GEO7_02UND01 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: (Trans) formação histórica do território brasileiro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A mencionada habilidade visa desenvolver a capacidade do aluno analisar a importância dos fluxos de uso e ocupação na formação socioeconômica e territorial, entendendo conflitos e tensões relacionadas a essa formação. Compreender que o território brasileiro é um espaço dinâmico, passível de ser transformado através das atividades humanas, é o objetivo principal deste plano. O recurso utilizado como testemunho dessa transformação é o mapa histórico. Por meio do uso e da comparação dos mapas históricos, é possível identificar a ampliação da área e das fronteiras brasileiras até o século XX.
O agrupamento sugerido para execução da etapa de Ação Propositiva é a formação de três grandes grupos para análise de três mapas sob a metodologia de Rotação por Estações. Se desejar, organize agrupamentos menores, disponibilizando para isso o número necessário de cópias impressas de cada mapa ou de livros didáticos que contenham mapas históricos.
Materiais necessários: quadro, mapas (históricos e atual) do Brasil, caderno de registro dos alunos, lápis e borracha.
Material complementar:
Atividade para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JydZkH8QDJwJDNmmkvUWNk3qbmKcc5GCT6WNVZCAtfydJDrWPARqQTWEpnyu/geo7-02und01-acao-propositiva-atividade.pdf
Link para os mapas:
Contextualização: Mapa Político do IBGE - https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf
Ação Propositiva:
Mapa 1. Brasil no Planisfério de Cantino - 1502 https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b5970559x/f1.item.r=CANTINO.langPT.zoom
Mapa 2. Terra Brasilis Atlas Miller - 1519 https://bndigital.bn.gov.br/artigos/terra-brasilis/
Mapa 3. Carta da Viação Férrea do Brasil - 1910 https://www.loc.gov/resource/g5401p.br000060/?r=-0.048,0.271,1.092,0.413,0
Caso não seja possível realizar a impressão dos mapas para a atividade da Ação Propositiva, escolha mapas à sua disposição utilizando os seguintes critérios:
- Serem mapas do passado sobre o território brasileiro;
- Possuírem elementos simbólicos do uso econômico e da ocupação populacional;
- Demonstrarem a evolução da extensão territorial e das fronteiras.
Para você saber mais:
O território brasileiro atual formou-se através dos processos de ocupação e do desenvolvimento de atividades econômicas que tiveram início no período de colonização. Costuma-se, em bibliografia, dividir a história desse processo em quatro fases relacionadas aos séculos em que ocorreram: XVI, XVII, XVIII e XIX. Cada século possui suas particularidades, pois cada ciclo macroeconômico foi acompanhado de ciclos secundários e, consequentemente, de fluxos populacionais em direção ao interior daquele que, mais tarde, seria o território brasileiro. A exploração do pau-brasil e das drogas do sertão, o cultivo da cana-de-açúcar, a extração do ouro e o plantio do café são exemplos da evolução da economia brasileira, cuja distribuição espacial era, até século XIX, em formato de arquipélago. Para informações detalhadas sobre essa questão ver:
BOLIGIAN, Levon . et al. ?Geografia: espaço e vivência - 7º ano.? 5?ª ed. São Paulo: Atual, 2013 (capítulo 2);
THÉRY, Hervé e DE MELLO, Neli. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2018 (capítulo 2).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
O percurso da aula visa contextualizar a conformação territorial atual do Brasil e problematizá-la como o resultado de processos históricos de apropriação de terras com a finalidade de ocupá-las e utilizá-las economicamente. O mapa histórico foi o recurso selecionado não apenas como registro espacializado das transformações territoriais, mas também para identificação de um discurso ideológico contido nele. Por isso, na etapa de Ação Propositiva, os alunos são convidados a realizar uma observação atenta, indicando algumas características linguísticas de cada mapa. Como uma maneira de sistematizar o conhecimento, os alunos comparam os mapas com a finalidade de compreender que o território atual é resultado de um processo histórico de construção.
Para você saber mais: Você poderá encontrar mais informações sobre o conceito de território em:
PENA, Rodolfo F. Alves. O que é território?. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-territorio.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018.
MORAES, Antonio Carlos Robert. Território na geografia de Milton Santos. São Paulo: Annablume, 2013.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO