Plano de Aula

Plano de aula: Fronteira agrícola no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade mencionada será desenvolvida por meio da análise de uma mapa da produção de soja do Brasil que irá relacionar aos conceitos de fronteiras agrícolas junto a uma de sua influência no desenvolvimento do espaço territorial do Brasil por meio de uma roda de conversa, compreendendo um dos principais fluxos econômicos do Brasil, a produção agrícola.

Materiais necessários: Cadernos; Projetores e Material de papelaria.

Material complementar:

Orientações da etapa de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j2Uf9kyZDrdRj6f7FJkbutBGfZ9eRtwec5HRyJAdRmJyftxwtva7cBBtCgMT/geo7-02und05-sistematizacao-orientacoes.pdf

Link para o mapas:

Soja: Proporção na Área Total de Lavouras - 2006: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjbGPpc7zhGVZdZg889WHu4xuZWpMEyGwhujxHKwhNfvH7BcCRed6YYvRS4B/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-soja.pdf - Etapa de contextualização

Produção de cana de açúcar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaWQYSeYKNh8h4JATgRpYzyKcCmYznMZdwD4u2jjcUXSDuqdUVZ2HFKYUQpn/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-producao.pdf - Etapa de contextualização

Para você saber mais:

Fronteira agrícola é um termo utilizado para designar uma possível área de expansão agrícola e desenvolvimento de novos fluxos econômicos. As fronteiras agrícolas no Brasil edificaram o território ao longo da história. A primeira se iniciou no litoral com o extrativismo do Pau Brasil, após essa produção e com a política de interiorização, o desenvolvimento açucareiro demonstrou uma forte capacidade de expansão das relações produtivas agrícolas no Brasil por meio das demandas que vieram a surgir.

As novas fronteiras agrícolas, que vêm surgindo ao longo dos últimos anos, são uma das principais responsáveis pelo intenso processo de degradação ambiental. Um dos palcos produtivos dessa expansão é a região Norte, devido ao constante avanço da produção agrícola, que devidos a políticas governamentais de incentivo, vem migrando da região Centro-Sul, com suas culturas, sobretudo com as plantações de soja.

Com isso, vem ocorrendo uma efetivação do capital sobre o campo e consequentemente o extermínio da fauna, da flora e de comunidades e povos tradicionais, tais como indígenas, ribeirinhos e seringueiros.

Sendo assim, é possível observar que os fluxos econômicos do Brasil, representado pelo setor primário, resulta da constante produção agropecuária que tem como um de seus principais objetivos, levar alimento e matéria prima para os grandes centros urbanos.

AB’SABER, Aziz Nacib- Amazônia: do discurso à praxis. São Paulo: edUsp,2004

Grupioni, Luís Donisete. Fischmann, Roseli.

Povos Indígenas e Tolerância. São Paulo: edUSP, 2001

GUERRA, Sérgio – Regulação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

KOHLHEPP,Gerd - Conflitos de interesse no ordenamento territorial da Amazônia brasileira - Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000200004&script=sci_arttext acesso em: 28/03/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão compreender sobre as fronteiras agrícolas no Brasil e como elas impactam a vida social e ambiental do país.

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola esteja localizada numa área rural de forte presença agrícola, comente com os alunos que eles irão compreender qual é o papel do espaço geográfico que eles estão inseridos (zona rural) na formação territorial de outras localidades do Brasil.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO