Plano de Aula

Plano de aula: Brasília: a capital planejada no interior do Brasil

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A mencionada habilidade visa a desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. Portanto, o objetivo específico deste plano é compreender a construção de Brasília como um momento do processo de interiorização territorial do Brasil.

Para execução da etapa de Ação Propositiva, é sugerido o agrupamento de três ou quatro alunos para elaboração de uma proposta de nova sede administrativa do país. Se julgar profícuo, configure a turma nesses agrupamentos antes de iniciar a aula.

Se não for possível realizar as impressões, é possível adaptar as atividades em folhas de papel sulfite, conquanto você explique, no quadro, como os alunos deverão realizar os registros e se organizar.

Materiais necessários: quadro, folhas de papel sulfite, lápis, borracha e urna de papelão.

Sugere-se que a urna de papelão seja feita de qualquer papelão em formato de caixa, de tamanho pequeno ou médio (p. ex.: caixa de sapatos), em que seja possível lacrá-la com fita adesiva e cortá-la de maneira a deixar um espaço para inserir as cédulas de votação.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KzXjhEG2XqHksRsdkMCx2WFyYnyFmMyddDvWwahXCfVHRFDsQq3PXvbgWfBX/geo7-02und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AcB8UqDNP33ZaV5aKVYuCPPGEzZRT8X3zZ4SVMwQvkUJwFZSa9ZE8kUBSQFP/geo7-02und03-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Sobre o contexto de criação de Brasília, cuja concepção data do final século XVIII.

BUENO, Eduardo. Brasil: Uma História. Rio de Janeiro: Ed. Leya, 2012. (Capítulo 31 - Era JK, Jânio e Jango)

Livro que reúne 1400 fotografias resultado de levantamento, catalogação e restauração de imagens sobre a construção de Brasília:KIM, Lina; WESELY, Michael. Arquivo Brasília. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Tese de doutorado que trata sobre os discursos e narrativas mobilizados pelos meios de comunicação em relação à construção de Brasília:

VIDESSOT, Luisa. Narrativas da construção de Brasília: mídia, fotografias, projetos e história. Tese de Doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=165699>. Acesso em: 7 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

O enfoque para a aula é a interiorização do território brasileiro provocada pela mudança da sede administrativa do país. A contextualização é realizada a partir da interpretação de um curto trecho extraído do discurso de inauguração de Brasília, realizado por Juscelino Kubitschek. A fala do ex-presidente introduz o questionamento sobre o porquê da nova capital ter sido transferida para o interior. Refletindo sobre alguns aspectos que possibilitaram esse acontecimento, Brasília é apresentada aos alunos como: um projeto urbanístico; uma cidade permeada e dependente do transporte rodoviário; um espaço construído pela força de trabalho imigrante; e lar das principais instituições representativas da política nacional. As propostas de ação propositiva e sistematização são, respectivamente, a elaboração de uma proposta de uma nova capital federal e a votação da proposta cujas qualidades sejam mais atrativas para o grupo de alunos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO