Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.
Usando o compasso
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser feita individualmente. Pode ser feita em folha de sulfite ou no próprio caderno. Oriente os alunos sobre o uso do compasso, como aparece no slide. Diga para construírem 3 circunferências diferentes. Passe pelas carteiras para ver se os alunos estão usando o compasso corretamente.
Propósito: Retomar o conceito de circunferência e o uso do compasso para sua construção.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Retas perpendiculares e circunferências
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total: slides 4 a 6).
Orientação: Oriente os alunos a acompanhar as etapas da construção junto com você. Depois que chegar à construção de uma reta perpendicular usando circunferências, diga para construírem um retângulo. A construção da perpendicular pode ser muito simples se você já está habituado a fazê-la. Fazê-la previamente dará segurança à você e essa segurança será percebida pelos alunos, o que vai fazê-los sentir que podem confiar em suas instruções.
Propósito: Mostrar que uma circunferência pode ser usada para construir formas geométricas poligonais.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Caminhos diferentes
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Existem formas diferentes de construir um retângulo, procure usar soluções dos alunos. Tente apresentar também as dificuldades e erros.
Propósito: Mostrar ao aluno que na matemática temos diferentes formas de resolver um mesmo problema, diferentes raciocínios e ajudá-lo a compreender raciocínios que podem levar ao erro e dificuldades que podem ser dele mesmo.
Terminando
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Você pode mostrar o slide, escrever na lousa ou, simplesmente, ler para os alunos.
Propósito: Dar para os alunos uma sensação de fechamento, finalização da aula.