Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Circunferência e lugar geométrico
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e seus elementos
Por: Paula Vieira Soares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)
Objetivos específicos
Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.
Conceito-chave
Circunferência, lugar geométrico, raio, diâmetro.
Recursos necessários
- Folha de papel sulfite;
- Copos plásticos de café;
- Esquadros.
- Régua;
- Barbante;
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Noção de raio e diâmetro de circunferência;
- Noção de número complexo, .
Sugestões de Leitura:
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.
KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.
Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO