Plano de aula: Replying to a text message

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Building A Repertoire

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (terceiro de 5 planos) abordando a escrita. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Que os alunos analisem a linguagem e estrutura de mensagens de texto

Expectativa: Que os alunos entendam a adequação da linguagem ao contexto

Orientações: Antes de ler o slide, pergunte aos alunos: Do you have a cell phone? Caso possuam, faça perguntas como:

• Do you send text messages to your friends and family?
  • Do you send text messages for other purposes?
  • Which apps do you use to send text messages?
  • Who was the last person you sent a message to?

Deixe que os alunos respondam livremente, contando quais aplicativos utilizam em seus celulares para mandar mensagens e quem foi a última pessoa a receber uma mensagem deles. Feito isso, mostre o slide e leia com os alunos cada mensagem. Ao final, faça perguntas acerca das mensagens:

• Which text was sent to someone´s mother? 1
  • Which text was sent to order food? 3
  • Which text was sent to confirm an appointment? 5
  • Which text was sent to a friend after an encounter? 2
  • Which text was sent to ask for a ride? 4

Explore com os alunos o conteúdo das mensagens e a linguagem utilizada. Faça perguntas como:

• Which text uses more formal language? (5). Why? (Because they’re talking to a medical office).
  • Which text uses more informal language? (1, 2, 3) Why? (Because they are talking with friends/family)

Chame a atenção dos alunos para as palavras “ASAP”, “thx”, “bro” e “b4”. Pergunte à turma se entendem o significado de cada uma. Em seguida, diga aos alunos:

“Some people use abbreviation to write text messages. Why do we use them in text messages? Do you use any in Portuguese?”. Deixe que os alunos respondam livremente. Depois, volte às expressões contidas no slide e mostre aos alunos o significado de cada:

• ASAP = as soon as possible
  • Thx = thanks