Imagem Meme Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: O cristianismo na formação da sociedade medieval
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contato, adaptação e exclusão entre populações
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou tela interativa (que poderá precisar também do computador), material impresso, papel 18 kg ou papel metro, material de desenho e pintura.
Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, poderá fazer a impressão dos materiais ou mesmo utilizar painéis e anotações prévias do material a ser usado, de acordo com as orientações contidas no plano.
Material complementar:
Link da imagem usada no slide na Contextualização:
Referência da imagem usada no slide na Contextualização:
JUEmC BLOGSPOT. 10 mil religiões no mundo. Meme. Disponível em: <http://juemc.blogspot.com/2012/10/mais-uma- contra-intolerancia-religiosa.html > Acesso em: 25 jan. 2019.
Link para o documento Momento 1- Conflitos
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conflitos
Link para o documento Momento 2- Conversão
Referência dos textos utilizados nos documentos
HILLGARTH, J.N. Cristianismo e paganismo 350-759: A conversão da Europa Ocidental. Tradução de Fábio Assunção Lombardi Rezende. SP: Editora Madras, 2004.
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conversão
Link Mapa Ascensão do Império Franco
SEMHUR. Mapa da ascensão do Império Franco, de 481 a 814. 15 out. 2007. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Reino_Franco#/media/File:Frankish_Empire_481_to_814-pt.svg> Acesso em: 28 jan. 2019.
Referência da Imagem da conversão de Clóvis
GILES, Mestre de Saint. O batismo de Clóvis. Pintura. Galeria Nacional de Arte : Washington, D. C., online collection, Domínio público. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=311711>. Acesso em: 2 fev. 2019.
Link da imagem usada no slide na Sistematização:
Referência da imagem usada no slide na Sistematização:
NÃO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Armaria Cambada. Facebook. Meme. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/naoa intoleranciareligiosa/ > Acesso em: 26 jan. 2019.
Para você saber mais:
G1. Criança é vítima de intolerância religiosa no Rio. 6 Jun. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/ noticia/ 2015/06/crianca-e-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-rio.html> Acesso em: 5 jan. 2019.
IMAGO HISTÓRIA. Os francos e o Império Carolíngio. 2017. Disponível em: <https://imagohistoria.blogspot.com/2012/ 08/ imperio-carolingio.html> Acesso em: 27 jan. 2019.
MARTINS, Guilherme Félix de Sousa. A conversão de Clóvis, rei dos francos. Disponível em: <http://catolicismo.com.br/ materia/materia.cfm/idmat/99FFE469-3048-313C-2E39B5966A079F83/mes/Julho2010 > Acesso em: 1º fev. 2019.
RIBEIRO. Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. 2017. Dissertação (Mestrado em em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, 2017. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3656/2/WESLEY%20DOS%20SANTOS%20RIBEIRO.pdf> Acesso em: 15 jan. 2019.
SIGNIFICADOS. O que é meme. Disponível em: <https://www.significados.com.br/meme/> Acesso em: 26 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para garantir o protagonismo dos alunos, é necessário que você não vá diretamente para a razão que motivou a formulação desta atividade (problematizar a formação de uma sociedade que se estruturou a partir do cristianismo e também de elementos das religiões concebidas como pagãs pela Igreja Católica).
Para iniciar a atividade, oriente os estudantes a formar grupos com quatro integrantes (deverão permanecer com esta formação até o final). Faça a exibição da imagem, explicitando que se trata de um meme, que pode ser explicado como algo copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas.
Em seguida, peça que observem a imagem exibida e respondam à questão apresentada. Para ajudar no direcionamento das respostas, conforme os objetivos da aula, conduza a reflexão com as seguintes perguntas:
a) Qual a principal mensagem presente no meme?
b) O que as informações contidas nas imagem nos mostram a respeito das religiões no mundo?
c) Lendo as frases contidas na imagem, é possível destacar alguma coisa que lembra o comportamento de alguma(s) pessoa(s) que vocês conhecem?
O que seria?
d) A imagem sugere que o personagem estaria fazendo uma piada. Qual seria ela? Por quê?
e) Esta imagem revela alguma coisa que está presente no nosso convívio em sociedade? O que seria?
É esperado que, com a condução feita, a turma perceba a existência de hierarquizações entre religiões no nosso convívio diário, onde algumas pessoas acreditam fazer parte de grupos seletos que terão a possibilidade de salvação pela sua crença, em detrimento dos demais. É recomendável que seja levantada a questão da intolerância religiosa, que produz efeitos nefastos nas relações sociais, podendo chegar aos extremos da violência, além de preconceitos, estigmatizações, exclusões, segregações e tantas outras coisas que prejudicam a convivência entre as pessoas. Caso não surja alguma referência a isso, poderia ainda acrescentar as seguintes perguntas:
- Vocês já ouviram falar em intolerância religiosa? O que seria isso?
- O meme faz alguma referência a isso? Por quê?
Para relacionar este momento com a atividade seguinte, seria ainda interessante, depois da discussão feita, perguntar à turma se esta é uma questão nova ou é algo que já se apresenta como uma problemática da sociedade há mais tempo, pedindo alguns exemplos que eles tenham conhecimento.
Link da imagem usada no slide na Contextualização:
Referência da imagem usada no slide na Contextualização:
JUEmC BLOGSPOT. 10 Mil Religiões no Mundo. Meme. Disponível em: <http://juemc.blogspot.com/2012/10/mais-uma- contra-intolerancia-religiosa.html > Acesso em: 25 jan. 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso não disponha dos recursos audiovisuais para exibição da imagem, recomenda-se a sua impressão a partir do documento acessível no link abaixo, na quantidade suficiente para o total dos grupos formados na turma.
Se a impressão for ainda difícil, pode escrever as frases no quadro, informando aos estudantes que ela foi retirada de um meme que circula na internet e conduzindo a discussão da mesma forma como foi orientado acima.
Para você saber mais:
G1. Criança é vítima de intolerância religiosa no Rio. 06 Jun. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/ noticia/ 2015/06/crianca-e-vitima-de-intolerancia-religiosa-no-rio.html> Acesso em: 5 jan. 2019.
RIBEIRO. Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. 2017. Dissertação (Mestrado em em Ciências da Religião) Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, GO, 2017. Disponível em: <http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/3656/2/WESLEY%20DOS%20SANTOS%20RIBEIRO.pdf> Acesso em: 15 jan. 2019.
SIGNIFICADOS. O que é Meme. Disponível em: <https://www.significados.com.br/meme/> Acesso em: 26 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Professor, para este momento, separe previamente todo o material a ser entregue à turma. Imprima os documentos disponíveis nos links abaixo, na quantidade que atenda uma cópia para cada grupo. Lembre-se: se não for possível formar todos os grupos com quatro componentes, redistribua as quantidades, de forma a garantir a participação de todos, evitando exceder o número de estudantes por grupo.
É muito importante fornecer todas as orientações antes de iniciar a atividade (sugere-se o uso de 3 minutos para isso).
- Distribua uma cópia do documento Momento 1- Conflitos e da Resolução mapa conceitual Conflitos para cada grupo. Mostre cada parte, esclarecendo como deverão registrar as informações. Explique que deverão ler a pergunta em cada figura e registrar a resposta do grupo,
de acordo com a análise do texto correspondente. - Chame a atenção para as palavras do Glossário como forma de facilitar a compreensão dos textos. Isso é muito importante. Ajude-os a conduzir a leitura e tire dúvidas quanto à compreensão de outras palavras que possivelmente causem dúvidas e que não estiverem no Glossário.
É fundamental que acompanhe a atividade, sem, no entanto, desconsiderar o protagonismo dos estudantes.
Outra forma de ajudar a reflexão é chamar-lhes a atenção para o direcionamento contido no próprio Mapa Conceitual,
já que todos os comandos apresentados propõem uma reflexão com a apresentação de respostas por parte do grupo.
Sugere-se o tempo de 10 minutos para esta leitura e registro.
Link para o documento Momento 1- Conflitos
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conflitos
Momento 2- Professor, repita os mesmos procedimentos utilizados no momento anterior, distribuindo o material impresso dos links abaixo, lembrando sempre da importância do suporte aos grupos durante a realização da atividade, mas sem interferir no protagonismo dos estudantes.
Sugere-se também o tempo de 10 minutos para esta segunda etapa da Problematização.
Link para o documento Momento 2- Conversão
Link para o documento Resolução mapa conceitual Conversão
Referência dos textos utilizados nos documentos
HILLGARTH, J.N. Cristianismo e paganismo 350-759: A conversão da Europa Ocidental. Tradução de Fábio Assunção Lombardi Rezende. SP: Editora Madras, 2004.
Link Mapa Ascensão do Império Franco
SEMHUR. Mapa da ascensão do Império Franco, de 481 a 814. 15 out. 2007. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Reino_Franco#/media/File:Frankish_Empire_481_to_814-pt.svg>
Referência da Imagem da conversão de Clóvis
GILES, Mestre de Saint. O batismo de Clóvis. Pintura. Galeria Nacional de Arte : Washington, D. C., online collection, Domínio público. Disponível em: < https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=311711>. Acesso em: 2 fev. 2019.
Para finalizar esta etapa, peça que um integrante de cada grupo faça a leitura das conclusões que registraram e escreva no quadro aquilo que for mais significativo diante do objetivo da aula, para retomar na Sistematização.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como imprimir os materiais, sugere-se que anote previamente os trechos da atividade em cartolina, papel metro ou papel 18 kg, expondo os cartazes para que a turma possa acompanhar a leitura.
Se for muito difícil produzir estes cartazes, pode ainda anotar no quadro os comandos do mapa conceitual, para que os estudantes registrem as perguntas no caderno. Concluídas as anotações, proceda a leitura de cada texto, de forma pausada e clara, orientando-os a anotar as respostas de acordo com as perguntas que registraram no caderno.
