Plano de Aula

Plano de aula: Características dos povos germânicos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também do computador), material impresso, cola, tesouras (01 para cada grupo que fará a colagem).

Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Formulários de registros da Atividade 01: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jXMTsUhKFwfD4KguKDkdvwwEV3wvPg5HXSz42CwbPKnrfZ83wv2FNte3GyZ4/his06-14und03-contextualizacao-formularios-atividade-01.pdf

Caracte?ísticas a serem coladas (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxBpwb7gYG2ak73uPzQVq29KFbbT5eJevfEAHfsXtaEy7kCg7cwAVtVCfSnC/his06-14unid03-problematizacao-caracteristicas.pdf

Textos com as características analisadas 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v3fsJrWSk2PgZrNyx3JK2Pu6CD5TjQaE4ZVre8HkrpnWb4pnHGNBhUvPrGG9/his06-14unid03-problematizacao-identificacao-de-caracteristicas-1.pdf

Textos com as características analisadas 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5RgPbp7THsyckxUj3sm8xtqyx25vCxavAh27RvENeSzPb4BqvA4JU4HjSNrT/his06-14unid03-problematizacao-identificacao-de-caracteristicas-2.pdf

Textos com as características analisadas 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8Um7fzqKxSVMyBZXqnwt2ARFhqSuXj4AH5KQjsGpmNZD8ydyJaxbJ2hdWXZ/his06-14unid03-problematizacao-identificacao-de-caracteristicas-3.pdf

Gabarito da atividade (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wbNTpggrMS4wtEFQ8WeM22knHwsYb5CfNQcbR2X9UdG5uaeeXHsypbXn9eng/his06-14unid03-problematizacao-identificacao-de-caracteristicas-gabarito.pdf

Para você saber mais:

ANDRADE, Maria Cecília Albernaz Lins Silva de. A Germania de Tácito: tradução e comentários. 2011. Dissertação. (Mestrado em Letras Clássicas). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-20042012-114933/pt-br.php>. Acesso em: 06 dez. 2018.

TÁCITO. Germânia. Tradução de João Penteado Erskine Stevenson. 2006. Ed. e Publicações Brasil (eBook). Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../2011_MariaCeciliaALSilvadeAndrade_VRev.pdf > Acesso em: 06 dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com essa apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA