Plano de aula: Lista de características de personagens para criação de conto

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Building A Repertoire

Sobre esta aula: Esta é a primeira parte de uma aula contendo duas partes.

Preparação para esta aula: O professor deve clicar no link abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.

Little Red Riding Hood

Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Fazer um brainstorm de palavras associadas ao conto tradicional Little Red Riding Hood.

Expectativa: Que os alunos lembrem de palavras-chave associadas à história e as organizem em grupos.

Orientações: (5 minutos para este slide e 5 minutos para o próximo). Mostre o slide aos alunos e pergunte aos alunos: Which fairy tale does this picture remind you of? Os alunos responderão Little Red Riding Hood. Peça aos alunos que digam todas as palavras que lembrarem sobre a história, e, desta maneira, relembre o conto da Chapeuzinho Vermelho (caso queira, você pode fazer a leitura prévia aqui). Dê ênfase aos seus personagens, ação e cenário. As palavras que surgirem em aula podem incluir, mas não estão restritas a:

• Girl
  • Wolf
  • Grandmother
  • Cottage
  • Forest
  • Eyes
  • Mouth
  • Ears
  • Barn
  • Bad
  • Teeth
  • Flowers
  • Wood
  • House
  • Door
  • Woodsman
  • Cloak
  • Nightgown
  • Belly
  • Axe

Escreva-as no quadro. Não se importe com a ordem das palavras, ou se elas têm ou não a ver com o contexto. O importante é anotar todas as ideias dos alunos em relação ao tópico. Assim que terminar esta parte da atividade, passe para o próximo slide.