Plano de Aula

Plano de aula: Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Retas paralelas, transversal e ângulos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF07MA19 - Verificar relações entre ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Conceito-chave

Paralelas, transversal, ângulos internos, quadriláteros, triângulos.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Ângulos suplementares;
  • Ângulos opostos pelo vértice e ângulos complementares;
  • Congruência entre ângulos.

Sugestões de Leitura:

FERREIRA, Ana Raquel. O desafio de organizar e mediar o trabalho em grupo. Revista Nova Escola - Gestão Escolar. 19|04|2017. https://goo.gl/PFijiy  (acessado em 13 de março de 2018).

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Usar as relações entre retas paralelas e retas transversais para determinar a  soma dos ângulos internos de quadriláteros e triângulos.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo da aula para os alunos. Você pode mostrar o slide, passar na lousa ou simplesmente ler o objetivo da aula para os alunos.

Propósito: Fazer com que o aluno faça parte da aula e que fique de prontidão para o assunto a ser tratado.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO