Plano de aula: Novas fronteiras: fluxos de imigração ao Brasil

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. O objetivo específico deste plano é compreender as contribuições econômicas e culturais dadas pelas populações que migram para o Brasil na atualidade.

Materiais necessários:

Papel, lápis, borracha, Mapa múndi impresso em A4 (pode ser um mapa para colorir, o objetivo é que encontre os países da atividade da ação propositiva); atividade da ação propositiva impressa.

Material complementar:

Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XEp3HpUrCkArc3QeNA2fJEa3FvVtgHHc7UBg4DJgcQmv44c2K9DvkkSKesBb/imagens-da-contextualizacao.pdf

Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eagrGsnvBPN4z7WaQKwKtYbq42fqEyeRHDhaYvkyyEmYjKhgPBubuERzPmQ4/imagens-da-problematizacao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para os mapas:

Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.

Tema da aula

Orientações: Utilize este momento para sondar o que o alunos já sabem sobre o tema. Possíveis perguntas?

• Quem são os imigrantes?
  • Alguém que você conhece é imigrante? De onde essa pessoa vem? Você reconhece nela hábitos/costumes diferentes dos seus?
  • Por que uma pessoa deixa seu país de origem para viver em outro país?

O primeiro questionamento serve para sondar se os alunos já possuem conhecimento prévio sobre imigração. Se for necessário, explique o conceito de migração como o movimento de um indivíduo ou uma população no espaço geográfico. O prefixo “im” de imigrante tem o mesmo sentido nas palavras “importação” ou “imergir”, estão relacionados aos movimentos para dentro de algum “lugar”. Logo, assim como um produto importado é aquele que entra num determinado país, o imigrante é o indivíduo que entra num determinado território nacional.

Permita que os alunos expressem e compartilhem relatos pessoais sobre a segunda questão. Caso não haja compartilhamento, amplie o conceito de imigrante; questione se conhecem alguém proveniente de outra região ou estado. Exemplos de imigração interna ao território nacional também são importantes, pois neles podem se reconhecer hábitos e costumes distintos, assim como fatores que motivam as migrações.

Com a finalidade de criar empatia, faça a terceira pergunta. É importante neste momento que os alunos se coloquem momentaneamente como imigrantes. Liste no quadro as respostas, separando em duas colunas os fatores de expulsão e aqueles de atração que forem mencionados.

Como adequar à sua realidade: previamente, você poderá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa em busca de notícias atuais sobre possíveis fluxos de imigração na região ou estado onde moram. Peça para que realizem um pequeno resumo de uma das notícias que leram. Esse registro pode ser utilizado neste momento da aula, subsidiando a sondagem.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA