Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Circunferências em construções geométricas de polígonos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e seus elementos
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA18) - Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos.
Objetivos específicos
Identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.
Conceito-chave
Circunferência, construções geométricas.
Recursos necessários
- Compasso;
- Régua;
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Noções básicas de construção geométrica.
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar o uso de circunferências na construção de polígonos.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO