12999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - School in other countries (Costa Rica)

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 30/10/2018
Código: ING6_07UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre School in other countries (Costa Rica)

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de um projetor para reproduzir o vídeo do Context. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada de uma forma adaptada, utilizando-se impressões de imagens semelhantes às que aparecem no vídeo e, se possível, com legendas semelhantes (em inglês). Haverá também a necessidade de imprimir o artigo para leitura. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, há algumas atividades de vocabulário que precisam ser impressas ou copiadas em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo, bem como a atividade de compreensão (Output) que precisa ser preparada com antecedência para ser aplicada. Como atividade complementar ou atividade de casa, sugere-se uma atividade escrita para a qual fornecemos um template que os alunos podem utilizar como modelo.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo UNICEF. Pergunte-lhes se eles sabem o que é UNICEF. Caso não saibam, explique que UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Que essa organização é a parte da ONU (United Nations) que cuida dos interesses das crianças, incluindo saúde, nutrição e educação. Peça que ao assistir ao vídeo eles pensem nas seguintes perguntas:

  • What is the video about?
  • One similarity and one difference between the children’s reality in the video and my own reality.

O vídeo (legendado em inglês) pode ser acessado no seguinte link: Video: Unicef.

Após a exibição do vídeo, discuta as perguntas com os alunos. O vídeo é sobre escola, educação, importância de ter uma educação. Uma semelhança é que as crianças do vídeo estão na escola e a diferença é que essas escolas são diferentes da escola que eles frequentam. Continue a discussão perguntando:

  • Are schools the same all over the world? (aqui os alunos provavelmente responderão que não).
  • What can be different in schools from different countries? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Caso eles não respondam, você pode incentivá-los perguntando: Do all students study the same subjects? Do they all have the same amount of school days?

Diga-lhes que o assunto da aula de hoje é a escola em outros lugares do mundo. Passe para o slide seguinte.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos. Diga-lhes que na aula de hoje eles irão ler um texto e identificar a função e algumas informações específicas no texto lido. Today you will read an informational text and find specific information about schools around the world.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Realizar a leitura do texto e identificar a funcionalidade do texto, sua ideia principal e informações específicas, bem como o alcance da língua inglesa nesse determinado contexto.

Expectativa: Que os alunos realizem a leitura compartilhada do artigo e identifiquem sua funcionalidade, ideia principal e informações específicas.

Orientações: Apresente o slide aos alunos e diga-lhes que eles lerão um texto do site Pocket Cultures: the world in your pocket. Explique o significado da expressão the world in your pocket (it means that you can access information about the world so easily that it is like the world is literally in your pocket). Diga-lhes que esse é um site australiano independente que tem o intuito de abrir os horizontes das pessoas trazendo informações sobre diferentes assuntos em diferentes partes do mundo. Diga ainda que as postagens são realizadas em inglês por pessoas de diferentes nacionalidades. Inclusive o artigo que eles irão ler hoje foi enviado por uma correspondente da Costa Rica, um país da América Central onde se fala espanhol. Pergunte por que eles acham que o texto foi escrito em inglês. Se os alunos não souberem, explique que provavelmente é para atingir um maior número de pessoas. A autora da postagem chama-se Nuria Villalobos. Ela é da Costa Rica, mas fez intercâmbio nos Estados Unidos e atualmente é professora de inglês em faculdades da Costa Rica.

Tempo Sugerido: Continuação do Input

Propósito: Realizar a leitura compartilhada do texto e identificar a funcionalidade do texto, sua ideia principal e e informações específicas, bem como o alcance da língua inglesa nesse determinado contexto.

Expectativa: Que os alunos realizem a leitura compartilhada do texto e identifiquem sua funcionalidade, ideia principal e informações específicas.

Orientações:

  • Distribua o texto impresso aos alunos e faça a leitura do mesmo pedindo aos alunos que assinalem em cada parágrafo alguma informação ou palavra que eles considerem importantes para a compreensão do texto. O texto para impressão pode ser encontrado aqui .
  • Durante a leitura, é importante que você faça pausas para checar a compreensão. Por exemplo, leia os parágrafos um e dois e pergunte aos alunos do que trata o artigo e que informações eles já receberam até esse ponto do artigo. Eles podem dizer: sobre as férias. Leia o terceiro parágrafo e pergunte qual é o assunto do mesmo (school uniforms). Em seguida, leia os dois ultimos paragrafos e pergunte do que tratam esses parágrafos (disciplina estudadas nas escolas da Costa Rica e requerimentos para entrar na universidade). Por fim, pergunte aos alunos qual o objetivo de um texto como esse (informar sobre o sistema escolar na Costa Rica). Você pode ainda perguntar que tipo de texto é este: table, infographic, article, letter, poster? Explique que se trata de um artigo (article, which is an individual writing published within a newspaper, magazine or, in this case, a website).
  • Após a leitura completa do texto, faça a atividade de vocabulário que está localizada logo abaixo do texto na atividade acima. Corrija a atividade de vocabulário com os alunos e passe para o slide seguinte.

Material complementar: A correção da atividade de vocabulário encontra-se neste link: Correção do vocabulário

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão do texto lido buscando no mesmo ou na sua própria memória as respostas às perguntas propostas.

Expectativa: Que os alunos consigam responder a perguntas pontuais sobre o texto verificando assim sua compreensão.

Orientações:

Divida a turma em dois ou mais grupos, dependendo da quantidade de alunos. O ideal é que os grupos tenham no máximo 8 alunos para que todos tenham a oportunidade de responder as perguntas. Em seguida, distribua as perguntas sobre o texto em papeizinhos cortados e dobrados de modo que os alunos não consigam ler as perguntas sem abrir os papéis. Explique que cada aluno terá uma oportunidade para tirar um papelzinho e responder a uma pergunta. Se ele responder corretamente, marca um ponto, se não souber responder, o colega à sua direita deve tentar responder. Se este também não souber, continua passando para o próximo à direita até que alguém responda e ganhe um ponto. Ao final, o vencedor é aquele aluno que obtiver o maior número de pontos. As perguntas de compreensão de texto encontram-se no seguinte documento: Comprehension questions

Atividade complementar: Como tarefa de casa, os alunos podem escrever um pouco sobre sua escola ou sobre as escolas no Brasil utilizando o seguinte template.

Material complementar: As resoluções para as atividades acima se encontram nos seguintes links: Answers Comprehension Questions e Template com respostas

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam que ao final da aula eles conseguiram adquirir informações e habilidades que eles não possuíam antes.

Orientações: Leia o slide com os alunos e peça-os para darem exemplos de quando aprenderam esse tópicos durante a aula. É importante que eles percebam que todos os momentos da aula tiveram um propósito.

Contents

  1. INPUT: Reading the text about how school is in Costa Rica.
  2. OUTPUT: Playing a game to answer comprehension questions.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

School in other countries (Costa Rica)

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes