Plano de aula: Brasília: a capital planejada no interior do Brasil

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade visa a desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. Portanto, o objetivo específico deste plano é compreender a construção de Brasília como um momento do processo de interiorização territorial do Brasil.

Para execução da etapa de Ação Propositiva, é sugerido o agrupamento de três ou quatro alunos para elaboração de uma proposta de nova sede administrativa do país. Se julgar profícuo, configure a turma nesses agrupamentos antes de iniciar a aula.

Se não for possível realizar as impressões, é possível adaptar as atividades em folhas de papel sulfite, conquanto você explique, no quadro, como os alunos deverão realizar os registros e se organizar.

Materiais necessários: quadro, folhas de papel sulfite, lápis, borracha e urna de papelão.

Sugere-se que a urna de papelão seja feita de qualquer papelão em formato de caixa, de tamanho pequeno ou médio (p. ex.: caixa de sapatos), em que seja possível lacrá-la com fita adesiva e cortá-la de maneira a deixar um espaço para inserir as cédulas de votação.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzXjhEG2XqHksRsdkMCx2WFyYnyFmMyddDvWwahXCfVHRFDsQq3PXvbgWfBX/geo7-02und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcB8UqDNP33ZaV5aKVYuCPPGEzZRT8X3zZ4SVMwQvkUJwFZSa9ZE8kUBSQFP/geo7-02und03-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre o contexto de criação de Brasília, cuja concepção data do final século XVIII.

BUENO, Eduardo. Brasil: Uma História. Rio de Janeiro: Ed. Leya, 2012. (Capítulo 31 - Era JK, Jânio e Jango)

Livro que reúne 1400 fotografias resultado de levantamento, catalogação e restauração de imagens sobre a construção de Brasília:KIM, Lina; WESELY, Michael. Arquivo Brasília. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Tese de doutorado que trata sobre os discursos e narrativas mobilizados pelos meios de comunicação em relação à construção de Brasília:

VIDESSOT, Luisa. Narrativas da construção de Brasília: mídia, fotografias, projetos e história. Tese de Doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=165699>. Acesso em: 7 de dezembro de 2018.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

O enfoque para a aula é a interiorização do território brasileiro provocada pela mudança da sede administrativa do país. A contextualização é realizada a partir da interpretação de um curto trecho extraído do discurso de inauguração de Brasília, realizado por Juscelino Kubitschek. A fala do ex-presidente introduz o questionamento sobre o porquê da nova capital ter sido transferida para o interior. Refletindo sobre alguns aspectos que possibilitaram esse acontecimento, Brasília é apresentada aos alunos como: um projeto urbanístico; uma cidade permeada e dependente do transporte rodoviário; um espaço construído pela força de trabalho imigrante; e lar das principais instituições representativas da política nacional. As propostas de ação propositiva e sistematização são, respectivamente, a elaboração de uma proposta de uma nova capital federal e a votação da proposta cujas qualidades sejam mais atrativas para o grupo de alunos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA