Atividade para impressão - Jigsaw reading
Plano de Aula
Plano de aula: Recommending a place to go based on written information
Plano 8 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Speaking skills I
Sobre o plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo colher informações me um texto para recomendar a alguém um lugar interessante para viajar.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Levantar conhecimento sobre lugares onde os alunos já estiveram e gostariam de visitar.
Expectativa: Que os alunos contribuam com experiências pessoais que tiveram em viagens.
Orientações:
- Configure as carteiras de modo que os alunos sentem em trios. Projete o slide. Se não tiver projetor, anote as perguntas no quadro. Peça para que alunos diferentes leiam cada pergunta e encourage-os a responder. Pergunte: ____ (name of the student), can you read question _____ on the board, please? E assim por diante com todas as perguntas. Se os alunos tiverem dificuldade em dar exemplos, faça referência às figuras apresentadas e peça para quem conseguiu que, mesmo que parcialmente, diga aos outros o que foi entendido.
- Reserve cerca de 3 minutos para que conversem em trios, e peça para que dividam suas ideias com a turma. Diga: Now let’s share the information with our classmates.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos..
Propósito: Determinar o contexto e quais informações gerais são dadas pelo texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto e relacionem o assunto à sua realidade.
Orientações:
- Projete o slide. Se não houver projetor, leia a pergunta no slide para a turma e relacione as contribuições.
- Guie a discussão usando as informações abaixo do texto. Faça as seguintes perguntas primeiramente e somente depois de receber contribuições revele as respostas. Pergunte: What is it? What does it mean? Who can use it? Is there only one kind? Se não puder projetar, leia uma pergunta, espere contribuições e depois leia a resposta para a turma.
- Pergunte à turma. Which kind of Wiki page is the one we are going to work with today? Is it necessary to know English to use a page like this? Você pode ler um trecho da página apresentada no slide para que os alunos identifiquem do que se trata se não puder projetá-lo.
Input
Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto.
Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto e relacionem o assunto à sua realidade.
Orientações:
- Projete o slide ou anote as perguntas no quadro. Diga: We’re going to read a short extract. Each member of your group is going to get a different extract of the text.
- Peça para que 4 alunos diferentes da turma leiam cada pergunta. Diga: ____, (name of a student), can you read the first question, please? E assim continue até o último.
- Providencie cópias da atividade sendo que o texto deve ser dividido em três partes e cada aluno deve receber uma parte diferente (student A, B e C).
- Instrua os alunos a lerem o seu trecho rapidamente. Diga: Now read your extract quickly.
- Peça para os alunos usarem o contexto para entender o significado caso encontrem palavras desconhecidas. Diga: Try to guess the meaning of the words through the context.
- Verifique as respostas: A short extract from a wiki page - It is for anyone willing to go on a safari - respostas pessoais.
Input
Propósito: Identificar informações específicas em trechos da fala.
Expectativa: Que os alunos identifiquem informações específicas no trecho apresentado.
Orientações:
- Peça para que os alunos leiam o trecho mais uma vez e façam o exercício abaixo. Diga: Please read your extract one more time and highlight the information in the exercise.
- Diga para que dividam as informações coletadas em seu trecho com os colegas do grupo. Diga: Now share the information you’ve collected with your partners.
- Apresente o slide. Diga: You’re going to complete this form with information on the text.
- Oriente-os a copiar e preencher o formulário. Diga: Now complete this form with the information you shared.
- Aloque cerca de 8-10 minutos para esta atividade. Uma cópia do texto para o professor com as respostas para verificação pode ser encontrada aqui.
- Verifique as respostas: Name: Safari, Location: Southern and East Africa, Price: From U$70 to over U$1000 a day, Accommodation: Camping, simple or luxurious lodges, Transportation: minibuses, 4X4 vehicles, hiking, airplane, boats or canoes, horses, elephants, hot-air balloon, aircraft, Things to do: walking, hiking, visiting parks, riding animals, going on a self-driven safari, etc.., Things to see: The Big Five, a recent animal kill.
Output
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Recomendar uma atividade baseada no perfil de uma pessoa.
Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas no texto para recomendar uma atividade a alguém.
Orientações:
- Apresente o slide. Diga: You’re going to suggest a different kind of safari for these people based on their profile.
- Levando em conta os perfis de duas pessoas, instrua-os a escolher opções de safári a cada uma usando as informações do texto. Diga: Now think about recommendations you would give each of these people based on their profile. Think about age, how much money they want to spend, how long they are staying, etc.. Peça para que anotem as sugestões no caderno. Diga: Please take notes of your suggestions in your notebooks. Se não puder projetar, anote os perfis na lousa.
- Reserve cerca de 5 minutos para esta atividade.
- Peça para que cada trio comente resumidamente sobre uma das pessoas. Diga: Now let’s share information with the class.
Para ir mais longe: Recomende uma visita ao site: http://www.krugerpark.co.za/, que traz informações sobre o Kruger National Park in South Africa, o maior da África onde se pode fazer safaris.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos encontrem informações em um texto e as usem em uma conversa ou para tomar decisões.
Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano ING7_05UND08
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2669/recommending-a-place-to-go-based-on-written-information
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio do link do texto via e-mail, WhatsApp, Google Forms ou Classroom.
- Criação de apresentações interativas no site Mentimeter.
- Acesso ao site mencionado.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Crie apresentações interativas com as perguntas do slide utilizando o Mentimeter. Compartilhe os links de resposta com a turma via e-mail ou WhatsApp (se necessário, envie um tutorial em vídeo de como acessar e responder às perguntas). Determine um prazo para que os alunos respondam a atividade. No encontro síncrono, compartilhe e discuta com a turma os resultados.
Input
Em uma aula síncrona, compartilhe com a turma o link da página do Wiki Voyage que será estudada. Peça aos estudantes que abram o link e observem atentamente a página. Guie a discussão seguindo as orientações do slide 1.
Envie antecipadamente os trechos A, B ou C do texto para os alunos via e-mail. Lembre-se de enviar partes diferentes para alunos diferentes. Por exemplo, se a sua turma tiver 21 alunos, envie a parte A para 7 alunos, a parte B para mais 7 e a parte C para mais 7. Durante a aula síncrona, determine 5 min para que os alunos façam a leitura rápida do seu trecho buscando as informações pedidas em cada um. Após o tempo da leitura, verifique se os alunos conseguiram encontrar as 4 informações pedidas em cada trecho, solicitando a participação de alunos diferentes. Por exemplo, diga: "Let’s check the information of extract A. Please, one student that read this extract say the definition of safari".
Depois da verificação, compartilhe o slide 3 e, com ajuda da turma, preencha a tabela de acordo com as informações de cada trecho.
Output
Ainda no encontro síncrono, diga aos alunos que após a aula eles devem se reunir virtualmente em trio com colegas que tenham lido trechos diferentes do seu. Apresente o slide do output e diga para a turma que cada trio deve recomendar um tipo de safári adequado para cada uma das pessoas descritas no slide: "You’re going to suggest a different kind of safari for these people based on their profile". Marque um novo encontro síncrono para que os alunos apresentem suas produções. Cada trio pode criar apresentações para mostrar suas recomendações ou apresentá-las oralmente.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Incentive os alunos a serem guias turísticos para suas famílias! Recomende uma visita ao site: http://www.krugerpark.co.za/, que traz informações sobre o Kruger National Park in South Africa, o maior da África, onde se pode fazer safáris.
Contents
- INPUT: An informative text about travelling.
- OUTPUT: Recommendation of a place to go on the next vacation.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor Autor: Josy Crippa Carmo
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes