Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.
Optativas:
- Google Meet, Zoom ou Facebook (se houver a possibilidade de aula síncrona).
Nota: esta é uma adaptação pensada para aulas assíncronas, mas também pode ser feita de forma síncrona, pois as atividades se adaptam bem aos dois formatos.
Context
Aulas assíncronas: explique que o objetivo da semana será: “To respond to a text message.”
Começe a semana com uma enquete. Aqui, algumas perguntas sugeridas:
1) Do you prefer texting or calling?
2) Where do you text more? Facebook, whatsapp, instagram or snapchat.
3) Do you like to use emojis in your chats?
4) What emojis do you use?
5) Do you know any abbreviations in English? For example: LOL.
Opcional: crie uma enquete usando o Google Forms, Mentimenter ou Survey Monkey. Em aulas síncronas, pode criá-la diretamente no Skype ou no Zoom, que têm esse opção.
Input
Em outro post ou mensagem no WhatsApp, escreva um exemplo do text message do Input da aula original.

Peça para os alunos lerem as mensagens e responderem às perguntas. Você também pode enviá-las em um Google Docs ou pelo Google Forms.
Read the text message and response and answer the questions:
1. Why is Jenna writing to John?
a) To wish her a happy birthday
b) To invite her to Kathy’s birthday party
c) To say thank you for the invitation.
2. When he says “Let me know if you can make it.” it means:
a) He wants an answer to the invitation
b) He doesn’t want her to go.
c) Have a nice day!
3. Can John go to the birthday party?
a) Yes.
b) No.
c) Maybe.
4. What does XOXO mean in the first text message?
a) I love you.
b) Kisses and hugs.
c) Goodbye!
Peça aos alunos que enviem suas respostas em mensagem privada.
Por fim, escreva outro post ou envie um áudio no WhatsApp com as respostas às perguntas.
Nota: em aula assíncrona, dê um tempo para eles responderem e peça a participação individual dos alunos, ou os coloque em breakout rooms para responderem às perguntas em grupos de 3 ou 4 pessoas. Por fim, revise junto com os alunos as respostas.
Output
Os alunos responderão a text message. É recomendado que primeiro eles enviem as resposta a você como mensagem privada, pois, assim, poderão corrigir qualquer erro. Por fim, eles enviarão suas respostas no post no Facebook ou no grupo de WhatsApp.
Nesta aula, é bem importante dar acompanhamento aos alunos com um feedback constante. Dê um tempo limitado para enviarem seus Outputs; por exemplo, sugira que todos façam o Output ao mesmo tempo, em um dia e hora específicos (como se estivessem na aula presencial).
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: Great job this week everyone! This week, you read and analyzed a text message and wrote a text message in response to a birthday party invitation. What did you learn this week? Some expressions and phrases you used in your story were: I’m sorry, I can’t go. or Ah, I would love to go.
Os alunos podem responder no chat, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana, ou podem responder ao post de um dos colegas.
Convite às famílias
Diga aos alunos para pedirem a ajuda dos pais ou de outros familiares que souberem um pouco de inglês na hora de fazer o Input e o Output.