Para você saber mais:
A proposta da aula é levantar questões acerca da formação da sociedade medieval com base na hibridização decorrente de conflitos e negociações entre a Igreja Católica, que impôs o cristianismo como religião, e as demais formas de expressões da religiosidade, características dos povos chamados de bárbaros pelos romanos. Estas expressões foram chamadas de pagãs pela Igreja Católica, e suas manifestações foram altamente reprimidas, o que não impediu que continuassem a ser praticadas, forçando a incorporação de muitos dos seus elementos pelo cristianismo, como forma de manter a sua hegemonia.
Caso deseje saber mais acerca deste assunto, acesse outros materiais, disponíveis nos links abaixo:
IMAGO HISTÓRIA. Os francos e o império carolíngio. 2017. Disponível em: <https://imagohistoria.blogspot.com/2012/ 08/ imperio-carolingio.html> Acesso em 27 jan. 2019.
MARTINS, Guilherme Félix de Sousa. A conversão de Clóvis, rei dos francos. Disponível em: <http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/99FFE469-3048-313C-2E39B5966A079F83/mes/Julho2010 > Acesso em: 1º fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Professor, projete a imagem e peça que os estudantes respondam à questão proposta. Conduza uma discussão, na qual seja possível fazer a relação entre as questões que envolveram os conflitos e as negociações no estabelecimento da sociedade medieval, baseada no cristianismo e o cenário de intolerância religiosa vivenciado na atualidade. Para tanto, sugere-se a apresentação das seguintes questões:
- Vocês acham que todas as pessoas deixaram de praticar outras religiões quando o cristianismo católico ganhou importância na sociedade medieval?
- O que acontece quando várias pessoas de culturas diferentes convivem em uma mesma localidade? A cultura de uma delas desaparece ou há uma mistura dos elementos de cada uma?
- O que o meme sugere em relação à convivência entre diferentes religiões? Como isso vai na direção de combater a intolerância religiosa presente em nosso meio?
- Será que o cristianismo se manteve puro ao longo do tempo ou sofreu influência de outras manifestações religiosas?
Pode levantar estas questões em 5 minutos.
Em seguida, distribua para cada grupo uma folha de papel 18 kg ou um pedaço de papel metro e material de desenho e pintura. Oriente-os
a produzir um cartaz que represente a imagem que cada grupo faz da sociedade que se formou da mistura entre o cristianismo e as demais religiões praticadas pelos povos considerados bárbaros. No final, exponha as produções para que todos possam acessar o que os colegas produziram.
Esta produção pode ser a base para iniciar uma próxima aula, retomando as discussões e aprendizagens ocorridas nos 50 minutos propostos aqui.
Link da imagem usada no slide na Sistematização:
Referência da imagem usada no slide na Sistematização:
NÃO À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Armaria Cambada. Facebook. Meme. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/naoa intoleranciareligiosa/ > Acesso em: 26 jan. 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou Link), Whatsapp, Email ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar conflitos e negociações que produziram a sociedade medieval cristã.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem do slide 1. Proponha que eles reflitam:
- O que as informações contidas nas imagem nos mostram a respeito das religiões no mundo?
- É possível pensar que algumas religiões são mais valorizadas do que outras?
Os alunos podem interagir a respeito destas questões por meio de trocas de mensagens ou de uma breve enquete (pode ser feita por meio do Mentimeter, veja aqui como fazer - ative a tradução da página).
Problematização
Disponibilize os documentos textuais e os modelos de mapas conceituais. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta (até mesmo em voz alta, para praticarem em casa) e analisarem os seguintes pontos centrais (para registrarem nestes mapas):
- Documento “Conflitos”: relação entre religião e política; visão sobre outras religiões e seus adeptos; consequências das práticas de outras religiões.
- Documento “Conversão”: religião a qual os francos se converteram; Interesses e consequências desta conversão.
É possível construir um mapa mental individualmente ou de modo colaborativo, por meio de murais virtuais. O Padlet é uma boa ferramenta para isso (veja aqui como usá-lo).
Sistematização
Oriente-os a chegarem a uma conclusão:
- O respeito a diferentes religiões foi um marco da Sociedade medieval?
- E hoje, o respeito com as diferentes religiões é um marco da nossa sociedade?
A partir disso, podem criar uma campanha sobre a importância da tolerância religiosa nos dias atuais, mostrando pontos de avanço (direitos e leis anti-intolerância) e pontos ainda preocupantes (dados e notícias sobre a continuidade destas práticas). A campanha pode ser divulgada por meio de redes sociais, com uma hashtag que a represente (veja aqui como usá-las).
Convite às famílias
Para que conheçam mais a respeito da sociedade feudal e a marca dela na religiosidade católica, sugira que assistam: Idade Média e Feudalismo. Resumo Desenhado. Muller, 30/07/2019. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
A respeito da intolerância religiosa no Brasil, podem acessar: “Denúncias de intolerância religiosa aumentaram 56% no Brasil em 2019”. Brasil de Fato, 21/01/2020. Disponível aqui. Acesso em: 17/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ivonilda Andrade
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Lógicas de organização política.
Objeto(s) de conhecimento: A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.A fragmentação do poder político na Idade Média.
Habilidade(s) da BNCC: (EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços
Palavras-chave: Cristianismo, paganismo, sociedade medieval, religião.
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