13001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sinopse de um filme

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 31/10/2018
Código: ING6_07UND05

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Sinopse de um filme

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura na qual os alunos irão explorar a sinopse de um filme provavelmente já conhecido por eles. Ela não faz parte de nenhuma sequência de planos e pode ser utilizada em qualquer momento do ano já que não requer nenhum conhecimento prévio específico.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de tecnologia para mostrar aos alunos o texto retirado de um site de filmes. Caso haja dificuldades com internet, o texto pode ser impresso antecipadamente. Alguns slides (Context e Output) contém atividades que devem ser projetadas no quadro para uma melhor visualização. Caso não seja possível utilizar um projetor, escreva as atividades em cartolina ou papel craft antes da aula e as apresente durante a aula. Para a parte do Context, será necessário imprimir ou escrever as respostas às perguntas em pedaços de papel e embrulhá-los um por cima do outro formando uma espécie de “repolho” para que os alunos descasquem e respondam as perguntas. No caso de turmas muito numerosas, deve-se fazer dois kits de perguntas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos, Do you like movies? Eles provavelmente devem responder Yes ou It depends. Continue perguntando, What kind of movies do you like? Se eles não souberem, sugira drama, comedy, animation, romantic comedy, science fiction. Diga, Very well, today we will read a movie synopsis and identify its purpose (what it is for). Explique ainda que a sinopse é uma espécie de resumo abreviado do filme. Synopsis is like a brief summary of the movie.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente o slide dizendo que esse é um quiz sobre vocabulário utilizado para falar sobre filmes. Peça aos alunos que fiquem de pé em forma de círculo e proceda com a atividade acima que está disponível num documento no link: Context activity. Nessa atividade, os alunos irão relacionar as respostas às perguntas do slide. Leia as instruções e prepare o material da atividade com antecedência já que você, professor, precisará imprimir (ou escrever) as respostas para as perguntas acima e enrolá-las como se fosse um “repolho”, que os alunos irão “descascando” para responder as perguntas.

Material complementar:

Com relação à pergunta sobre a classificação dos filmes, é importante informar aos alunos a classificação dos filmes na língua inglesa. Essa classificação encontra-se no seguinte link: https://qctimes.com/film-ratings/article_21c9ae8c-adb1-11e7-b2be-33830c3af2bc.html

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Realizar a leitura da sinopse do filme Kung Fu Panda 3 e identificar o gênero do filme, bem como os personagens principais e a função do texto.

Expectativa: Que os alunos realizem a leitura da sinopse do filme Kung Fu Panda 3, identifiquem o gênero, decidam se assistiriam a esse filme, bem como percebam a abrangência da língua inglesa.

Orientações:

  • Apresente ou imprima copias da sinopse do filme Kung Fu Panda 3 que esta disponível no seguinte link: https://www.fandango.com/kung-fu-panda-3-161126/plot-summary . Peça que os alunos observem a estrutura do texto e pergunte: What type of text is this? (a movie synopsis), explique que sinopse é um breve resumo de um livro ou de um filme. In this case it is a summary of a movie. What movie is this? What was the release date? Release date is the date when the film started being shown in movie theaters. Continue discutindo a estrutura do texto apresentado, apontando e discutindo alguns outros elementos, como: classification, duration, genre and fan ratings. Por fim, pergunte de onde esse texto foi retirado. Esse texto foi retirado de um site chamado Fandango. This is an American company that posts movie reviews and sells movie tickets on its site and through their App. Pergunte se tem no Brasil alguma empresa semelhante.
  • Faça a leitura compartilhada da sinopse e esclareça as dúvidas de vocabulário. Por exemplo, algumas palavras que podem gerar dúvidas são: franchise, sweep across, clumsy, brethren, ultimate. As definições dessas palavras encontram-se no seguinte documento: Vocabulary .
  • Observe mais uma vez o quesito fan ratings e a quantidade de pessoas que votou. Pergunte aos alunos se faz alguma diferença essa sinopse ter sido escrita em inglês e por quê. Se os alunos não responderem, incentive sua reflexão questionando: How many countries in the world speak English? Besides those countries, English is considered a universal language. Many people choose to learn English as a second language, so do you think that because this text was written in English more people will have access to it?
  • Pergunte, qual é o objetivo de uma sinopse. What’s the purpose of a synopsis? It is to give a brief summary of the movie plot and to provide information such as classification, genre and fan rating.
  • Por fim, pergunte aos alunos se esse seria um filme que eles escolheriam para assistir. Would you watch this movie? Why? Why not?

Atividades complementares:

  • Em um outro momento, você pode conduzir uma pesquisa (survey) com a pergunta: Would you watch Kung Fu Panda 3? E, juntamente com os alunos, tabular ou grafar as respostas e baseado nessa survey, exibir o filme.
  • Apresente aos alunos também a sinopse do filme “Pandas” que é um documentário que mostra como cientistas trabalham para reintroduzir os pandas à vida selvagem. Nesse caso a pesquisa pode ser uma votação para decidir qual dos filmes a turma gostaria de assistir. A sinopse deste filme encontra-se no link: https://www.fandango.com/pandas-208828/plot-summary

Material complementar::

Caso haja tempo, você pode mostrar os trailers (previews) dos filmes que se encontram nos seguintes links:

https://www.fandango.com/movie-trailer/kungfupanda3-trailer/161126

https://www.fandango.com/movie-trailer/pandas-trailer/208828

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão do texto lido (sinopse), bem como seu objetivo.

Expectativa: Que os alunos registrem aspectos do texto lido e entendam o objetivo desse tipo de texto (sinopse).

Orientações: Apresente o slide aos alunos e explique que eles podem e devem consultar a sinopse para preencher o quadro proposto. Leia todas as perguntas com os alunos antes de iniciar a atividade para esclarecer quaisquer dúvidas que porventura existam. Diga-lhes que marquem no texto (sublinhando ou com marca-texto) as respostas para cada pergunta. Essa atividade pode ser realizada em duplas. Ao final de 5 a 7 minutos proceda para a correção da atividade que pode ser realizada no quadro com alguns alunos vindo à frente para dar a resposta da questão. Para evitar constrangimento, é importante que o professor verifique se o aluno chamado à frente da turma respondeu a atividade de forma correta. Para verificar isso, o professor deve circular pela sala e observar o andamento da atividade, bem como oferecer suporte extra aos alunos que apresentarem dificuldade. Essa atividade está disponível para impressão num documento no seguinte link: Activity - Output

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam os conhecimentos adquiridos nessa aula.

Orientações: Leia o slide com os alunos e aponte tudo o que foi aprendido nesta aula. Em seguida, divida a turma em dois grupos e peça um representante de cada grupo. Divida o quadro ao meio. Um lado para cada time. Diga-lhes que quando você der o sinal, os alunos que estão sentados devem ditar as palavras, relacionadas a filmes, aprendidas na aula de hoje para seu representante escrever no quadro. Mostre rapidamente o slide do Context e lembre que eles podem também usar palavras aprendidas na leitura da sinopse do filme. Eles podem falar ao mesmo tempo. Cabe ao representante escrever o maior número de palavras que conseguir. Durante a atividade, os alunos irão “gritar” as palavras para que os alunos que estão à frente as escrevam no quadro. Pode ser que o representante de um time escute uma palavra do outro time e a escreva no quadro. Não tem problema, o objetivo é ter o maior número possível de palavras escritas no quadro. Dê 1 minuto para o desenvolvimento desta atividade. Ao final, conte as palavras de cada equipe. A equipe com o maior número de palavras escritas no quadro será a vencedora.

Contents

  1. INPUT: Reading the synopsis of a movie.
  2. OUTPUT: Comprehension questions checklist.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes