Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Fatiando e medindo formas circulares
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medida do comprimento da circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam comprimento de uma circunferência e ângulos.
Conceito-chave
Circunferência, arcos e ângulos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas que envolvam comprimento de uma circunferência e ângulos.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Neste primeiro momento explique o objetivo da aula de maneira clara e sucinta, argumente que a partir desta aula o aluno(a) será capaz de calcular comprimentos de arcos (ou partes de uma circunferência) a partir do seu ângulo central.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula e motivá-los ao estudo.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Retome os conceitos relacionados aos elementos da circunferência e entre eles o conceito de arco e de ângulos para que seja possível articulá-los na atividade de aquecimento.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem lembra quais são os elementos da circunferência? E como calcular seu comprimento?
- Deixe que os alunos expressem seus conhecimentos livremente. Peça-lhes exemplos.
- Porque é util sabermos calcular comprimento de arcos?
- Podemos citar diversas aplicações, na construção, na arte, na geografia. Deixe que eles levantem algumas aplicações.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Aponte para as partes da imagem mostrando aos alunos os elementos e suas peculiaridades.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre corda e diâmetro?
- O diâmetro é um caso especial de corda, pois passa pelo centro da circunferência .
- Destacando dois pontos na circunferência quantos arcos posso obter?
- Dois, um comprendido entre os pontos considerando o sentido horário e outro no sentido anti-horário.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos da circunferência e entre eles o conceito de arco e ângulos para que seja possível articulá-los na atividade de aquecimento.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podemos utilizar este conhecimento?
- Em situações como abertura dos ponteiros de um relógio, giros e manobras com skate e assim por diante.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos da circunferência e entre eles o conceito de arco e ângulos para que seja possível articulá-los na atividade de aquecimento.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- O que acontece com o comprimento do arco se aumentarmos a amplitude do ângulo central? E se diminuirmos?
- O comprimento aumenta (ou diminui) na mesma proporção.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Neste momento é importante retomar os elementos da circunferência e entre eles o conceito de arco e ângulos para que seja possível articulá-los na atividade de aquecimento.
Propósito: Promover uma retomada de conceitos.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram como se simplificar uma fração?
- Basta dividir o numerador e denominador da fração por um mesmo número, até que se obtenha dois primos entre si, neste caso chamamos a fração de irredutível.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Neste momento é importante deixar que os alunos se dediquem ao problema por pelo menos uns 5 minutos. Pare o slide agora e aguarde pelo menos uma solução ser apresentada pelos alunos. Enquanto pensam no problema você pode dar algumas dicas e orientações para que eles consigam resolver o quanto antes.
Propósito: Dar fluência no cálculo do comprimento de um arco.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Acompanhe a resolução do exercício mostrando o passo a passo utilizado para resolver .
Propósito: Dar fluência no cálculo do comprimento de um arco.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem pensar em outra maneira de resolver este problema?
- Caso a turma já tenha estudado proporções algum aluno pode propor a resolução por meio de regra de três, o que completamente viável, neste caso peça que ele mostre sua resolução a turma.
Retomada
Tempo previsto: 10 minutos (Slide 3 ao 10).
Orientações: Acompanhe a resolução do exercício mostrando o passo a passo utilizado para resolver.
Propósito: Dar fluência no cálculo do comprimento de um arco.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem pensar em outra maneira de resolver este problema?
- CAso a turma já tenha estudado proporções algum aluno pode propor a resolução por meio de regra de três, o que completamente viável, neste caso peça que ele mostre sua resolução a turma.
Atividade principal
Tempo previsto: 15 minutos.
Orientações: A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá o cálculo do comprimento de um trecho de uma estrada com várias curvas que foram interpretadas como arcos de diferentes raios e ângulos centrais. Deixe que os alunos se organizem em duplas e busquem uma maneira de resolver o problema proposto. Durante esta resolução ande pela sala e questione os alunos sobre suas resoluções. Peça-lhes que expliquem seus caminhos, isso os ajudará a ganhar consciência do que estão aprendendo.
Propósito: Ler, interpretar e esclarecer os detalhes do problema.
Discuta com a turma:
- O que é necessário saber para resolver o problema?
- Identificar os elementos envolvidos e separar os arcos.
- Descobrir qual a fração cada arco representada do comprimento total.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Material complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Propósito: Provocar a discussão de soluções .
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Discussão de soluções
Tempo previsto: 10 minutos (Slides 12 ao 18).
Orientações: Os próximos slides vão discutir uma possibilidade de resolução. Apresente a solução como uma provocação para que os alunos mostrem como resolveram, tanto os alunos que chegaram a uma solução correta quanto aqueles que erraram ou não chegaram a uma solução.
Propósito: Provocar a discussão de soluções.
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos. (Slides 19 e 20)
Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Encerramento
Tempo previsto: 3 minutos. (Slides 19 e 20)
Orientações: Neste momento destaque o aprendizado, torne o objetivo da aula consciente e consolide os conceitos utilizados.
Propósito: Discutir os passos das atividades e o conceito aprofundado na aula.
Discuta com a turma:
- Em quais outras situações podem ser utilizados os métodos aprendidos nesta aula?
Raio x
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente a atividade.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_23GRM05
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Noções básicas de circunferências”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/L8N4VZCgTfE acesso em 14 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor, em um movimento de Ensino Híbrido, que os alunos assistam ao vídeo “Noções básicas de circunferências”, disponível no Khan Academy, para a retomada dos objetos de conhecimentos. Fotografe e envie via WhatsApp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Disponibilize os slides desta etapa para discussões com a turma, se estiver em uma aula síncrona, estimule a turma a participar das discussões mediadas pelas questões disponíveis nos slides. Caso não seja possível grave um vídeo com essa discussão e disponibilize aos alunos.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alex de Cassio Macedo
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF07MA27) Estabelecer o número (pi) como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvam comprimento de uma circunferência e ângulos.
Conceito-chave
Circunferência, arcos e ângulos.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas.
- Régua, lápis, borracha, caderno.