Imagens da contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Novas fronteiras: fluxos de imigração ao Brasil
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. O objetivo específico deste plano é compreender as contribuições econômicas e culturais dadas pelas populações que migram para o Brasil na atualidade.
Materiais necessários:
Papel, lápis, borracha, Mapa múndi impresso em A4 (pode ser um mapa para colorir, o objetivo é que encontre os países da atividade da ação propositiva); atividade da ação propositiva impressa.
Material complementar:
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XEp3HpUrCkArc3QeNA2fJEa3FvVtgHHc7UBg4DJgcQmv44c2K9DvkkSKesBb/imagens-da-contextualizacao.pdf
Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eagrGsnvBPN4z7WaQKwKtYbq42fqEyeRHDhaYvkyyEmYjKhgPBubuERzPmQ4/imagens-da-problematizacao.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf
Link para os mapas:
Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Utilize este momento para sondar o que o alunos já sabem sobre o tema. Possíveis perguntas?
- Quem são os imigrantes?
- Alguém que você conhece é imigrante? De onde essa pessoa vem? Você reconhece nela hábitos/costumes diferentes dos seus?
- Por que uma pessoa deixa seu país de origem para viver em outro país?
O primeiro questionamento serve para sondar se os alunos já possuem conhecimento prévio sobre imigração. Se for necessário, explique o conceito de migração como o movimento de um indivíduo ou uma população no espaço geográfico. O prefixo “im” de imigrante tem o mesmo sentido nas palavras “importação” ou “imergir”, estão relacionados aos movimentos para dentro de algum “lugar”. Logo, assim como um produto importado é aquele que entra num determinado país, o imigrante é o indivíduo que entra num determinado território nacional.
Permita que os alunos expressem e compartilhem relatos pessoais sobre a segunda questão. Caso não haja compartilhamento, amplie o conceito de imigrante; questione se conhecem alguém proveniente de outra região ou estado. Exemplos de imigração interna ao território nacional também são importantes, pois neles podem se reconhecer hábitos e costumes distintos, assim como fatores que motivam as migrações.
Com a finalidade de criar empatia, faça a terceira pergunta. É importante neste momento que os alunos se coloquem momentaneamente como imigrantes. Liste no quadro as respostas, separando em duas colunas os fatores de expulsão e aqueles de atração que forem mencionados.
Como adequar à sua realidade: previamente, você poderá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa em busca de notícias atuais sobre possíveis fluxos de imigração na região ou estado onde moram. Peça para que realizem um pequeno resumo de uma das notícias que leram. Esse registro pode ser utilizado neste momento da aula, subsidiando a sondagem.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após refletir sobre o tema da aula, convide os alunos a pensar sobre os aspectos étnicos e culturais da população brasileira. Apresente algumas fotos. Você pode utilizar as deste slide ou coletar outras em revistas e jornais. Outra possibilidade é usar exemplos que já estão no livro didático utilizado na sua escola. Analisando o fenótipo (isto é, as características observáveis na aparência física das pessoas, como os traços do rosto, a cor da pele, a cor do cabelo etc), podemos caracterizar os brasileiros como um povo diverso ou não? A que devemos essa diversidade?
Nesta etapa, é importante que os estudantes percebam como nossa população é multi-étnica.
Material complementar
Imagens para impressão: https://docs.google.com/document/d/1NOG1uj7jH-0ojWWPlOcOH_cqGGKT_nNcIsSyNrvQvgk/edit
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.
Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?
Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.
Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.
Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:
1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?
2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?
3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?
4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?
Links para as matérias:
A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360
Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”
Material complementar
Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit
Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?
Para você saber mais:
O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.
Problematização
Orientações: Procure identificar com a turma quais são os grupos sociais que migram hoje em dia para o Brasil.
Inicie as discussões com a pergunta sugerida no slide: Quem imigra para o Brasil hoje?
Procure contextualizar que nosso país é um dos países mais desenvolvidos economicamente na América Latina. Isso convida muitos imigrantes a instalarem-se aqui, sobretudo quem está próximo da fronteira.
Convide os alunos a lerem as manchetes das notícias apontadas no próximo slide.
Durante a leitura, comente que a procura pelo Brasil, na grande maioria das vezes, está relacionada à busca por emprego. Porém, a colocação do imigrante no mercado de trabalho, não raro, envolve alguma exploração de mão de obra. Para efetivar essa reflexão, faça alguns questionamentos à turma:
1- O que leva as pessoas a migrar para o Brasil?
2- O Brasil está preparado para receber um grande contingente de imigrantes no seu território?
3- Por que a maioria dos imigrantes são originários da América Latina?
4- Vocês conhecem algum imigrante que passou por uma situação parecida como as retratadas pelas notícias?
Links para as matérias:
A jornada de uma boliviana, do trabalho escravo à ocupação em São Paulo - BBC Brasil
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44009360
Por nova vida, haitianos passam Natal entre fila da imigração e rodoviária de MS: “vou trabalhar por um bom futuro”
Material complementar
Imagens das manchetes: https://docs.google.com/document/d/1FcrliMvufvsWbYEWexvLFiwOHrM7ag16GS6IIHjUHSE/edit
Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar a pergunta do slide para a região onde está a sua escola. Quem são as pessoas que imigram para o local onde a escola está?
Para você saber mais:
O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, fruto de um intenso processo colonial marcado pela chegada de muitos grupos sociais ao longo do tempo. A dimensão continental do país evidencia os diversos traços culturais existentes no território, como é o caso das origens regionais e locais do Brasil. Por isso, compreender o Brasil sobre a lógica de uma única identidade é desconsiderar toda a riqueza cultural existente nele. A imigração tem papel basilar na lógica de construção cultural, pois a partir do século XIX, com a independência do Brasil e sua abertura econômica para o restante do mundo, o Brasil passa a receber, além de povos africanos e europeus, que marcaram todo o período colonial, culturas asiáticas, que se distribuem por todos os rincões do Brasil.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.
Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.
Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.
Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.
Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.
Materiais complementares:
Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Entregue para cada aluno uma folha da Atividade Propositiva, régua e lápis, e um mapa múndi (pode ser impresso numa folha A4 para que possam desenhar as setas, ou pode ser utilizado um mapa múndi do livro didático) para execução da atividade. A proposta consiste em elaborar um mapa dinâmico contendo os fluxos atuais de imigração ao Brasil. Pergunte aos alunos qual seria a maneira mais apropriada para representar esses fluxos.
Por meio das respostas, explique que os movimentos no espaço são representados em mapas por meio de flechas ou setas; a base reta da flecha indica a origem do movimento e a ponta, o destino.
Questione: como seria possível representar a quantidade de pessoas que migraram, ainda utilizando as flechas? A espessura das flechas indicam as quantidades deslocadas. Ou seja, fluxos menores são representados por flechas mais finas e fluxos maiores, por flechas mais grossas como exemplificado no mapa “Fluxo de migrações entre 1960 - 1980” (slide 8). Permita que os alunos observem o exemplo e compreendam intuitivamente a lógica do modo de implantação linear e a utilização da variável tamanho para estabelecer a relação de proporcionalidade entre os objetos.
Para realizar o exercício proposto, oriente os alunos a adotarem 3 classes de legenda, ou seja, 3 espessuras de flechas (grossa, média e fina) e relacione-as com número de imigrantes no Brasil informado na tabela “Imigrantes entre 2000 e 2016”. Sugere-se que a imigração da Bolívia seja representada com a flecha de maior espessura; Haiti e EUA, espessura mediana; e os demais países com flechas de espessura fina.
Circule pela sala enquanto os alunos desenham, corrigindo e sanando dúvidas se necessário.
Materiais complementares:
Mapa de Fluxos Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eJYb2M7Y3VZWDRcygjTEbP7BmqRUX3jSvFsqZdSS9mZCUS23v37MeahsZRg8/mapa-de-fluxos-da-acao-propositiva.pdf
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQzaxKEEKQrMEEeExD458AkzPbXGG8u4aKNfDHbpu9CkJpWQJ77q4jKrUMWZ/atividade-da-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Com o resultado da atividade da ação propositiva em mãos, convide os alunos a pensarem sobre:
- quais os impactos dos fluxos de imigração e os rebatimentos espaciais;
- o que significam as modificações sócio-espaciais? Seja o aumento de pessoas em busca de emprego e vivendo em situação de miséria; seja as condições de moradia e vida dessas pessoas; seja o aumento da procura por moradia etc.
Para estimular o debate, você pode utilizar as seguintes questões:
1- Como a imigração e a migração contribuíram para a diversidade cultural no país?
2- As pessoas que se mudam em busca de emprego e melhoria de vida conseguem atingir os objetivos traçados?
3- Quais as consequências dos fluxos de imigração?
4 - O que causa a intensificação do fluxo migratório? (possíveis respostas: guerra, fome, mudanças climáticas etc).
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); internet e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula irão aprender sobre as contribuições econômicas e culturais dos imigrantes para o Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a questão da imigração no Brasil. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, as imagens que estão na contextualização desta aula, juntamente com a seguinte provocação: "Como podemos caracterizar o brasileiro?". Envie também, para leitura e estudo, o texto disponível aqui. Diga que não é necessária a impressão das imagens e dos textos, mas que os estudantes devem, a partir da observação das imagens e com base na leitura do texto, construir uma hipótese para a pergunta da provocação. A ideia é que os estudantes percebam a dificuldade de responder a essa questão dada a diversidade da população brasileira, o que tem relação com os fluxos imigratórios para o Brasil.
Ação propositiva
A ação propositiva desta aula seguirá a proposta original do plano: a elaboração de um mapa temático dos fluxos migratórios atuais, a nível mundial, para o Brasil. Envie o mapa-múndi e os dados sobre o fluxo migratório atual que chega ao Brasil. Envie ainda, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, as orientações para a construção da legenda que estão no plano original. Recomenda-se, professor, que você construa uma sugestão de legenda mostrando a largura das flechas, de modo que fique claro para os estudantes e eles possam construir o mapa em casa.
Sistematização
Peça aos estudantes que reflitam sobre o mapa e respondam ao seguinte questionamento: "Qual o perfil do imigrante para o Brasil hoje? É diferente ou igual ao fluxo que chegou entre o final do século XIX e o início do século XX? Como você explica isso?". Essas perguntas devem ser respondidas por escrito, no caderno de Geografia, e as respostas devem ser enviadas para a sua análise. Esse envio pode ser feito por áudio (o estudante grava a resposta) ou por arquivos de texto (Word ou Documentos Google).
Convite às famílias
Convide os familiares para assistirem, junto com o estudante, ao documentário do History Channel sobre os imigrantes no Brasil, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as contribuições econômicas e culturais dos principais fluxos atuais de imigração ao Brasil.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
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