GEO7_02UND05 - Contextualização - Mapa produção
Plano de Aula
Plano de aula: Fronteira agrícola no Brasil
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade mencionada será desenvolvida por meio da análise de uma mapa da produção de soja do Brasil que irá relacionar aos conceitos de fronteiras agrícolas junto a uma de sua influência no desenvolvimento do espaço territorial do Brasil por meio de uma roda de conversa, compreendendo um dos principais fluxos econômicos do Brasil, a produção agrícola.
Materiais necessários: Cadernos; Projetores e Material de papelaria.
Material complementar:
Orientações da etapa de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j2Uf9kyZDrdRj6f7FJkbutBGfZ9eRtwec5HRyJAdRmJyftxwtva7cBBtCgMT/geo7-02und05-sistematizacao-orientacoes.pdf
Link para o mapas:
Soja: Proporção na Área Total de Lavouras - 2006: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjbGPpc7zhGVZdZg889WHu4xuZWpMEyGwhujxHKwhNfvH7BcCRed6YYvRS4B/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-soja.pdf - Etapa de contextualização
Produção de cana de açúcar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaWQYSeYKNh8h4JATgRpYzyKcCmYznMZdwD4u2jjcUXSDuqdUVZ2HFKYUQpn/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-producao.pdf - Etapa de contextualização
Para você saber mais:
Fronteira agrícola é um termo utilizado para designar uma possível área de expansão agrícola e desenvolvimento de novos fluxos econômicos. As fronteiras agrícolas no Brasil edificaram o território ao longo da história. A primeira se iniciou no litoral com o extrativismo do Pau Brasil, após essa produção e com a política de interiorização, o desenvolvimento açucareiro demonstrou uma forte capacidade de expansão das relações produtivas agrícolas no Brasil por meio das demandas que vieram a surgir.
As novas fronteiras agrícolas, que vêm surgindo ao longo dos últimos anos, são uma das principais responsáveis pelo intenso processo de degradação ambiental. Um dos palcos produtivos dessa expansão é a região Norte, devido ao constante avanço da produção agrícola, que devidos a políticas governamentais de incentivo, vem migrando da região Centro-Sul, com suas culturas, sobretudo com as plantações de soja.
Com isso, vem ocorrendo uma efetivação do capital sobre o campo e consequentemente o extermínio da fauna, da flora e de comunidades e povos tradicionais, tais como indígenas, ribeirinhos e seringueiros.
Sendo assim, é possível observar que os fluxos econômicos do Brasil, representado pelo setor primário, resulta da constante produção agropecuária que tem como um de seus principais objetivos, levar alimento e matéria prima para os grandes centros urbanos.
AB’SABER, Aziz Nacib- Amazônia: do discurso à praxis. São Paulo: edUsp,2004
Grupioni, Luís Donisete. Fischmann, Roseli.
Povos Indígenas e Tolerância. São Paulo: edUSP, 2001
GUERRA, Sérgio – Regulação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014
KOHLHEPP,Gerd - Conflitos de interesse no ordenamento territorial da Amazônia brasileira - Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000200004&script=sci_arttext acesso em: 28/03/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão compreender sobre as fronteiras agrícolas no Brasil e como elas impactam a vida social e ambiental do país.
Como adequar à sua realidade:
Caso a escola esteja localizada numa área rural de forte presença agrícola, comente com os alunos que eles irão compreender qual é o papel do espaço geográfico que eles estão inseridos (zona rural) na formação territorial de outras localidades do Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide de contextualização aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma as provocações e imagens apresentadas no slide. As provocações tem como objetivo mostrar a inter relação entre diversos espaços do Brasil (rural e urbano) na dinâmica econômica do território, bem como levantar possíveis causas da expansão das fronteiras agrícolas no Brasil. A constante procura por novos espaços de produção agrícola ocorre em decorrência do aumento constante do consumo em alimento processados e matérias primas para o desenvolvimento da produção industrial em detrimento, por exemplo, da agricultura familiar. Incentive os alunos a comentarem e registrar as provocações no caderno.
Contextualização
Orientações: Projete os mapas para os alunos (slides 4 e 5) , escreva no quadro ou fale para a turma o que são fronteiras agrícolas e como elas organizam o espaço territorial do Brasil. Aponte, utilizando as diferentes tonalidade do mapa por meio da legenda, as regiões de maior produção agrícola do país e quais são os possíveis caminhos de expansão que essa atividade pode rumar.
Comente com os alunos que o mapas representam a produção de soja e cana de açúcar no Brasil, uma das principais atividades agrícolas do país, sendo estas culturas responsáveis por ampliar de maneira considerável as novas fronteiras agrícolas no Brasil.
Com base na interpretação dos mapas, demonstre para os alunos que a grande produção de soja no país está concentrada na região Centro-Oeste e a produção canavieira nas regiões Sudeste e Nordeste. Convide-os a refletir, com base no mapa, quais são as regiões que ainda podem ser ocupadas pela produção agrícola da soja
Materiais complementares
Mapa utilizado no slide (soja): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjbGPpc7zhGVZdZg889WHu4xuZWpMEyGwhujxHKwhNfvH7BcCRed6YYvRS4B/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-soja.pdf
Mapa utilizado no slide (cana de açúcar): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaWQYSeYKNh8h4JATgRpYzyKcCmYznMZdwD4u2jjcUXSDuqdUVZ2HFKYUQpn/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-producao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, utilize mapas de sua cidade para contextualizar e valorizar uma aprendizagem significativa para os alunos. Para isso, visite o site da prefeitura de seu município e obtenha mapas da produção agrícola local.
Contextualização
Orientações: Projete os mapas para os alunos (slides 4 e 5) , escreva no quadro ou fale para a turma o que são fronteiras agrícolas e como elas organizam o espaço territorial do Brasil. Aponte, utilizando as diferentes tonalidade do mapa por meio da legenda, as regiões de maior produção agrícola do país e quais são os possíveis caminhos de expansão que essa atividade pode rumar.
Comente com os alunos que o mapas representam a produção de soja e cana de açúcar no Brasil, uma das principais atividades agrícolas do país, sendo estas culturas responsáveis por ampliar de maneira considerável as novas fronteiras agrícolas no Brasil.
Com base na interpretação dos mapas, demonstre para os alunos que a grande produção de soja no país está concentrada na região Centro-Oeste e a produção canavieira nas regiões Sudeste e Nordeste. Convide-os a refletir, com base no mapa, quais são as regiões que ainda podem ser ocupadas pela produção agrícola da soja
Materiais complementares
Mapa utilizado no slide (soja): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjbGPpc7zhGVZdZg889WHu4xuZWpMEyGwhujxHKwhNfvH7BcCRed6YYvRS4B/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-soja.pdf
Mapa utilizado no slide (cana de açúcar): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaWQYSeYKNh8h4JATgRpYzyKcCmYznMZdwD4u2jjcUXSDuqdUVZ2HFKYUQpn/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-producao.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso ache mais pertinente, utilize mapas de sua cidade para contextualizar e valorizar uma aprendizagem significativa para os alunos. Para isso, visite o site da prefeitura de seu município e obtenha mapas da produção agrícola local.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para os alunos, em pequenos grupos encontrar uma solução para cada problema apresentado no slide. Comente com os alunos que as imagens representam épocas distintas e por isso diferentes contextos socioeconômicos. Porém, não esqueça de comentar com os alunos que o processo de urbanização do Brasil contribui em grande medida para que viesse ocorrer um grande avanço das fronteira agrícolas no Brasil.
É possível observar na imagem 1 um grupo de indígenas que foram extintos, os Payagas. Dentre inúmeros fatores, o avanço do capital sobre o campo representou o extermínio desse e de outros grupos que habitavam o espaço. Comente com os alunos que o avanço das fronteiras agrícolas além de prejudicar o espaço natural, extermina culturas e grupos nativos a terra.
Na imagem 2 se observa um centro comercial, que representa um dos principais símbolos do processo de urbanização que ocorreu no Brasil. Comente com os alunos que o grande adensamento populacional acaba implicando numa constante produção agrícola e avanço de novas fronteiras produtivas, pois a necessidade de consumo do sistema urbano é bastante elevada, o que diretamente acaba implicando na destruição de espaço que outrora eram tutelados pela natureza.
Peça para os alunos registrarem no caderno suas observações, para isso algumas reflexões a eles do tipo:
Qual a época retratada em cada imagem?
Existe algum problema retratado nas imagens?
Qual das duas imagens você acredita que utiliza mais a terra enquanto produção?
Como o alimento e a matéria prima é obtida por cada cenário representado nas imagens?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Organize os alunos em círculo e promova uma roda de conversa com os alunos. Para isso diga e eles que a atividade tem como objetivo compreender o que são fronteiras agrícolas e qual é seu papel na formação do espaço territorial do Brasil, bem como levantar possíveis problemas de ordem ambiental decorrentes dessa expansão. Projete ou entregue as imagens para os alunos para contextualizar a roda de conversa. Utilize as perguntas abaixo para mediar a conversa:
1- O que são fronteiras agrícolas?
2- As fronteiras agrícolas no Brasil prejudicam o espaço natural?
3- Qual a importância de se ter novas terras produzindo matéria prima?
4- O modelo de vida da imagem do centro comercial apresentada na etapa anterior permite que não ocorra a expansão das fronteiras agrícolas?
5- Como é possível observar a formação do espaço territorial do Brasil por meio das fronteiras agrícolas?
6- Você acredita que as novas fronteiras agrícolas do Brasil, por exemplo a região Norte, pode solucionar os problemas da fome no Brasil?
As perguntas e as imagens tem o propósito de demonstrar a inter relação que o crescimento do espaço urbano tem com a expansão de novas fronteiras agrícolas no Brasil, procure identificar essa relação junto com os alunos durante as perguntas e respostas na roda de conversa.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a roda de conversa, organize os alunos em trios para a realização da atividade de sistematização
A orientação está nesse link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j2Uf9kyZDrdRj6f7FJkbutBGfZ9eRtwec5HRyJAdRmJyftxwtva7cBBtCgMT/geo7-02und05-sistematizacao-orientacoes.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); internet e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão estudar as fronteiras agrícolas no Brasil e como elas impactam a vida social e ambiental do país.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de introduzir o conceito de fronteira agrícola no Brasil. Envie, por email ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, os dois mapas da contextualização desta aula. Diga que não é necessária a impressão dos mapas, mas que os estudantes devem, a partir da observação, escrever 3 ou 4 características que observaram em cada mapa.
Ação propositiva
A ação propositiva desta aula segue a proposta original do plano; em vez de uma roda de conversa, porém, a atividade será realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica em casa. Envie as 4 imagens e as questões que estão no roteiro da roda de conversa editadas como questões a serem respondidas no caderno de Geografia. Oriente que os estudantes pesquisem no livro didático de Geografia e também em sites especializados. Caso queira enviar algumas referências para a pesquisa, sugere-se: 1) Fronteira Agrícola: o que é?, disponível aqui; 2) Fronteira Agrícola - Amazônia (IBGE), disponível aqui; 3) Animação sobre a ocupação da Amazônia, disponível aqui.
Sistematização
Selecione seis estudantes e peça que façam a gravação em áudio das respostas de um exercício da atividade. Após a avaliação da resposta dos estudantes, compartilhe-a com a turma e peça que cada um faça a devida correção da atividade no caderno.
Convite às famílias
Convide os familiares para assistirem, junto com o estudante, a uma reportagem do Estadão sobre a fronteira agrícola brasileira, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer as fronteiras agrícolas do Brasil como elemento da formação do fluxo econômico brasileiro.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.