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Plano de Aula
Plano de aula: O cristianismo na formação da sociedade medieval
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também do computador), material impresso, papel 18 kg ou papel metro, material de desenho e pintura.
Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link da imagem usada no slide na Contextualização:
Referência da imagem usada no slide na Contextualização:
JUEmC BLOGSPOT. 10 mil religiões no mundo. Meme. Disponível em: <http://juemc.blogspot.com/2012/10/mais-uma- contra-intolerancia-religiosa.html > Acesso em: 25 jan. 2019.
Link para o documento Momento 1- Conflitos
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conflitos
Link para o documento Momento 2- Conversão
Referência dos textos utilizados nos documentos
HILLGARTH, J.N. Cristianismo e paganismo 350-759: A conversão da Europa Ocidental. Tradução de Fábio Assunção Lombardi Rezende. SP: Editora Madras, 2004.
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conversão
Link Mapa Ascensão do Império Franco
SEMHUR. Mapa da ascensão do Império Franco, de 481 a 814. 15 out. 2007. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Reino_Franco#/media/File:Frankish_Empire_481_to_814-pt.svg> Acesso em: 28 jan. 2019.
Referência da Imagem da conversão de Clóvis
GILES, Mestre de Saint. O batismo de Clóvis. Pintura. Galeria Nacional de Arte : Washington, D. C., online collection, Domínio público. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=311711>. Acesso em: 2 fev. 2019.
Link da imagem usada no slide na Sistematização:
Referência da imagem usada no slide na Sistematização:
NÃO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Armaria Cambada. Facebook. Meme. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/naoa intoleranciareligiosa/ > Acesso em: 26 jan. 2019.
Para você saber mais:
G1. Criança é vítima de intolerância religiosa no Rio. 6 Jun. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/ noticia/ 2015/06/crianca-e-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-rio.html> Acesso em: 5 jan. 2019.
IMAGO HISTÓRIA. Os francos e o Império Carolíngio. 2017. Disponível em: <https://imagohistoria.blogspot.com/2012/ 08/ imperio-carolingio.html> Acesso em: 27 jan. 2019.
MARTINS, Guilherme Félix de Sousa. A conversão de Clóvis, rei dos francos. Disponível em: <http://catolicismo.com.br/ materia/materia.cfm/idmat/99FFE469-3048-313C-2E39B5966A079F83/mes/Julho2010 > Acesso em: 1º fev. 2019.
RIBEIRO. Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. 2017. Dissertação (Mestrado em em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, 2017. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3656/2/WESLEY%20DOS%20SANTOS%20RIBEIRO.pdf> Acesso em: 15 jan. 2019.
SIGNIFICADOS. O que é meme. Disponível em: <https://www.significados.com.br/meme/> Acesso em: 26 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
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