Estados Unidos?
  • O que são Subsídios Agrícolas ?
  • Quais Países oferecem subsídios à sua produção agrícola? (Pesquisar em especial sobre os EUA e os BRICS, mas também procurar por outros).
  • Trazer exemplos de disputas comerciais que envolvem subsídios agrícolas.

Oriente os alunos a selecionarem algumas notícias e trazerem pelo menos 3 para a aula. Para garantir que haverá maior diversidade, você pode separar as combinações de temas e distribuir separadamente para cada aluno. Eles podem imprimir a notícia, salvar no aparelho celular ou simplesmente anotar a manchete e um resumo do que foi dito na notícia no próprio caderno. Escolha a opção que melhor se adapte ao perfil da sua escola e da sua turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e pergunte-os que se eles lembram o que é subsídio.

Relembre também quem são os BRICS e qual a importância deles no mercado mundial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre aos alunos a imagem que retrata os cinturões agrícolas dos EUA (conhecidos como Belts) e fale um pouco sobre como o país organiza sua agricultura e pecuária. Se achar conveniente, inclua imagens que retratem o setor norte americano.

Pergunte aos estudantes se eles acham que esse tipo de organização seria possível no Brasil e quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de organizar o trabalho agrícola dessa forma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Mostre os dados sobre a produção agrícola norte americana, destacando as grandes porcentagens mundiais dos produtos destacados que são produzidos pelos EUA e a colocação do país no ranking de maiores produtores.

Pergunte se os alunos acham que a agropecuária norte americana poderia ser tão forte sem os subsídios. Indague-os quais são as vantagens e desvantagens dessa grande produção para países como o Brasil.

Como adequar à sua realidade: Peça aos alunos identifiquem entre os produtos mostrados, quais eles consomem no dia a dia e se eles sabe onde esses produtos são produzidos, use os relatos dos alunos para ilustrar melhor a forma como os produtos agrícolas são transportados e produzidos ao redor do mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Após indagar os alunos com as perguntas mostradas nos slides, convide-os a tentar respondê-las por meio da organização das reportagens em um mural. Peça para que eles façam conexões entre as reportagens escrevendo com uma caneta ou lápis a relação de uma reportagem com a outra. Sugira que eles tenham em mente as perguntas pesquisadas, para tentar respondê-las junto com as demais perguntas no slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após todos os grupos terem colado ou escrito as manchetes, leia as manchetes de cada tema para toda a turma e discuta as peculiaridades encontradas nelas. Utilize as notícias para perguntar aos alunos qual o papel dos subsídios agrícolas no mundo e por que os países tomam esse tipo de ação. Tente destacar as disputas comerciais que são originadas por esse tipo de ação e quais são as medidas tomadas pela OMC para equalizar os problemas gerados por isso.

Peça que os alunos respondam, na medida do possível, as perguntas colocadas na ação propositiva.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano