Plano de Aula

Plano de aula: Circunferência e lugar geométrico

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circunferência e seus elementos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Autor: Paula Vieira Soares

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA18) Reconhecimento das propriedades da circunferência (elementos; lugar geométrico; construção com recursos diversos)

Objetivos específicos

Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.

Conceito-chave

Circunferência, lugar geométrico, raio, diâmetro.

Recursos necessários

  • Folha de papel sulfite;
  • Copos plásticos de café;
  • Esquadros.
  • Régua;
  • Barbante;

Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Noção de raio e diâmetro de circunferência;
  • Noção de número complexo, .

Sugestões de Leitura:

BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018.

DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 -  Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005.

KHAN ACADEMY. Raio, diâmetro e circunferência. https://goo.gl/KJL98N (acessado em 18/03/2018).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estudo da circunferência: Conceito de circunferência como lugar geométrico de todos os pontos que estão a uma mesma distância (definida previamente) de um ponto central.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: É importante dividir com o aluno o objetivo da aula, para que ele se sinta mais seguro e em estado de prontidão.

Propósito: Deixar o aluno ciente do ponto onde queremos chegar com a aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO