Plano de aula: Fronteira agrícola no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade mencionada será desenvolvida por meio da análise de uma mapa da produção de soja do Brasil que irá relacionar aos conceitos de fronteiras agrícolas junto a uma de sua influência no desenvolvimento do espaço territorial do Brasil por meio de uma roda de conversa, compreendendo um dos principais fluxos econômicos do Brasil, a produção agrícola.

Materiais necessários: Cadernos; Projetores e Material de papelaria.

Material complementar:

Orientações da etapa de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j2Uf9kyZDrdRj6f7FJkbutBGfZ9eRtwec5HRyJAdRmJyftxwtva7cBBtCgMT/geo7-02und05-sistematizacao-orientacoes.pdf

Link para o mapas:

Soja: Proporção na Área Total de Lavouras - 2006: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjbGPpc7zhGVZdZg889WHu4xuZWpMEyGwhujxHKwhNfvH7BcCRed6YYvRS4B/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-soja.pdf - Etapa de contextualização

Produção de cana de açúcar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaWQYSeYKNh8h4JATgRpYzyKcCmYznMZdwD4u2jjcUXSDuqdUVZ2HFKYUQpn/geo7-02und05-contextualizacao-mapa-producao.pdf - Etapa de contextualização

Para você saber mais:

Fronteira agrícola é um termo utilizado para designar uma possível área de expansão agrícola e desenvolvimento de novos fluxos econômicos. As fronteiras agrícolas no Brasil edificaram o território ao longo da história. A primeira se iniciou no litoral com o extrativismo do Pau Brasil, após essa produção e com a política de interiorização, o desenvolvimento açucareiro demonstrou uma forte capacidade de expansão das relações produtivas agrícolas no Brasil por meio das demandas que vieram a surgir.

As novas fronteiras agrícolas, que vêm surgindo ao longo dos últimos anos, são uma das principais responsáveis pelo intenso processo de degradação ambiental. Um dos palcos produtivos dessa expansão é a região Norte, devido ao constante avanço da produção agrícola, que devidos a políticas governamentais de incentivo, vem migrando da região Centro-Sul, com suas culturas, sobretudo com as plantações de soja.

Com isso, vem ocorrendo uma efetivação do capital sobre o campo e consequentemente o extermínio da fauna, da flora e de comunidades e povos tradicionais, tais como indígenas, ribeirinhos e seringueiros.

Sendo assim, é possível observar que os fluxos econômicos do Brasil, representado pelo setor primário, resulta da constante produção agropecuária que tem como um de seus principais objetivos, levar alimento e matéria prima para os grandes centros urbanos.

AB’SABER, Aziz Nacib- Amazônia: do discurso à praxis. São Paulo: edUsp,2004

Grupioni, Luís Donisete. Fischmann, Roseli.

Povos Indígenas e Tolerância. São Paulo: edUSP, 2001

GUERRA, Sérgio – Regulação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014

KOHLHEPP,Gerd - Conflitos de interesse no ordenamento territorial da Amazônia brasileira - Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142002000200004&script=sci_arttext acesso em: 28/03/2019

Tema da aula

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão compreender sobre as fronteiras agrícolas no Brasil e como elas impactam a vida social e ambiental do país.

Como adequar à sua realidade:

Caso a escola esteja localizada numa área rural de forte presença agrícola, comente com os alunos que eles irão compreender qual é o papel do espaço geográfico que eles estão inseridos (zona rural) na formação territorial de outras localidades do Brasil.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA